Como esterilizar piercing

Como esterilizar piercing

Os piercings, alargadores e brincos são acessórios que requerem cuidado especiais para que não sejam uma ferramenta de contágio de doenças do sangue, infecções e bactérias. Eles devem ser aplicados por profissionais treinados e certificados em estúdios onde a joia e todas as ferramentas de uso estejam esterilizadas e desinfectadas. Esse é o tipo de acessório que não pode ser compartilhado e merece limpeza diária. Para te ajudar a cuidar do seu piercing, o umCOMO dá dicas de como esterilizar piercing.

Qual a diferença entre esterilizar e desinfectar

É importante entender a diferença entre esterilização e desinfecção, uma vez que a esterilização de piercings só é considerada em temperaturas muito altas que não podem ser alcançadas em casa com equipamentos domésticos, a menos que você tenha uma autoclave.

A esterilização consiste na eliminação de todos os micróbios por meio de temperaturas elevadas e condições específicas de pressão. Enquanto a desinfecção, ou assepsia, se caracteriza por procedimentos que deixam aquele meio limpo e menos propenso à proliferação de micro-organismos.

Como esterilizar piercing com autoclave

A técnica de ferver os objetos por mais de 15 minutos é uma das mais antigas e até pode ser aplicada em casa. No entanto, acredita-se que não mata todos os micro-organismos. A única forma de esterilização oficialmente aceita para piercings e instrumentos de aplicação é autoclavagem, feita com um equipamento específico para isso.

Os equipamentos vêm com manual de instruções específicos e cada um tem suas particularidades. Mas, no geral o procedimento funciona assim:

  1. Lave as mãos e vista luvas cirúrgicas de proteção
  2. Utilize uma escova com água e detergente para esfregar bem a joia e os equipamentos e limpar possíveis resíduos maiores
  3. Borrife álcool 70% e deixe o piercing secar sobre papel toalha
  4. Embale-o no envelope de papel cirúrgico e use a seladora para lacrar
  5. Preencha a autoclave com água destilada e os materiais requisitados de acordo com o manual
  6. Inicie o ciclo de autoclavagem (cada máquina tem um tempo de ciclo diferente)
  7. Espere a luz acender indicando que os materiais estão secos
  8. Retire o material, ele já está pronto para ser usado

Como desinfectar a joia do piercing

O processo de desinfecção pode e deve ser realizado em casa pelo menos uma vez por semana. O ideal é seguir as recomendações do profissional ou estúdio que aplicou a joia em você. Mas, no geral essas instruções funcionam:

  1. Prepare uma solução de água quente com sal: 1 copo de água morna e 1 colher (chá) de sal
  2. Deixe o piercing de molho por 5 minutos nessa solução

Você também pode usar sabonete antisséptico para limpar e desinfectar o piercing. Basta retirar a joia, esfregar com sabonete antisséptico, enxaguar e secar com papel toalha. Esse procedimento inclusive pode ser realizado durante o banho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esterilizar piercing, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • O ambiente onde o processo é realizado deve ter paredes, pisos e superfícies limpas com álcool 70%