PARTILHAR

Como evitar calos nos pés

Como evitar calos nos pés

Os calos para além de incômodos podem ser dolorosos e, o seu aparecimento deve-se ao atrito da pele com uma área de pressão excessiva. Os sintomas e sinais de calos nos pés incluem uma região espessa e áspera, dor ou sensibilidade na zona do calo, pele áspera e espessa e pele seca na área do calo. Os calos podem aparecer em alguma parte do pé ou entre os dedos, mas felizmente existem algumas recomendações que você pode seguir para tentar evitar este problema. No seguinte artigo de umComo vamos explicar para você como evitar calos nos pés.

Também lhe pode interessar: Como acabar com os calos
Passos a seguir:
1

A primeira recomendação para evitar calos nos pés é usar sapatos confortáveis. Talvez esta recomendação seja mais difícil de seguir para as mulheres, mas se você não quer sofrer com dolorosos calos o melhor é mesmo evitar os sapatos de bico fino e o uso de saltos muito altos todos os dias, que além disso prejudicam a coluna. Você deve usar sapatos adequados ao tamanho do seu pé, nem de um tamanho acima nem abaixo.

Para quem pratica atividade física, deve ter o cuidado de escolher uns tênis adequados ao tipo de esporte que vai praticar. Se você vai correr, por exemplo, deve optar por uns tênis que lhe ofereçam um amortecimento adequado ao impacto do pé com o solo.

2

Algo que também pode ajudar para a prevenção de calos nos pés é o uso de palmilhas com amortecimento ou, então de umas almofadinhas que se colocam entre os dedos dos pés ou de espuma apenas nos locais onde se costumam formar os calos nos pés. Você pode encontrar estes materiais à venda em farmácias.

Como evitar calos nos pés - Passo 2
3

Escolher o tipo de meias adequadas também é fundamental para evitar os calos, deve optar por meias que sejam de materiais suaves, sem nenhum desenho, especialmente lisas, evitando as do tipo esportivo com costuras grossas demais. As meias mal acabadas ou com desenhos podem incomodar, causar atrito e formar com o tempo pequenos calos que depois podem se tornar em um problema para você.

Se praticar alguma atividade física, também deve ter especial cuidado na escolha das meias, para permitir que os seus pés possam transpirar. Para treinos mais pesados o ideal são as meias de poliéster, que evitam que o pé fique muito molhado e aumente o atrito nos pés.

4

Algo que pode causas calos nos pés são as unhas dos pés grandes, pois a pressão contínua do sapato sobre as suas unhas pode forças as juntas dos dedos e formar calos. Então certifique-se que tem sempre as unhas dos pés devidamente cortadas e lixadas. E, para evitar unhas encravadas na hora de cortar as unhas dos pés, não hesite em consultar o nosso artigo e seguir as nossas dicas sobre como cortar as unhas dos pés corretamente.

Como evitar calos nos pés - Passo 4
5

Não se esqueça de dar aos seus pés a mesma atenção que você dá a outras partes do corpo, hidrate-os todas as noites com um creme concentrado, isto ajudará a prevenir a formação de calos e vai permitir ter uns pés bonitos e saudáveis.

Como evitar calos nos pés - Passo 5
6

Mas se você já não foi a tempo de prevenir os calos nos pés ou, se ainda assim apareceram calos nos seus pés, vamos dar algumas dicas para se livrar deles. A primeira coisa que pode experimentar fazer é passar uma pedra-pomes suavemente no calo, com a zona molhada.

Se o caso estiver inflamado ou causar dor, é importante que consulte um médico para evitar complicações maiores.

Leia também: Como tirar a pele seca dos pés

Como evitar calos nos pés - Passo 6
7

Uma solução caseira que também pode fazer para aliviar a dor e deixar as áreas mais endurecidas dos calos nos pés macias, é fazer uma solução de sais e água morna e mergulhar os pés nela. Deixe os pés nessa solução até a água esfriar, depois passe a pedra-pomes e, por último aplique um creme hidratante para os pés.

Pode encontrar outros remédios caseiros para tirar os calos dos pés no nosso artigo.

Como evitar calos nos pés - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar calos nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
bruno
Otimo! Só faltou informar sobre o olho de peixe. Se é a mesma coisa desses calos ou se são calos diferentes, pois, se for olho de peixe e voce passar pedra em cima, pode se espalhar.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bruno! Pode conferir mais informações sobre o olho de peixe e como tratar aqui: http://relacoes.umcomo.com.br/artigo/como-curar-olho-de-peixe-8090.html
Como evitar calos nos pés
1 de 6
Como evitar calos nos pés

Voltar ao topo da página ↑