Como escolher os sapatos para um vestido

Como escolher os sapatos para um vestido
Imagem: viajar.nacionvirtual.com

Em muitas ocasiões, surge-nos a dúvida de que calçado usar com um determinado vestido ou para determinada ocasião. A verdade é que não há regras escritas que devam ser cumpridas e funcionem em todos os casos, mesmo que existam sim algumas considerações que deveremos ter em conta para conseguir um look fantástico. Neste artigo de umComo oferecemos alguns conselhos sobre como escolher os sapatos para um vestido.

A depender da ocasião

Uma das primeiras coisas que deveremos ter em conta na hora de escolher os sapatos para um vestido será o tipo de evento ou ocasião de que se trata. Isto é, não será a mesma escolha de calçado para uso diário ou situações informais, caso se trate de um ato formal ou com código de vestimenta. A seguir te deixamos nossos artigos referentes aos dress code para você saber o que deve usar a depender do grau de formalidade:

- O que é um código de vestimenta de coquetel

- O que é um código de vestimenta semi-formal

- O que é um código de vestimenta formal

Vestido longo ou curto

Além disso, os sapatos também poderão variar em base ao comprimento do vestido; acontece que ainda que não exista uma norma geral, os vestidos curtos não costumam ser usados com sapatos fechados ou tipo salão. No caso dos vestidos longos até os pés, recomenda-se usar saltos para não pisá-los, ainda que também seja possível vesti-los com sapato baixo.

Cor

Na hora de escolher os sapatos, o que você deverá ter sempre em conta será a cor do vestido para poder assim fazer a melhor escolha. Não será necessário que o vestido e os sapatos sejam da mesma cor, mas sim combiná-los corretamente. Algumas cores são sempre mais difíceis de combinar, por isso em umComo oferecemos a vocês alguns conselhos:

- Que sapatos usar com um vestido vermelho

- Que sapatos combinar com um vestido azul elétrico

- Que sapatos combinar com um vestido amarelo

- Como combinar um vestido roxo

Estampados

Por outro lado, também existe a possibilidade de escolher sapatos estampados se seu vestido permitir. Isto quer dizer que caso se trate de um vestido liso e/ou simples, poderemos combiná-lo com sapatos estampados ou vistosos, enquanto que se se trata de um vestido sobrecarregado - com contas, babados, etc, optaremos por sapatos discretos e que não tirem o protagonismo do vestido.

Saltos, sim ou não?

A decisão final de optar ou não por sapatos de salto será unicamente sua, já que você deverá ponderar se se trata de uma boa opção. Além do tipo de ocasião -já que as mais formais quase sempre exigirão o uso de saltos- você também deverá ter em conta fatores como o lugar aonde você vai, as horas que você deverá passar de pé, a capacidade de tolerância que você tenha para usar salto alto... Se você não for se sentir cômoda com sapatos de salto, procure um calçado baixo que combine com seu vestido. Ou sempre existe a opção de combinar os dois e, quando você se cansar dos saltos altos, trocá-los pelos baixos.

Outros acessórios

Para conseguir combinar corretamente os sapatos com o vestido, não poderemos esquecer o resto dos complementos. Não será necessário que, por exemplo, os sapatos e a bolsa sejam da mesma cor, mas deveremos conseguir que alguns acessórios não desentoem do resto, e que o todo forme uma combinação perfeita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher os sapatos para um vestido, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.