Partilhar

Como evitar o ressecamento nos pés

Por Sara Viega. Atualizado: 9 agosto 2019
Como evitar o ressecamento nos pés
Imagem: farmacianeusdomenech.i-farma.es

O ressecamento e o aparecimento de fendas e calosidades nos pés é um problema muito comum que se acentua sobretudo nos meses de verão, por passarem mais tempo expostos a agressões externas. Deve-se considerar que a hidratação desta parte do corpo é tão importante quanto a do resto, e que é fundamental se se deseja ter pés bonitos, saudáveis e suaves. Não se esqueça deles e dê a atenção que merecem seguindo estes conselhos de umComo sobre como evitar o ressecamento nos pés.

Também lhe pode interessar: Máscaras caseiras para os pés
Passos a seguir:
1

Algo tão simples como dedicar alguns minutos por semana para esfoliar os pés, evitará que estes fiquem ressecados, bem como o aparecimento de durezas e calosidades. Um grande instrumento que pode ajudar você a conseguir esta tarefa com sucesso é a pedra-pomes. Com os pés bem limpos e ligeiramente ensaboados, passe a pedra por aquelas zonas propensas a ter calosidades, como os calcanhares e a parte dianteira da planta do pé. Assim, serão eliminadas todas as células mortas e a pele se manterá lisa e suave. Recomendamos consultar o artigo Como usar a pedra-pomes para ver o passo a passo completo.

Como evitar o ressecamento nos pés - Passo 1
Imagem: www.trendenciasbelleza.com
2

Aplicar diariamente um creme hidratante nos pés é a melhor medida para evitar o ressecamento. Você pode escolher uma loção corporal ou uma específica para nutrir e proteger a pele desta parte do corpo. Aplique-a sempre sobre os pés limpos através de movimentos circulares e incidindo especialmente na parte do calcanhar.

Imagem: hogarutil.com
3

Para hidratar os pés você também pode optar pela vaselina. Este cosmético se destaca por sua poderosa capacidade umectante, e é ideal para combater a pele seca e consertar aquelas partes danificadas. Por isso, aplicar um pouco de vaselina sobre os pés antes de dormir, deixando o produto ser completamente absorvido durante a noite, ajudará a evitar o ressecamento e a suavizá-los.

Imagem: perfumeria-garcia.es
4

O ressecamento nos pés muitas vezes é por causa de um mau uso do calçado. É preferível usar sapato confortável, que não aperte demais o pé e que favoreça a transpiração da pele. Evite usar o mesmo sapato todos os dias, pois alternar o tipo de calçado é algo que contribui para a boa saúde de seus pés.

Imagem: dmodavirtual.com
5

Uma prática perfeita para evitar o ressecamento nos pés, que também é uma experiência muito relaxante e prazerosa, é realizar uma vez por semana pelo menos um banho de pés. Você só precisa encher uma bacia com água morna, adicionar sais marinhos e umas gotas de algum óleo essencial que te agradar, como, por exemplo, o de lavanda ou o de hortelã, e deixar os pés submersos durante 15 ou 20 minutos.

Imagem: sobretodosalud.com
6

Se seus pés já estão muito ressecados e precisam de uma nutrição extra, aconselhamos você a pôr em prática alguma das fórmulas naturais que mostramos no artigo Remédios caseiros para os pés secos, consulte-o e descubra os produtos mais eficazes para manter os pés hidratados, sem fendas e sedosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o ressecamento nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar o ressecamento nos pés

Como evitar o ressecamento nos pés
Imagem: farmacianeusdomenech.i-farma.es
Imagem: www.trendenciasbelleza.com
Imagem: hogarutil.com
Imagem: perfumeria-garcia.es
Imagem: dmodavirtual.com
Imagem: sobretodosalud.com
1 de 7
Como evitar o ressecamento nos pés

Voltar ao topo da página