Partilhar

Como esfoliar a pele com aveia e limão

Por Sara Viega. Atualizado: 11 agosto 2017
Como esfoliar a pele com aveia e limão

Esfoliar a pele ou realizar um peeling a cada certo tempo é muito importante para eliminar todas as células mortas e imperfeições da pele e, assim, poder voltar a exibir uma aparência radiante e saudável. Para isso, pode sempre comprar um esfoliante em qualquer supermercado ou fazer um esfoliante caseiro com ingredientes naturais. Neste artigo do umCOMO vamos ensinar para você como esfoliar a pele com aveia e limão, dois ingredientes naturais com uma variedade de propriedades e benefícios para sua pele.

Também lhe pode interessar: Por que é importante esfoliar a pele

Propriedades e benefícios da aveia

A aveia é um cereal que ganhou popularidade durante os últimos anos por seus grandes benefícios para a nossa saúde. Este cereal conta com nutrientes importantes como as vitaminas B1, B2 e E, além de cálcio, ferro e uma grande quantidade de fibra. Também conta com betaglucano, um composto que ajuda a absorver e eliminar o colesterol de maneira natural. Entre suas propriedades gerais, encontramos as seguintes:

  • É um alimento saciante graças ao seu alto conteúdo em hidratos de carbono.
  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar, sendo um alimento recomendável para pessoas com diabetes.
  • Diminui e controla o colesterol graças ao seu conteúdo em aminoácidos essenciais.
  • É um cereal rico em fibra, por isso ajuda-nos tanto a melhorar o nosso trânsito intestinal como a manter um sistema cardiovascular saudável.

Benefícios da aveia para a pele

Este cereal também é um grande aliado no mundo da cosmética, já que conta com diversas propriedades que são boas para o cuidado da nossa pele. Assim, estes são alguns dos principais benefícios da aveia para a pele:

  • É ideal para peles oleosas, já que controla os brilhos e absorve a sujeira dos poros.
  • Tem propriedades calmantes, por isso reduz as irritações e manchas da pele.
  • Graças aos seus nutrientes, a aveia é um produto perfeito para incluir na nossa hidratação.
  • Também pode ser utilizada em peles atópicas ou mais sensíveis, já que conta com um PH neutro.
Como esfoliar a pele com aveia e limão - Propriedades e benefícios da aveia

Propriedades e benefícios do limão

Este cítrico é um grande agente para manter as defesas do organismo em bom estado, já que entre as propriedades do limão encontramos altos níveis de vitaminas (C, A e B) e minerais como o magnésio, o fósforo e o cálcio. Além de ser uma fruta que nos ajuda a manter nossas defesas, o limão também conta com os seguintes benefícios:

  • Graças ao seu alto conteúdo em vitamina C, o limão é um bom remédio contra a má circulação e previne o aparecimento de varizes.
  • É um forte antioxidante pois atua contra o envelhecimento precoce e ajuda-nos a ter uma aparência mais jovem.
  • É rico em cafeína e pectina, duas propriedades que ajudarão você a emagrecer, já que tem a capacidade de absorver gorduras e manter seu apetite sob controle.
  • É um alimento diurético que nos ajudará a eliminar as toxinas do nosso organismo.
Como esfoliar a pele com aveia e limão - Propriedades e benefícios do limão

Esfoliante caseiro com aveia e limão

A mistura das propriedades destes dois alimentos pode ser muito benéfica para a saúde da nossa pele. De seguida, vamos explicar para você como esfoliar a pele com aveia e limão e como fazer este esfoliante em casa. Este ajudará você a controlar a gordura do seu rosto e, além disso, é um remédio muito eficaz para eliminar as possíveis manchas da nossa pele. Além disso, também pode adicionar açúcar, porque contém ácido glicólico, um composto que pode esfoliar nossa pele de maneira profunda.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de aveia moída
  • 1 limão
  • 1 colher de sopa de açúcar

Preparação e aplicação

  1. A primeira coisa que deve fazer para fazer este esfoliante é misturar uma colher de açúcar com uma colher de aveia moída, e com a ajuda de uma batedeira ou liquidificador, misturar os dois ingredientes até ficar uma espécie de pó mais homogêneo.
  2. Com um liquidificador ou com um espremedor obterá o suco do limão.
  3. Misture em um recipiente o pó de aveia e açúcar com o suco até que fique uma espécie de massa. E já tem o seu esfoliante de aveia e limão caseiro pronto.
  4. Antes de aplicá-lo, é importante que seu rosto esteja limpo. Quando já tiver limpado o rosto, aplique e massageie o rosto com movimentos circulares e suaves. Deixe atuar uns 15-20 minutos para ter melhores resultados.
  5. Uma vez terminado o tempo de repouso, enxague seu rosto com água morna.

Conselhos e recomendações de uso

  • Utilize este esfoliante uma vez por semana, já que o limão pode ressecar sua pele.
  • Aplique este produto só pela noite já que se o fizer durante o dia e tiver restos de limão em seu rosto, a exposição ao sol poderia criar mais manchas em sua pele.
  • É possível que quando o utilizar tenha a sensação de ardor em seu rosto. Se não pode suportar esta sensação, enxague de imediato sua pele com água fria em abundância.

Veja também: Como fazer sabonete de limão

Outros esfoliantes caseiros

Além de misturar a aveia e o açúcar com o limão, pode experimentar incluir outros ingredientes fáceis de encontrar na sua cozinha que ajudarão você a obter um bom resultado na esfoliação. Por exemplo, se além de esfoliar sua pele quer aproveitar para hidratar em profundidade, pode optar por incluir na mistura anteriormente referida leite ou mel. Adicionando meio copo de leite e/ou uma colher de sopa de mel, estes componentes farão com que sua pele esteja mais suave, radiante e hidratada.

Além disso, também pode fazer um esfoliante de açúcar e azeite de oliva, já que como referimos anteriormente, o açúcar é perfeito para se livrar das células mortas e, o azeite de oliva é muito hidratante e nutritivo. Misture 2 colheres de sopa deste azeite com 1 colher de sopa de açúcar e beneficie-se deste esfoliante caseiro.

Se gostou de saber como esfoliar a pele com aveia e limão, pode interessar também conhecer como esfoliar a pele com produtos caseiros, além de usar os que já referimos.

Como esfoliar a pele com aveia e limão - Outros esfoliantes caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esfoliar a pele com aveia e limão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como esfoliar a pele com aveia e limão

Como esfoliar a pele com aveia e limão
1 de 4
Como esfoliar a pele com aveia e limão

Voltar ao topo da página