Como escolher um estilo de cavanhaque - Todos os tipos de rosto

Como escolher um estilo de cavanhaque - Todos os tipos de rosto
Imagem: Claudia Multimarcas

A barba é um dos detalhes mais sedutores e observados nos homens. Por isso, é essencial saber qual estilo de cavanhaque é o ideal para o seu formato de rosto, valorizando os traços e a personalidade do homem. Além do aspecto de sedução, o cavanhaque e a barba podem representar um homem mais maduro!

Para te ajudar a decidir qual tipo de cavanhaque utilizar, o umCOMO separou algumas dicas para que você escolha o cavanhaque certo para o seu tipo de rosto.

Cavanhaque para rosto redondo

Para o rosto redondo o ideal é o estilo cachimbo ou, barba modelada. É importante dar destaque para a área lateral da bochecha, deixando o rosto mais alongado. Além disso, é indicado utilizar um modelo mais grosso de cavanhaque.

Imagem: Blog Cresci e Agora

Cavanhaque para rosto quadrado

Para o rosto quadrado o ideal é a barba tradicional. Limpa, bem desenhada e cortada na máquina 1 ou 2, é o tipo mais indicado. Também é indicado desenhos mais arredondados para suavizar os traços, ou, se preferir enquadrar mais o rosto, opte por pelos mais longos.

Imagem: Minha Vida

Cavanhaque para rosto triangular: cavanhaque aberto ou cavanhaque fino

Para homens com rosto triangular, o estilo de barba mais indicada é o modelo reto com perfil até o bigode, também conhecido como cavanhaque aberto, um dos adeptos mais conhecidos por esse tipo de cavanhaque é o ator Johnny Depp. A dica para conseguir fazer esse tipo de cavanhaque, que requer um pouco de prática, é optar por barbeadores que tenham a cabeça da lâmina mais flexível.

O cavanhaque fino também pode funcionar para esse tipo de rosto. Sua principal característica é a linha fina que pode harmonizar com o bigode, também fino.

Cavanhaque para queixo grande: cavanhaque asa delta

Homens com o queixo grande podem utilizar o estilo de cavanhaque “asa delta” ou “morcego”. Esse estilo de cavanhaque esconde a “papa” e deixa o homem ainda mais sedutor.

Imagem: Clic RBS

Cavanhaque para rosto oval

Para este formato de rosto o ideal é deixar a barba não muito desenhada. É indicado raspar a parte de baixo e deixar a parte superior não muito modelada.

Imagem: Estilo e Ousadia

Cavanhaque para rosto fino

Para os homens de rosto fino o indicado e deixar a barba com um comprimento maior, não muito modelada, dando um efeito de mais volume para o rosto. Para este tipo de barba é necessário cuidar do tamanho total dos pelos pois, pelos muito compridos podem interferir em questões relacionadas à higiene, uma vez que podem acumular alimentos e proliferar bactérias. Estas bactérias podem ser muito prejudiciais a pele, podendo causar manchas.

Cavanhaque para rostos gordinhos

Para homens de rostos gordinhos o ideal é usar um cavanhaque com o modelo tradicional, afinando o rosto. Não é indicado usar cortes compridos, evitando o volume.

Imagem: Minha Vida

Qualquer homem pode usar cavanhaque?

Levando em consideração o formato do rosto é preciso lembrar que o cavanhaque dá volume ao queixo e deve ser evitado por quem deseja disfarçar a região. O cavanhaque é indicado principalmente para homens de rosto quadrado.

Costeletas

Para quem prefere não optar por cavanhaque, uma outra opção são as costeletas, elas suavizam a expressão de quem possui rosto muito redondo ou muito comprido. O ideal é deixar uma média de 3 dedos de costeleta, sendo que rostos pequenos e com muito cabelo devem evita-las.

O cabelo interfere na escolha?

Sim. Para escolher o cavanhaque ou o tipo de barba que mais combina com você, além do formato do rosto, é preciso considerar também o corte de cabelo. Cabelos muito longos não ficam bem com barbas também muito compridas, por exemplo. Na dúvida, procure um profissional visagista para lhe auxiliar na escolha.

Leia também os seguintes artigos:

  • Como fazer a barba crescer
  • Como cuidar da barba

Dicas de ouro para um cavanhaque perfeito

Seja para fazer cavanhaque com prestobarba ou fazer cavanhaque com navalha, é indicado seguir alguns conselhos:

  • Não seja ansioso, você só conseguirá o cavanhaque perfeito se tiver paciência para deixar a barba crescer até o tamanho ideal. Isso leva um certo tempo, em alguns casos entre 5 e semanas;
  • Molde para cavanhaque: seja no barbeiro ou para fazer em casa, é importante que você tenha em mente o tipo de cavanhaque. Tenha sempre uma foto por perto para seguir os traços ou mostrar para o barbeiro;
  • Sempre antes de se barbear lave o rosto com água morna, isso ajuda a abrir os poros e facilita a remoção dos pelos;
  • Se você não tem muita experiência em se barbear, considere ir a um barbeiro. Assim você diminui drasticamente as chances de não gostar do resultado final.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um estilo de cavanhaque - Todos os tipos de rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.