Como fazer a barba corretamente

Como fazer a barba corretamente
Imagem: universomasculino.web10.net.br

Comprida, redonda, com pera, com ou sem bigode, cerrada, em forma de cavanhaque, são muitos os estilos de barba existentes que variam consoante o tipo de rosto. Para além de um adereço para o rosto, a barba pode revelar alguns traços de personalidade e até algo da cultura do homem. O processo de fazer a barba pode parecer simples, mas o certo é que se não o fizer adequadamente pode irritar, lesionar a pele ou até causar problemas dermatológicos. Para que nada disto aconteça, em umComo.com.br vamos lhe explicar como fazer a barba corretamente.

Passos a seguir:
1

Conseguir fazer a barba corretamente é algo que exige tempo e alguns procedimentos a seguir. Antes de fazer a barba é importante abrir os poros, para que os pelos fiquem mais moles e o deslizamento da lâmina seja mais simples, o que por sua vez irá evitar possíveis irritações ou inflamações da pele. Por isso, o melhor momento para fazer a barba é durante ou após o banho, uma vez que o vapor do banho ajudará a abrir os poros. Outra opção é molhar uma toalha de rosto em água quente e mantê-la na barba por cerca de 30 segundos.

Imagem: rotacomercial.com.br
2

Durante o banho ou antes de fazer a barba também é importante limpar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza adequado ao tipo de pele do homem. É importante que o faça com água morna, pois a água fria fecha os poros, fazendo o efeito contrário ao pretendido.

Imagem: jcambiental.com.br
3

Depois de limpar o rosto e abrir os poros é hora de aplicar um creme ou gel para que a lâmina de barbear possa deslizar melhor. A utilização de sabonetes para este procedimento é desaconselhada, uma vez que pode causar ardência, irritação e ressecamento da pele. Por isso, homens com pele seca deve utilizar creme em mousse, enquanto que homens com pele oleosa devem utilizar espuma em gel, indicada para este uso.

Imagem: blog.onofre.com.br
4

Você deve começar a barbear o pescoço, seguindo depois para a bochecha, a região maxilar e a boca e, por último o queixo. O queixo deve ser o último local a barbear, pois é onde os pelos demoram mais a amolecer. Deve fazer um movimento contínuo sempre de baixo para cima, sem exercer demasiada pressão da lâmina sobre a pele para evitar cortes.

Imagem: telegraph.co.uk
5

Para barbear o lábio superior, passe a lâmina de cima para baixo. Para uma mais fácil passagem da lâmina, faça um ligeiro estiramento da pele recobrindo os dentes forçando o lábio. Após cada passagem com a lâmina é importante enxaguar a lâmina, caso contrário os pelos na lâmina vão obstruir a passagem da mesma na pele e dificultar todo o processo.

Imagem: buhfreitas.blogspot.pt
6

Depois de passar a lâmina em todas as partes, observe se ficou faltando em algum lado e retoque. Evitar realizar muitas passagens com a lâmina numa mesma região.

7

Após fazer a barba, retire o excesso de creme ou gel de barbear com água morna ou uma toalha quente. De seguida, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e aplique um creme pós-barba. Evite os cremes pós-barba que contenham álcool, pois ressecam a pele, e dê preferência aos que contêm vitaminas e aloe vera na sua composição.

Imagem: blog.araujo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a barba corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • É aconselhável que faça a barba com pelo menos um dia de intervalo. Se possível, dê descanso à sua pele aos fins de semana ou nos seus dias de folga.
  • Uma dica para evitar ferimentos durante o ato de barbear é esticar a pele usando as duas mãos, uma para segurar a lâmina e a outra para esticar a pele.