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Como fazer a dieta da maçã

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a dieta da maçã

As dietas express estão pensadas para ocasiões pontuais nas quais uma pessoa deve perder peso de forma rápida e eficaz. Neste sentido, a dieta da maçã é uma das mais eficazes já que em apenas 5 dias pode chegar a perder até 7 quilos. Trata-se de um plano alimentar bastante estrito no qual o ingrediente principal é esta fruta.

Em umComo contamos a você como fazer a dieta da maçã para que conheça todas as bases e fundamentos sobre os quais se baseia este plano de emagrecimento. Tenha em conta que nunca deve ultrapassar os cinco dias pois, caso contrário, poderia desestabilizar seu corpo.

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A dieta da maçã

A dieta da maçã é um método de emagrecimento que promete chegar a perder 7 quilos em 5 dias. Trata-se de um plano que tem uma duração máxima de apenas 5 dias, portanto, é perfeita para aquelas pessoas que queiram perder os quilos a mais antes de ir a um evento importante: um casamento, uma celebração, etc.

A regra principal que deve ter em conta é que, durante a duração desta dieta, NÃO deve fazer exercício; ao invés de qualquer outro método, a dieta da maçã não é compatível com a prática esportiva já que as calorias que ingere durante esses cinco dias são ínfimas. Também é importante beber muita água, no mínimo, 2 litros ao dia para poder estar corretamente hidratado.

Esta dieta baseia-se, antes de tudo, no consumo de maçãs. Esta fruta tem uma grande proporção de água e muito poucas calorias, portanto, é perfeita para nos ajudar a perder peso rápido. A maçã também é rica em aminoácidos essenciais, açúcares e fibra, nutrientes que nos ajudarão a poder passar o dia com força e vitalidade.

É fundamental que, após a dieta da maçã, mantenha hábitos alimentares saudáveis e comece a fazer uma dieta equilibrada; caso contrário, todos os quilos perdidos serão recuperados em pouco tempo.

O aconselhável é que, uma vez terminada a dieta, comece a fazer um plano de manutenção comendo alimentos cozidos com pouco óleo e, sobretudo, renunciar durante umas semanas à ingestão de carboidratos. Durante este período também é importante que faça exercício, pelo menos 3 vezes por semana, para conseguir manter a linha e não recuperar os quilos perdidos.

Como fazer a dieta da maçã - A dieta da maçã

Propriedades da maçã para emagrecer

A maçã é uma fruta perfeita para limpar nosso organismo e nos ajudar a eliminar gordura; além disso, dado seu alto teor em fibra, é um alimentos que nos dá sensação de saciedade, algo que nos ajudará a eliminar a sensação de fome durante o dia. Trata-se de um ingrediente com uma grande quantidade de vitaminas e minerais quase sem ter calorias; portanto, é perfeita para perder peso.

Dentre as propriedades da maçã para emagrecer, destacam-se as seguintes:

  • Desintoxicante: a maçã tem um efeito depurativo, além de um alto poder diurético que funciona perfeitamente para desintoxicar nosso organismo
  • Menos colesterol ruim: com a ingestão de maçãs conseguimos reduzir o colesterol ruim do sangue e, assim, estamos prevenidos perante as doenças coronárias.
  • Efeito saciante: as maçãs têm um alto teor em fibra, algo que supre as necessidades de seu apetite saciando os desejos de comer.

Como vemos, a maçã é um alimento ideal para perder peso, de modo que com a dieta da maçã poderemos estar bem alimentados e sem passar muita fome.

Como fazer a dieta da maçã - Propriedades da maçã para emagrecer

Vantagens e inconvenientes da dieta da maçã

Como todas as dietas, a da maçã também tem alguns prós e contras que devemos considerar. Trata-se de uma dieta express e hipocalórica que pode nos ajudar a perder peso de forma rápida, mas com alguns inconvenientes claros que deve ter em conta.

Vantagens da dieta da maçã:

  • É uma dieta fácil de seguir já que os menus e os pratos que devem ser comidos são de elaboração simples e pode levar para o trabalho ou para os lugares onde costuma comer todos os dias.
  • Os resultados da dieta da maçã são visíveis e reais: em 5 dias pode chegar a perder entre 5 e 7 quilos.
  • Pode comer todas as maçãs que quiser: se tem fome ou está em um momento de ansiedade, pode se alimentar com maçãs.
  • Sensação de saciedade: dado ao seu alto teor em fibra, a maçã te saciará e não sentirá muita fome no decorrer do dia.

Desvantagens da dieta da maçã:

  • Efeito sanfona: é muito provável que dos 5 ou 7 quilos que perder fazendo esta dieta, recupere alguns poucos assim que voltar à sua alimentação habitual; por isso, para tentar ganhar o mínimo de quilos possível, é recomendável que siga uma dieta equilibrada e com poucas calorias acompanhada de exercício físico.
  • Pouca energia: dada às poucas calorias que seu corpo ingere durante a dieta da maçã, se sentirá com menos energia do que habitualmente. Por isso é recomendável que, enquanto durar esta dieta, evite praticar exercício físico e levar uma vida muito atarefada.
  • Ansiedade por comer: ainda que a fibra da maçã consiga diminuir a sensação de apetite, é verdade que está comendo muito poucos alimentos, por isso pode sentir ansiedade pela comida e ter períodos nos quais sinta fome.
  • Promove hábitos de vida pouco saudáveis: a dieta da maçã promete perder uma grande quantidade de quilos em poucos dias comendo de forma desequilibrada e que, a longo prazo, pode prejudicar nossa saúde. É importante que não faça mais de 5 dias esta dieta e que, igualmente, durante seu dia a dia usufrua de uma alimentação saudável combinada com esporte.
Como fazer a dieta da maçã - Vantagens e inconvenientes da dieta da maçã

Menu da dieta da maçã

Por ser um plano alimentar muito estrito, para poder fazer a dieta da maçã é imprescindível que siga este menu que oferecemos a você já que, com qualquer outra combinação de comidas, não conseguirá emagrecer os quilos prometidos.

Dia 1

Só deve comer maçãs, todas as que quiser e alterná-las com pelo menos 2 litros de água.

Dia 2

  • Café da manhã: Maçã (todas as que quiser).
  • Almoço: Salada verde temperada com limão ou vinagre + Queijo cottage
  • Jantar: Maçãs

Dia 3

  • Café da manhã: Um pedaço de pão integral, uma fatia de peito de peru e 1 maçã
  • Almoço: 1 salada verde com cenoura e aipo
  • Jantar: Maçãs

Dia 4

  • Café da manhã: Pão integral com 1 fatia de peito de peru e 1 maçã
  • Almoço: Salada de verduras ao vapor e 1 lata de atum natural
  • Jantar: Um pote de cereais de arroz com 1 xícara de leite desnatado

Dia 5

  • Café da manhã: 1 maçã, 1 ovo cozido e uma fatia de pão integral
  • Almoço: 1 salada de verduras cruas + Frango na chapa (1 peito ou 1 coxa)
  • Jantar: Maçãs

Após fazer este menu, é imprescindível que coma de forma equilibrada para conseguir diminuir o máximo possível o efeito sanfona da dieta. Também é importante que observe os alimentos que ingerir à noite pois, como vê, durante a dieta da maçã nos jantares só pode comer esta fruta; em umComo ajudamos você a preparar jantares leves e perfeitos para não ganhar peso.

Como fazer a dieta da maçã - Menu da dieta da maçã

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