Partilhar

Como evitar a pele estressada

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar a pele estressada

Excesso de trabalho, casa por arrumar, problemas familiares ou amorosos e horas na frente do computador são alguns fatores que podem provocar estresse e roubar tempo para cuidar de você mesma. O estresse diminui a saúde da pele e pode causar muitos sintomas como o cansaço, problemas gastrointestinais e envelhecimento precoce. A pele, como os outros órgãos do seu corpo, é afetada pela ansiedade do dia-a-dia, necessitando de atenção extra. Se você desconfia que tem pele estressada, confira as dicas abaixo, faça um auto-diagnóstico e aprenda como acabar com esse problema. Continue lendo esse artigo do umComo e aprenda como evitar a pele estressada.

Também lhe pode interessar: Dicas para evitar o envelhecimento da pele
Passos a seguir:
1

Diagnóstico

A pele estressada apresenta uma grande variedade de sintomas que antes não faziam parte da sua vida. Confira os mais comuns para saber se sofre desse problema:

  • Pele mais enrugada, cheia de nervuras (especialmente em redor da boca)
  • Manchas avermelhadas
  • Zonas específicas ressecadas (a pele pode até descascar, especialmente no nariz)
  • Zonas específicas oleosas
  • Pele mista
  • Alergias
  • Olheiras

Se reconhece ou ou mais desses sintomas, continue lendo e saiba como evitar a pele ressecada.

Como evitar a pele estressada - Passo 1
2

Anti-estresse

O primeiro para para evitar o estresse da sua pele é reduzir o estresse em geral. Veja como pode fazê-lo:

  • Aprender a respirar de forma correta permite que o corpo relaxe e reduza a tensão muscular. Confira como fazer respiração diafragmática com essas dicas.
  • Busque relaxamento em práticas como Yoga e o Tai Chi para reduzir o estresse do dia-a-dia. Saiba como praticar yoga sozinho, lendo esse artigo.
  • Antes de dormir, procure relaxar. Banhos de imersão, aromaterapia e música relaxante são muito úteis para eliminar a ansiedade diária. Você adormecerá melhor e se sentirá melhor!
  • Pratique exercício físico. Mesmo que seja apenas um passeio, a atividade física ajuda a manter o corpo relaxado e o estresse longe!
  • Mantenha uma dieta adequada. Conheça essa lista de alimentos para reduzir o estresse.
  • Beba muita água. A água elimina as toxinas do seu corpo, incluindo da sua pele.
Como evitar a pele estressada - Passo 2
3

Tratamento

Algumas práticas podem ajudar a manter a sua pele saudável e live de sintomas indesejados. Confira essas regras de ouro para evitar a pele estressada:

  • Remova a maquiagem assim que chegar a casa. Quanto mais cedo limpar a pele, melhor. Passe um desmaquilante e um tônico para absorver melhor os produtos. Uma boa limpeza de pele é muito importante!
  • Esfolie suavemente o rosto com movimentos circulares uma vez por semana. Este passo ajuda a remover toxinas e células mortas da sua pele, promovendo uma boa oxigenação.
  • Use um creme de noite para regenerar a pele enquanto dorme. Consulte um dermatologista para que ele recomende um produto adequado ao seu tipo de pele e idade. Os cremes de noite ajudam a hidratar, fortalecer e clarear a pele, assim como a reduzir as olheiras.
  • Quando aplicar produtos na área dos olhos, faça o com movimentos do canto externo do olho para a zona do canal lacrimal.
  • Prefira fórmulas hidratantes não gordurosas que contenham a indicação "oil free". Os produtos hidratantes com fórmulas leves não deixam a pele mais pesada, ao contrário dos oleosos que não deixam a pele respirar.
  • Aposte nos produtos com vitamina C para combater o ressecamento e nutrir a pele, especialmente durante a noite.
Como evitar a pele estressada - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a pele estressada, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar a pele estressada

Como evitar a pele estressada
1 de 4
Como evitar a pele estressada

Voltar ao topo da página