Partilhar

Como escolher um protetor solar para o rosto

Imagem: diariofemenino.com

Proteger nosso rosto dos raios UV/UVA, não só durante o verão e nos dias de praia, mas também quando realizamos atividades ao ar livre ao longo de todo o ano, é fundamental para garantir a saúde da pele. Desta forma você garante que seu rosto esteja livre de manchas produzidas pelo sol e que não se veja afetado pelo envelhecimento precoce. No entanto, para fazê-lo de forma adequada não basta escolher qualquer creme solar, você deverá adquirir um produto especial para a zona. Não sabe como fazer? Em umComo.com.br explicamos como escolher um protetor solar para o rosto perfeito para você.

Também lhe pode interessar: Como usar corretamente o protetor solar
Passos a seguir:
1

Por que é importante usar um protetor solar para o rosto e outro para o corpo? Por uma razão muito óbvia: a pele do nosso rosto é bem mais sensível que a do corpo, sendo mais propensa a sofrer os efeitos da superexposição solar, queimando-se, ressecando e apresentando manchas e rugas. Além disso, trata-se de uma tez com diferentes necessidades, pelo que requer produtos com diferentes componentes que a protejam de forma efetiva.

2

Antes de escolher um protetor solar para o rosto é importante analisar qual é o seu fototipo de pele, pois quanto mais sensível for ao sol maior proteção exigirá. Os fototipos normais são:

  • Fototipo I: aquelas peles que sempre se queimam e nunca conseguem bronzear-se. Típica em pessoas muito brancas que costumam ter sardas e de cor de cabelo claro, por exemplo, os ruivos.
  • Fototipo II: pessoas com peles clara que em algumas ocasiões conseguem bronzear-se, mas em outras se queimam, especialmente se não usarem a proteção adequada.
  • Fototipo III: peles mais propensas a bronzear-se, poucas vezes se queimam.
  • Fototipo IV: aquelas peles que sempre se bronzeiam e que jamais se queimam. Costumam pegar cor rapidamente e de forma uniforme.
3

Se seu fototipo de pele for I ou II você deve escolher um protetor solar para o rosto com um FPS de entre 30 e 50, isto é, a faixa de alta proteção, já que você conta com uma tez delicada e muito sensível ao sol.

4

Para os fototipos de pele III e IV, o FPS do protetor solar para o rosto pode ser de entre 15 e 20. Não se recomenda usar um produto de menor proteção solar para o rosto, pois ainda que sua pele resista ao sol, você já sabe que esta zona é bem mais sensível.

5

Além do fator de proteção solar, é importante que ao escolher um protetor solar para o rosto você tome em conta estas sugestões:

  • Opte por uma marca reconhecida no cuidado facial, muito melhor se for cosmética, pois este tipo de marcas ou laboratórios é especializado no cuidado do rosto. Se for investir em um produto para o seu rosto, então escolha entre o que há de melhor.
  • Escolha um produto para o rosto que, além de proteção solar, ofereça a você nutrientes como a vitamina E, antioxidantes ou outros compostos que garantam a máxima saúde da sua pele.
  • É importante que o protetor solar para o rosto que você escolher não seja oleoso, senão que seja um produto mais leve, de fácil aplicação e que permita que seu rosto fique perfeito. Existem alternativas para diferentes tipos de pele, por isso adquira o que melhor se adaptar às suas necessidades.
  • Sempre teste o protetor solar para o rosto em sua mão, desta forma você poderá verificar se o produto é leve e adequado para você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um protetor solar para o rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como escolher um protetor solar para o rosto

Imagem: diariofemenino.com

Voltar ao topo da página