Partilhar

Como fazer a dieta da maçã

Como fazer a dieta da maçã

As dietas express estão pensadas para ocasiões pontuais nas quais uma pessoa deve perder peso de forma rápida e eficaz. Neste sentido, a dieta da maçã é uma das mais eficazes já que em apenas 5 dias pode chegar a perder até 7 quilos. Trata-se de um plano alimentar bastante estrito no qual o ingrediente principal é esta fruta.

Em umComo contamos a você como fazer a dieta da maçã para que conheça todas as bases e fundamentos sobre os quais se baseia este plano de emagrecimento. Tenha em conta que nunca deve ultrapassar os cinco dias pois, caso contrário, poderia desestabilizar seu corpo.

Também lhe pode interessar: Como funciona a dieta da maçã

A dieta da maçã

A dieta da maçã é um método de emagrecimento que promete chegar a perder 7 quilos em 5 dias. Trata-se de um plano que tem uma duração máxima de apenas 5 dias, portanto, é perfeita para aquelas pessoas que queiram perder os quilos a mais antes de ir a um evento importante: um casamento, uma celebração, etc.

A regra principal que deve ter em conta é que, durante a duração desta dieta, NÃO deve fazer exercício; ao invés de qualquer outro método, a dieta da maçã não é compatível com a prática esportiva já que as calorias que ingere durante esses cinco dias são ínfimas. Também é importante beber muita água, no mínimo, 2 litros ao dia para poder estar corretamente hidratado.

Esta dieta baseia-se, antes de tudo, no consumo de maçãs. Esta fruta tem uma grande proporção de água e muito poucas calorias, portanto, é perfeita para nos ajudar a perder peso rápido. A maçã também é rica em aminoácidos essenciais, açúcares e fibra, nutrientes que nos ajudarão a poder passar o dia com força e vitalidade.

É fundamental que, após a dieta da maçã, mantenha hábitos alimentares saudáveis e comece a fazer uma dieta equilibrada; caso contrário, todos os quilos perdidos serão recuperados em pouco tempo.

O aconselhável é que, uma vez terminada a dieta, comece a fazer um plano de manutenção comendo alimentos cozidos com pouco óleo e, sobretudo, renunciar durante umas semanas à ingestão de carboidratos. Durante este período também é importante que faça exercício, pelo menos 3 vezes por semana, para conseguir manter a linha e não recuperar os quilos perdidos.

Como fazer a dieta da maçã - A dieta da maçã

Propriedades da maçã para emagrecer

A maçã é uma fruta perfeita para limpar nosso organismo e nos ajudar a eliminar gordura; além disso, dado seu alto teor em fibra, é um alimentos que nos dá sensação de saciedade, algo que nos ajudará a eliminar a sensação de fome durante o dia. Trata-se de um ingrediente com uma grande quantidade de vitaminas e minerais quase sem ter calorias; portanto, é perfeita para perder peso.

Dentre as propriedades da maçã para emagrecer, destacam-se as seguintes:

  • Desintoxicante: a maçã tem um efeito depurativo, além de um alto poder diurético que funciona perfeitamente para desintoxicar nosso organismo
  • Menos colesterol ruim: com a ingestão de maçãs conseguimos reduzir o colesterol ruim do sangue e, assim, estamos prevenidos perante as doenças coronárias.
  • Efeito saciante: as maçãs têm um alto teor em fibra, algo que supre as necessidades de seu apetite saciando os desejos de comer.

Como vemos, a maçã é um alimento ideal para perder peso, de modo que com a dieta da maçã poderemos estar bem alimentados e sem passar muita fome.

Como fazer a dieta da maçã - Propriedades da maçã para emagrecer

Vantagens e inconvenientes da dieta da maçã

Como todas as dietas, a da maçã também tem alguns prós e contras que devemos considerar. Trata-se de uma dieta express e hipocalórica que pode nos ajudar a perder peso de forma rápida, mas com alguns inconvenientes claros que deve ter em conta.

