Partilhar

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos

Por Sara Viega. Atualizado: 4 junho 2019

Não é um segredo para ninguém que o nosso cabelo requer cuidadose, dependendo do tipo, devemos dar atenção especial, e não teremos o mesmo resultado ao usar xampu para cabelos oleosos nos cabelos de tipo seco, ou ao adquirir um produto para cabelo liso quando o nosso é cacheado. Por esse motivo, o umCOMO tem as dicas para escolher o condicionador de acordo com seu tipo de cabelo e desfrutar ao máximo deste produto!

Como escolher o condicionador de acordo com o tipo cabelo

Uma das razões mais frequentes do nosso cabelo ficar opaco e sem vida é devido a não sabermos escolher os produtos adequados para o seu tratamento, especialmente quando se trata dos condicionadores e cremes para pentear.

  • Se o seu cabelo está seco, encrespado ou com frizz, você deve optar pelos condicionadores e máscaras hidratantes que ajudarão a neutralizar essa condição e fazer com que seu cabelo fique muito melhor.
  • Se você é a típica pessoa com o cabelo fino, muito liso e um pouco fraco (cai facilmente), o melhor em seu caso são os produtos que proporcionam volume. A diferença será perceptível, mas discreta.
  • Apesar de não existir 'cabelo normal', os condicionadores que têm o rótulo para cabelos normais são ideais para quem têm um cabelo sem problemas aparentes.
  • As pessoas que têm cabelo oleoso especialmente nas raízes, deverão usar produtos especiais para seu tipo de cabelo que devem ser de consistência mais leve. Lembre-se de aplicar somente nas pontas.
  • Tenha em conta essas recomendações na hora de escolher as máscaras e também os cremes para pentear após o banho para manter seu cabelo bonito e saudável.

Melhores shampoos e condicionadores para cabelos ressecados

Os melhores shampoos e condicionadores para cabelos ressecados são aqueles que têm como foco uma ação hidratante. É dfícil indicar marcas específicas pois o poder de compra de cada pessoa varia. Na ha hora de escolher shampoos e condicionadores para cabelos ressecados, preste atenção no rótulo e repare se ele tem ação hidrante. Outra dica, é investir em shampoos e condicionadores que levam óleos vegetais na sua fórmula: de argan, de jojoba, de amêndoas, de macadâmia, de castanha do Pará, entre outros óleos naturais para cabelos ressecados.

Estes produtos com ação hidratante devem ser usados com moderação por pessoas que têm cabelo oleoso, já que ele pode deixar os fios pesados e muito escorridos.

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos - Melhores shampoos e condicionadores para cabelos ressecados

Qual o melhor shampoo e condicionador para cabelos cacheados?

Escolher um shampoo e condicionador adequados podem fazer toda a diferença na hora de cuidar dos cabelos cacheados. O shampoo ideal para cabelos cacheados deve limpar o cabelo profundamente mas sem deixar ressecado e também sem deixar o aspecto pesado. O mercado de produtos para cabelos já tem diversas linhas exclusivas para cabelos cacheados. O mesmo conselho vale para condicionadores. Aposte que tenham vitamina B5 e elastina na fórmula para deixar os fios leves, hidratados e os cachos moldados.

Sugestão: 7 melhores produtos para cabelos cacheados

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos - Qual o melhor shampoo e condicionador para cabelos cacheados?

Melhor shampoo para cabelos lisos naturais

Apesar de não ser regra, os cabelos naturalmente lisos têm uma tendência a se sujar mais rapidamente e deixar a raíz mais oleosa e as pontas secas, o que pode se transformar em pontas duplas. Para cuidar das madeixas, invista em produtos que não tenham tanto umectante na fórmula para não tirar o volume.

Evite produtos dois em um e também prefira deixá-los secar naturalmente. Para mais dicas, confira o artigo sobre como cuidar de cabelo liso.

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos - Melhor shampoo para cabelos lisos naturais

Melhor shampoo para cabelos lisos e finos

Os cabelos que além de lisos também são finos têm o frizz, oleosidade, falta de volume e pontas quebradiças como os problemas mais comuns. Para cuidar disso, a dica é procurar produtos com foco em tirar a oleosidade e manter o volume. Entretanto, além do shampoo e condicionador, também é recomendável investir na hidratação das pontas com máscaras nutritivas e também usar séruns reparadores.

Para mais informações, confira o artigo sobre como cuidar do cabelo fino.

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos - Melhor shampoo para cabelos lisos e finos

Shampoo para cabelos lisos ondulados

Os cabelos lisos com ondas geram muitas dúvidas porque ficam no meio termo e requerem um equilíbrio perfeito entre o liso e o enrolado, para que ao mesmo tempo ele fique leve mas com as ondas definidas e moldadas. Aposte naqueles produtos que prometem limpar e hidratar os fios ao mesmo tempo, mas que não sejam de hidratação intensa, ou os fios podem perder a forma e o caimento fica muito pesado.

Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos - Shampoo para cabelos lisos ondulados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como escolher condicionador de cabelos? - Tipos de shampoos e cabelos

1 comentário
eliane
bom meu cabelo é liso e da minha filha cacheado qual o condicionador que devemos usar
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane, cada uma deve usar um condicionador diferente consoante as suas necessidades. Um deve ser indicado para cachos e o outro para cabelo liso.

1 de 6

Voltar ao topo da página