Partilhar

Como evitar a queda de cabelo por estresse

O estresse e as tensões acumuladas podem nos trazer uma série de sinais e sintomas emocionais bastante notáveis, como o mau humor, ansiedade, insônia, mudanças de estado de humor, etc, mas também alguns mais visíveis fisicamente, como a queda de cabelo. Isto, ocorre normalmente porque o bulbo piloso enfraquece em épocas nas quais estamos passando por muito estresse ou ansiedade e, por conseguinte, o cabelo cai de forma excessiva e abundante. Neste artigo de umComo, vamos ajudá-lo a prevenir esta situação mostrando-lhe as medidas que deve adotar para evitar a queda de cabelo por estresse e para fortalecer o seu cabelo rapidamente. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como evitar a queda de cabelo naturalmente
Passos a seguir:
1

A queda de cabelo por estresse tem como principal sintoma a queda de cabelo generalizada, ou seja, o cabelo cai de forma idêntica em todas as áreas e não de forma local. Por isso, o que se pode observar é uma diminuição significativa da densidade do cabelo e uma perda de cabelo difusa que ocorre naquele período de tempo no qual o estresse ou a tensão psíquica são muito maiores.

Esta é, geralmente, uma condição temporal e quando se consegue superar essa situação de estresse e crise emocional, ao fim de umas semanas o cabelo volta a crescer sozinho e com a mesma vitalidade e força que tinha antes. No caso do cabelo não voltar a nascer, será então necessário recorrer às mãos de um especialista para iniciar o tratamento mais adequado.

2

Qualquer situação que lhe cause estresse, ansiedade ou depressão pode provocar uma queda de cabelo excessiva, pelo que a primeira medida a tomar para resolver este problema e evitá-lo é a de reduzir o estresse físico e emocional e recuperar o estado de calma. No caso de já estar há muito tempo assim e não saiba como enfrentar a situação, o melhor é consultar um psicólogo profissional e iniciar uma terapia que lhe ajude a superá-lo com sucesso.

Por outro lado, para seguir uma vida calma e mais relaxada pode utilizar algum dos métodos que lhe vamos mostrar de seguida:

  • Fazer exercício físico: durante a realização de atividades físicas são libertadas endorfinas, umas substâncias químicas que favorecem o bom estado de humor e aumentam a felicidade. Além disso, conseguirá eliminar todas as tensões acumuladas e dormir muito melhor à noite.
  • Meditação: iniciar-se na meditação é ideal para aprender a sincronizar a respiração e a capacidade de concentração, conseguindo relaxar corporal e mentalmente e deixar de lado todos aqueles pensamentos negativos que favorecem o estresse.
  • Atividades relaxantes: praticar modalidades como o yoga ou o pilates é uma ótima forma de tonificar o corpo ao mesmo tempo que estimula o seu relaxamento e tranquilidade. São atividades excelentes para encontrar a paz interior e combater condições como o estresse, a ansiedade e a depressão.
  • Massagens relaxantes, sessões de terapia do riso, fazer hidroterapia, ir a um spa, etc.
Como evitar a queda de cabelo por estresse - Passo 2
3

Além das atividades relaxantes, será essencial reforçar as fibras capilares com os nutrientes adequados para evitar uma grande queda de cabelo por estresse. Siga uma dieta equilibrada e saudável na qual não faltem vitaminas A, B, C e minerais como o zinco; todos eles fundamentais para favorecer a oxigenação dos folículos pilosos, conseguir que o cabelo cresça mais forte, esteja mais denso, hidratado e saudável. Descubra que ingredientes pode encontrar em maiores quantidades estes nutrientes consultando o artigo Alimentos para evitar a queda de cabelo.

Além disso, não se esqueça da importância de se hidratar internamente bebendo um mínimo de 2 litros de água diários, pois isto é a chave para manter um cabelo bem hidratado e acondicionado.

4

A forma como cuida do seu cabelo diariamente também está bastante relacionada com a sua queda, pois determinados maus hábitos podem acentuar a fraqueza das fibras capilares e, por conseguinte, aumentar a perda de cabelo. Recomendamos que tenha em conta conselhos como os seguintes:

  • Para se pentear, é importante utilizar um pente de cerdas suaves e grandes. Quando o cabelo está molhado é muito mais fraco, pelo que deverá desembaraçá-lo depois de lhe tirar a umidade e, deverá fazê-lo com cuidado.
  • Use um xampu nutritivo e suave adaptado às necessidades do seu cabelo e complete-o com a aplicação de um bom condicionador.
  • Uma vez por semana nutra o cabelo com uma máscara fortificante e revitalizantes.
  • Não submeta o seu cabelo às altas temperaturas dos secadores, chapinhas e outros modeladores de cabelo com muita frequência.
  • Evite usar penteados em que tenha de segurar o cabelo como tranças, coques, rabos de cavalo, pois estes fomentam a queda de cabelo. Além disso, tente utilizar produtos de qualidade para o correto cuidado do seu cabelo.
  • Corte as pontas pelo menos uma vez a cada três meses para que se possa renovar e o cabelo não quebre com facilidade.
5

E para lhe dar uma força extra e nutrição ao cabelo, nada melhor que o enriquecer com alguns produtos naturais que são bons aliados para prevenir e parar a sua queda excessiva. Existem muitos tratamentos disponíveis, mas entre os remédios naturais para evitar a queda de cabelo mais eficazes encontramos os seguinte:

  • Massagear o couro cabeludo durante pelo menos uns 10 minutos com algum óleo fortalecedor, como o de alecrim, o de oliva ou o de coco.
  • Aplicar gel de aloe vera no couro cabeludo e deixá-lo atuar durante 45 minutos. O aloe vera é uma planta que lhe ajudará a evitar a queda de cabelo, uma vez que contém uma grande variedade de nutrientes como vitaminas, minerais e oligoelementos que ajudam a regenerar e a rejuvenescer as fibras capilares por completo.
  • Dilua em um copo de água 2 colheres de sopa de vinagre de maçã, mexa e utilize a mistura como enxaguante capilar quando o tiver acabado de lavar. Deixe atuar durante 10 minutos e, depois exangue com água morna em abundância. O vinagre de maçã favorece o crescimento do cabelo e, além disso, prevenir o seu envelhecimento prematuro.

Sugestão: Nioxin funciona? Tudo o que você precisa saber!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar a queda de cabelo por estresse, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar a queda de cabelo por estresse

2 comentários
Erivaldo
Boa tarde! Que shampoo devo usa para lavar os cabelos no tratamento com minoxidil 5%.
Elizabeth vailati
Depois q caiu toda uma parte do cabelo devido ao stress. Crescerá denovo? Perdi uma parte do meu cabelo, e estou com medo de não voltar a crescer de volta.

1 de 5

Voltar ao topo da página