Como estampar camisetas com alvejante

Como estampar camisetas com alvejante
Imagem: juliapetit.com.br

A tendência entre os jovens de customizar camisetas tem vindo a crescer, e se isso lhe agrada com certeza gostará de saber como estampar camisetas com alvejante, ou água sanitária. Por ser um produto que todos temos em casa, esta forma de artesanato aliada a estilismo revela-se econômica e muito fácil de colocar em prática, resultando em peças que você poderá usar para marcar a diferença. Não perca mais tempo e fique conhecendo já como realizar esta técnica!

Vai precisar de:
  • Tecido ou camiseta de cor forte ou escura que não seja 100% algodão
  • Recipiente borrifador
  • Água e Alvejante
  • Materiais de proteção (avental, luxas, plásticos, etc)
  • Stencil à escolha em papel adesivo
Passos a seguir:
1

O alvejante, ou água sanitária, é um produto químico utilizado para uma infinidade de trabalhos domésticos, desde a limpeza de roupas à da casa. Em relação às roupas, quando usado sem precaução, acaba manchando-as.

2

Nesta técnica de customização de camisetas o objetivo é mesmo manchar o tecido, mas de forma artística, dado a entender que a peça em questão foi adquirida assim, que o desenho/efeito é próprio dela.

Imagem: reddit.com
3

Se é a primeira vez que você realiza esta experiência e tem receio de estragar a roupa, aconselhamos que pratique primeiro em um pedaço de tecido ou camiseta velha que você não usa para sair.

4

O tecido ou camiseta em questão deve ser de uma cor forte ou escura, porque se for claro o efeito do alvejante não será evidente. Ela deverá ser de algodão mas não a 100%.

Imagem: minimalia.com.br
5

Prepare um desenho à sua escolha para estampar na camiseta. Como a técnica utilizada será a de stencil, aconselhamos que você consulte este artigo para a ficar conhecendo melhor. Prefira colocar o desenho de stencil em papel adesivo.

Imagem: tangledwhimsy.blogspot.pt
6

Em um recipiente borrifador misture igual proporção de água e alvejante forte (50% de água e 50% de alvejante). Proteja sua roupa e pele usando um avental e luvas, coloque um material impermeável no interior da camiseta e cubra a área de trabalho com plástico ou outro.

Imagem: instructables.com
7

Pegue no seu stencil adesivo e cole-o e sobre a camiseta, no local que desejar. Comece borrifando a mistura anterior em redor do seu desenho de stencil, a uma distância de cerca de 20 cm, e em quantidades moderadas para não encharcar o tecido.

Imagem: cutoutandkeep.net
8

Não se preocupe se a diferença de cores não for evidente logo de início, alguns alvejantes demoram mais tempo a fazer efeito que outros. Por essa razão é aconselhado que espere cerca de 30 minutos antes de remover o stencil e, nesse momento, você conseguirá ver a diferença! De seguida lave a camiseta em água fria.

Imagem: yalibraryuk.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estampar camisetas com alvejante, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.