Partilhar

Como evitar os pontos negros

Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Como evitar os pontos negros
Imagem: chicastips.comuede

Os pontos negros costumam aparecer naquelas zonas mais oleosas do rosto, como o nariz ou o queixo, e são impurezas que fazem com que a pele não fique saudável e bem cuidada. Aparecem por um excesso de sebo que obstruiu um poro e ainda que não possam ser evitados a 100%, com uma série de cuidados rotineiros podemos parar seu aparecimento e combatê-los. Veja o que propomos neste artigo de umComo.com.br e descubra como evitar os pontos negros de forma simples e eficaz.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os pontos negros
Passos a seguir:
1

Os pontos negros aparecem quando se produz um excesso de sebo nos poros da pele, o qual se não for retirado, fica retido sob novas células, chegando a oxidar até apanhar a característica cor enegrecida destas impurezas. Por isso, a medida mais eficaz para evitar os pontos negros é fazer uma limpeza de cútis diária adequada. Lave seu rosto pelo menos duas vezes ao dia, manhã e noite, com um sabão antibactericida e água morna. Depois, aplique um tônico facial que ajudará a fechar os poros e finalize com a aplicação de um creme hidratante específico para seu tipo de pele.

Como evitar os pontos negros - Passo 1
Imagem: dromatic.com.co
2

É importante evitar o uso de produtos muito gordurosos, tanto para a rotina de limpeza facial como nos produtos que escolher para se maquiar. Os cosméticos graxos acentuam a acumulação de sebo e o aparecimento de pontos negros. Tenha em conta este dado, sobretudo, se sua pele tem tendência a acne. Consulte o artigo Como tratar a acne da pele e descubra conselhos interessantes para reduzir seus sintomas de forma eficaz.

3

Não remover a maquiagem diariamente e dormir com os restos de maquiagem no rosto é uma das principais causas do aparecimento de impurezas na pele. Assim, para evitar os pontos negros, não se esqueça de remover a maquiagem diariamente e libertar seu rosto de qualquer resto de pintura e sujeira.

4

À parte de limpar e desmaquilhar a cútis, esfoliar a pele uma vez por semana é ideal para eliminar as células mortas e prevenir os pontos negros. Sobretudo, realize a esfoliação com movimentos suaves e circulares e retire o produto com água fria para conseguir que os poros se fechem. Há esfoliantes naturais muito eficazes para deter o excesso de gordura de algumas zonas do rosto como a argila ou o café moído.

Como evitar os pontos negros - Passo 4
Imagem: femenina.es
5

O uso das chamadas tiras limpa poros que são colocadas sobre o nariz são úteis para eliminar os pontos negros já existentes desta zona e evitar que apareçam novos, já que ao descolar da pele, retiram o excesso de sebo e a sujeira acumulada. Deixe que atue durante 10 ou 15 minutos sobre a pele e retire com um suave puxão.

6

Outros conselhos úteis para evitar os pontos negros e manter a pele limpa e radiante são:

  • Não tocar continuamente no rosto com as mãos.
  • Secar a pele do rosto com toalhas que estejam sempre limpas e secas.
  • Mudar regularmente os fundos das almofadas para evitar que as bactérias se propaguem para o rosto.
  • Manter a pele bem hidratada e saudável, bebendo bastante água e seguindo uma dieta equilibrada.
  • Aplicar uma vez por semana alguma máscara caseira de limpeza indicada para combater impurezas como espinhas ou pontos negros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os pontos negros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar os pontos negros

Como evitar os pontos negros
Imagem: chicastips.comuede
Imagem: dromatic.com.co
Imagem: femenina.es
1 de 3
Como evitar os pontos negros

Voltar ao topo da página