Partilhar

Como evitar que as unhas se quebrem

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar que as unhas se quebrem

Ter umas unhas comprimidas e bonitas é o desejo de muitas mulheres, mas acontece que algumas delas não conseguem que isso aconteça. Pode acontecer que, quando elas começam a crescer tenham tendência a descamar e a se desfazer nos cantinhos, o que causa o enfraquecimento da unha e a consequente quebra. Mas se isso está acontecendo com você, talvez seja porque não está dando os cuidados adequados às suas unhas. Para a ajudar a ter unhas compridas e sem quebrarem, neste artigo de umComo vamos dar algumas dicas para saber como evitar que as unhas se quebrem.

Também lhe pode interessar: Como manter as unhas compridas
Passos a seguir:
1

Use luvas

Uma das coisas que debilita e enfraquece as unhas é o contato direto com água e com determinadas substâncias químicas e detergentes. Além de enfraquecer as unhas e deixar as unhas mais propensas à quebra, este tipo de produtos também deixa as mãos ressecadas. Por isso, um dos hábitos que deve mudar é usar luvas sempre que lavar a louça ou fizer as tarefas do lar. Isso vai ajudar a proteger as suas mãos e unhas e, por conseguinte a evitar a sua quebra. Outra coisa que deve prestar atenção é lavar as mãos depois de utilizar as luvas, pois por norma as luvas têm no interior um pó que resseca as unhas e mãos.

Como evitar que as unhas se quebrem - Passo 1
2

Hidrate

Se você quer ter umas mais fortes para evitar que estas quebrem, então a palavra de ordem é hidratação. Para além de higienizar é precisa hidratar as suas mãos, entre duas a três vezes por dia. É verdade que colocar creme nas mãos e unhas pode não ser muito cômodo ao longo do dia, pois temos sempre tarefas para fazer com as nossas mãos. Se isto acontece com você, então uma dica é aplicar creme nas unhas e mãos à noite antes de se deitar. Além disso, também é bom referir que o creme só é realmente absorvido pelas unhas quando estas se encontram sem esmalte.

Como evitar que as unhas se quebrem - Passo 2
3

Comprimento ideal

Outro fator que deve considerar para evitar que as unhas se quebrem é o seu comprimento. Se as suas unhas quebram com facilidade, então deve evitar as unhas mais pontudas pois têm mais tendência a quebrar. Por isso, para além de avaliar que tipo de comprimento favorece mais os seus dedos, deve ter em conta que unhas mais compridas têm mais tendência a quebrar. Para além disso, consoante a sua profissão deverá optar por unhas mais curtas ou mais compridas. Se a sua profissão exige que use muito o teclado do computador, então é melhor não optar por formatos de unhas compridas, pois ao tocar nas teclas não conseguirá fazê-lo sem tocar com as unhas também e isso apenas irá enfraquecê-las. Profissões onde você tem que realizar trabalhos manuais ou de força também é recomendável que opte por unhas curtas, para evitar que estas enfraqueçam e quebrem.

4

Cuide das cutículas

Outro dos cuidados que você deve ter com as suas unhas para evitar que estas quebrem é cuidar das cutículas. As cutículas são as responsáveis por a unha crescer de forma saudável e evitar que ocorram infeções, por isso é importante prestar especial a esta parte das suas unhas. É importante referir que as cutículas não deverão ser cortadas, mas sim empurradas com uma espátula própria para cutículas. Apenas o excesso que ficar acumulado rente às unhas é que poderá ser removido.

Como evitar que as unhas se quebrem - Passo 4
5

Dê descanso às suas unhas

Pintar as unhas com frequência faz com que estas enfraqueçam e fiquem mais propensas à quebra, isto ocorre devido aos agentes químicos presentes nos esmaltes. Por isso, é importante dar descanso às suas unhas quando tirar o esmalte e, não pintar logo de novo. O ideal é que deixe as suas unhas sem esmalte durante uma semana, mas se isso não for possível, tente ficar pelo menos 24 horas sem esmalte nas unhas.

Como evitar que as unhas se quebrem - Passo 5
6

Aplique fortalecedor de unhas

Um fortalecedor de unhas é um excelente produto para deixar as suas unhas mais fortes e evitar que estas quebrem. Você pode adquirir um ou, então recorrer a produtos naturais e fazer um fortalecedor de unhas caseiro. Se optar pelo produto natural, então entre no nosso artigo e descubra como fazer um fortalecedor de unhas caseiro.

7

Consuma proteínas e ácidos graxos

Somos o que comemos e, por isso é claro que a alimentação também tem influência no estado das suas unhas. Para evitar que elas quebrem deve tentar consumir mais alimentos ricos em proteínas, presente por exemplo no ovo, queijo e carnes, e também ácidos graxos, presente em alimentos como nozes, manteiga, leite integral e verduras

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que as unhas se quebrem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como evitar que as unhas se quebrem

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar que as unhas se quebrem
1 de 5
Como evitar que as unhas se quebrem

Voltar ao topo da página