Partilhar

Como evitar espinhas causadas pelo suor

Por Sara Viega. Atualizado: 22 fevereiro 2017
Como evitar espinhas causadas pelo suor

Nos meses de calor ou quando se pratica esporte, é normal suar. Quando suamos pode ocorrer um excesso de líquido e gorduras, que junto com a pele morta pode provocar que agentes bacterianos fiquem presos nos poros da derme, criando uma espécie de tampa.

Quando um poro se tampa, é habitual que cause uma inflamação no interior das paredes dos folículos, gerando a espinha de suor, um tipo de espinha que é muito parecida à provocada pela acne comum. De seguida, no umCOMO vamos explicar para você algumas medidas que deve tomar para saber como evitar espinhas causadas pelo suor.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para pelos encravados
Passos a seguir:
1

O mais importante para prevenir e se livrar das espinhas causadas pelo suor é manter uma higiene corporal adequada. Isto significa que, seja qual for o exercício que leve a cabo, quando suar, deve tomar um banho para limpar os poros e se livrar da pele morta, do excesso de gordura e das bactérias que possam ter no suor e em sua pele.

Como evitar espinhas causadas pelo suor - Passo 1
2

A zona onde aparecer as espinhas deve-se lavar pelo menos duas vezes ao dia. Estas partes do seu corpo, por sua disposição, umidade ou por estarem próximas a glândulas sebáceas, são bem mais propensas a sofrer de acne devido ao suor, por isso é necessário limpar duas vezes ao dia.

Recomendamos que quando for limpar estas zonas, não use um sabão muito agressivo, pois estando a pele nesse estado poderia causar ainda mais irritação.

3

Cada vez que acabar de fazer esporte, ou cada vez que suar, deve lavar a roupa que usou. A roupa, sobretudo a destinada à prática de exercício físico, tende a absorver o suor do seu corpo. Se depois dessa roupa estar repleta do seu suor e voltar a usá-la, estará piorando o problema e aumentando o risco de saírem ainda mais espinhas.

Lavar a roupa com frequência e usá-la só quando estiver limpa é fundamental para eliminar as espinhas na pele, mas não é a única medida que deve tomar em relação à roupa que usar.

4

Se usa a roupa muito apertada quando faz exercício pode danificar ainda mais sua pele, fazendo com que saiam mais espinhas de suor. Recomendamo que, quando praticar esporte, o faça sempre com roupa folgada e que transpire corretamente.

5

Se tem o cabelo longo, deve prendê-lo para evitar grudar no rosto ou na pele enquanto faz exercício. O cabelo colado à pele, devido ao suor bloqueará os poros, sem deixar sair a pele morta e bactérias presas nos poros e infectando o folículo.

6

Há uma grande variedade de cremes que pode utilizar para tratar a acne, podendo inclusive fazer o seu próprio com aloe vera. Este tipo de produtos, usado diariamente, pode acabar com as bactérias, esfoliar a pele para eliminar as células mortas e penetrar nos poros para tirar toda a sujeira.

7

No umCOMO poderá encontrar ótimas ideias que serão de ajuda para controlar e eliminar as espinhas causadas pelo suor. Como já dissemos, esta condição cutânea não é diferente da acne comum. Tendo isso em conta, pode seguir qualquer um dos conselhos que damos para nos seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar espinhas causadas pelo suor, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar espinhas causadas pelo suor

Como evitar espinhas causadas pelo suor
1 de 4
Como evitar espinhas causadas pelo suor

Voltar ao topo da página