Vantagens da dieta da maçã:

  • É uma dieta fácil de seguir já que os menus e os pratos que devem ser comidos são de elaboração simples e pode levar para o trabalho ou para os lugares onde costuma comer todos os dias.
  • Os resultados da dieta da maçã são visíveis e reais: em 5 dias pode chegar a perder entre 5 e 7 quilos.
  • Pode comer todas as maçãs que quiser: se tem fome ou está em um momento de ansiedade, pode se alimentar com maçãs.
  • Sensação de saciedade: dado ao seu alto teor em fibra, a maçã te saciará e não sentirá muita fome no decorrer do dia.

Desvantagens da dieta da maçã:

  • Efeito sanfona: é muito provável que dos 5 ou 7 quilos que perder fazendo esta dieta, recupere alguns poucos assim que voltar à sua alimentação habitual; por isso, para tentar ganhar o mínimo de quilos possível, é recomendável que siga uma dieta equilibrada e com poucas calorias acompanhada de exercício físico.
  • Pouca energia: dada às poucas calorias que seu corpo ingere durante a dieta da maçã, se sentirá com menos energia do que habitualmente. Por isso é recomendável que, enquanto durar esta dieta, evite praticar exercício físico e levar uma vida muito atarefada.
  • Ansiedade por comer: ainda que a fibra da maçã consiga diminuir a sensação de apetite, é verdade que está comendo muito poucos alimentos, por isso pode sentir ansiedade pela comida e ter períodos nos quais sinta fome.
  • Promove hábitos de vida pouco saudáveis: a dieta da maçã promete perder uma grande quantidade de quilos em poucos dias comendo de forma desequilibrada e que, a longo prazo, pode prejudicar nossa saúde. É importante que não faça mais de 5 dias esta dieta e que, igualmente, durante seu dia a dia usufrua de uma alimentação saudável combinada com esporte.
Como fazer a dieta da maçã - Vantagens e inconvenientes da dieta da maçã

Menu da dieta da maçã

Por ser um plano alimentar muito estrito, para poder fazer a dieta da maçã é imprescindível que siga este menu que oferecemos a você já que, com qualquer outra combinação de comidas, não conseguirá emagrecer os quilos prometidos.

Dia 1

Só deve comer maçãs, todas as que quiser e alterná-las com pelo menos 2 litros de água.

Dia 2

  • Café da manhã: Maçã (todas as que quiser).
  • Almoço: Salada verde temperada com limão ou vinagre + Queijo cottage
  • Jantar: Maçãs

Dia 3

  • Café da manhã: Um pedaço de pão integral, uma fatia de peito de peru e 1 maçã
  • Almoço: 1 salada verde com cenoura e aipo
  • Jantar: Maçãs

Dia 4

  • Café da manhã: Pão integral com 1 fatia de peito de peru e 1 maçã
  • Almoço: Salada de verduras ao vapor e 1 lata de atum natural
  • Jantar: Um pote de cereais de arroz com 1 xícara de leite desnatado

Dia 5

  • Café da manhã: 1 maçã, 1 ovo cozido e uma fatia de pão integral
  • Almoço: 1 salada de verduras cruas + Frango na chapa (1 peito ou 1 coxa)
  • Jantar: Maçãs

Após fazer este menu, é imprescindível que coma de forma equilibrada para conseguir diminuir o máximo possível o efeito sanfona da dieta. Também é importante que observe os alimentos que ingerir à noite pois, como vê, durante a dieta da maçã nos jantares só pode comer esta fruta; em umComo ajudamos você a preparar jantares leves e perfeitos para não ganhar peso.

Como fazer a dieta da maçã - Menu da dieta da maçã

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta da maçã, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como fazer a dieta da maçã

Como fazer a dieta da maçã
1 de 5
Como fazer a dieta da maçã

Voltar ao topo da página