Partilhar

Como estimular o crescimento do cabelo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como estimular o crescimento do cabelo

O seu cabelo cresce muito devagar? São muitas as causas que podem fazer com que o crescimento do cabelo seja mais lento que o normal: desde o estresse a uma má alimentação. Se quer um cabelo de tirar o fôlego, é essencial ter em conta uma série de cuidados que ajudarão você para que seu cabelo fique abundante, hidratado e em perfeitas condições. Neste artigo de umComo vamos revelar uma série de truques e conselhos que ajudarão você a aprender como estimular o crescimento do cabelo de forma natural e muito eficiente.

Passos a seguir:
1

Como já dissemos, existem muitas causas e fatores que podem intervir para que o crescimento do seu cabelo seja mais lento. A seguir, descobrimos quais para que entenda de onde pode vir a origem e dar, assim, uma solução:

  • Passar por períodos de estresse, ansiedade ou nervosismo.
  • Seguir uma má alimentação na qual abundem os produtos gordurosos e com poucos nutrientes.
  • Sofrer de má circulação sanguínea que faz com que tenha uma falta de oxigenação dos poros do couro cabeludo.
  • Abusar de produtos nocivos para o cabelo como as chapinhas ou os secadores.
  • O fumo ou o álcool também fazem com que o cabelo cresça mais lentamente porque libera toxinas que impedem a boa circulação do sangue.
Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 1
2

O primeiro passo para poder estimular o crescimento do cabelo é usar em seus tratamentos capilares produtos que sejam naturais e que estejam livres de químicos. Isso é complicado, tendo em conta que na maioria dos supermercados os xampus que se vendem são de marcas conhecidas que usam químicos. De qualquer forma, o mais recomendável é optar por produtos que sejam naturais e, caso não seja possível os adquirir, optar por uma linha de cosméticos que tenham a ver com o seu cabelo (se for seco, oleoso, tingido, etc.).

Caso costume tingir o cabelo, em umComo recomendamos a você que para manter a salvo a saúde do seu cabelo, opte por tinturas naturais ou soluções caseiras que ajudem você a conseguir o tom que deseja. Neste caso, uma das melhores opções é tingir o cabelo com henna, um ingrediente natural que deixa o cabelo colorido sem o danificar.

Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 2
3

Uma forma bastante eficiente que ajudará você a estimular o crescimento do cabelo é realizar suaves massagens capilares cada vez que tomar banho. Este tipo de massagem consegue aumentar o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e, conseguir assim que seu crescimento seja mais eficiente. É recomendável que o faça cada vez que tomar banho e que, além disso, uma vez por semana dedique 5 ou 10 minutos a esta massagem usando óleos essenciais que sejam ótimos para o cabelo como, por exemplo, o óleo de coco ou o azeite de oliva.

Neste artigo de umComo poderá descobrir os melhores óleos para o cabelo que ajudarão você a mantê-lo hidratado e saudável.

4

Outro truque para conseguir estimular o crescimento do cabelo consiste em escová-lo frequentemente, pelo menos, 3 vezes ao dia. Fazendo isto, você vai conseguir que o fluxo sanguíneo se ative e, portanto, fazer com que cheguem mais nutrientes à raiz do cabelo fazendo com que fique mais fortalecido e que esteja mais saudável para crescer. Mas nem todas as escovas servem pois, há algumas que estragam o cabelo e podem chegar a quebrá-lo; as mais adequadas são as escovas de cerdas naturais.

Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 4
5

Uma boa forma também de conseguir que o cabelo cresça rápido é enxaguá-lo cada vez que tomar banho com água fria. Os especialistas cabeleireiros recomendam, já que a água fria consegue selar as cutículas do cabelo, algo que consegue que o crescimento seja bem mais rápido e visível. Além disso, este enxágue também contribuirá com mais brilho e suavidade.

6

Além de tratamentos específicos para o cabelo, deve saber que o seu crescimento também depende dos nutrientes que ingere todos os dias com sua dieta; de fato, há uma série de vitaminas para o cabelo que são muito recomendáveis para conseguir que cresça em maior medida. A seguir, revelamos a você duas das vitaminas que não devem faltar:

  • B1: trata-se da melhor vitamina que pode tomar para melhorar a saúde de seu cabelo e conseguir estimular o seu crescimento. De fato, muitos produtos estão elaborados com este nutriente pois contribui com brilho, além de conseguir engrossar os folículos capilares. O pistache, por exemplo, é um alimento rico nesta vitamina.
  • Vitamina C: consegue fortalecer o cabelo e fazer com que fique mais forte para que seu cabelo fique abundante. Sobretudo, este nutriente está indicado para as pessoas que têm as pontas abertas e o cabelo estragado. A fruta que mais contém esta vitamina é a laranja.
Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 6
7

Mas, além destes dois alimentos que indicamos, deve saber que existem outros indicados para que a saúde capilar esteja em ótimas condições. É importante que saiba reconhecer quais ingredientes pode incluir em sua dieta para conseguir estimular o crescimento do cabelo de forma natural, a seguir revelamos a você alguns dos mais indicados:

  • Ovo: é muito rico em biotina, um componente que consegue combater a queda do cabelo, além de fazer com que se mantenha mais forte e saudável.
  • Vegetais de folha verde: o espinafre, a alface, etc., são vegetais com muitos nutrientes que conseguem fortalecer o cabelo. Além disso, contribuem para a criação de sebo e, portanto, à hidratação natural do cabelo.
  • Frutos secos: sobretudo as nozes são os ingredientes mais adequados para fortalecer o cabelo, aumentar a sua densidade e favorecer o seu crescimento. Os amendoins e as amêndoas também são uma boa alternativa para o conseguir.

Em umComo damos a você uma lista mais ampla dos melhores alimentos para fortalecer o cabelo.

Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 7
8

Um dos melhores remédios caseiros para estimular o crescimento do cabelo é o alecrim. Esta planta é um aliado natural para conseguir evitar a queda do cabelo já que consegue estimular a circulação sanguínea, além de ativar a irrigação capilar. Para aproveitar todos os benefícios do alecrim para o cabelo terá que preparar um tratamento com estes ingredientes:

  • Um punhado de folhas secas de alecrim;
  • 1/2 copo de azeite de oliva.

Terá que esquentar o azeite misturado com as folhas de alecrim e deixar que ferva tudo junto durante 10 minutos. Depois, deixe esfriar e coe a mistura ficando só com o azeite. Quando estiver a uma temperatura morna, poderá aplicar no cabelo fazendo uma massagem no couro cabeludo e com o cabelo úmido. Deixe atuar 20 minutos e depois lave como faz habitualmente.

Como estimular o crescimento do cabelo - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como estimular o crescimento do cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como estimular o crescimento do cabelo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Valeria Cristina
Olá, gostei muito desta página, gostei das dicas.

Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Valéria! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como estimular o crescimento do cabelo
1 de 7
Como estimular o crescimento do cabelo

Voltar ao topo da página