Partilhar

Como fazer a dieta da sopa

Por Sara Viega. Atualizado: 5 abril 2019
Como fazer a dieta da sopa
Imagem: obeso.net

A dieta da sopa é uma boa alternativa quando por algum motivo precisamos perder peso de forma rápida. No entanto, é bom lembrar que este tipo de regime não é recomendado como uma dieta habitual, pois poderia prejudicar nossa saúde devido à carência de nutrientes.

Se quiser perder entre 4,5 e 7 quilos em uma semana, este plano alimentar pode ser uma boa alternativa para você, por isso em umComo.com.br te explicamos como fazer a dieta da sopa passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da água

Antes de fazer a dieta da sopa

A dieta da sopa é muito baixa em calorias, convertendo-se em uma grande alternativa para perder peso rápido se precisar, pois em parte ajuda a eliminar líquido e reduzir a gordura. Apesar disso, é uma dieta que justamente por ser tão baixa em calorias pode gerar importantes deficiências nutricionais se praticada por mais de 7 dias.

Adicionalmente quem sofre de diabetes, problemas renais ou qualquer outra condição crônica de alta consideração, não deve fazer nem esta nem nenhuma outra dieta baixa em nutrientes, pois sua saúde pode ser altamente prejudicada.

Alimentos permitidos e proibidos na dieta da sopa

Na dieta da sopa são permitidos os seguintes alimentos:

  • Todas as verduras e vegetais
  • Todas as frutas menos a banana e as uvas (durante os primeiros dias). Recomendam-se especialmente frutas de água como o melão e a melancia, os morangos, as cerejas e as frutas cítricas
  • Chás
  • Peixe e carne magra

Mas também existem alimentos proibidos neste regime, por exemplo:

  • As farinhas
  • Os doces
  • As frituras, junk food
  • O álcool
  • Os refrigerantes
  • Café e bebidas estimulantes

Como fazer a dieta da sopa

DIA 1

Café da manhã: 1 xícara de chá, preferivelmente que ajude a combater a ansiedade.

Lanche: 1 copo de suco natural de frutas sem açúcar. Escolher preferivelmente qualquer uma das frutas recomendadas.

Almoço e jantar: toda a sopa que quiser. Se entre as refeições sentir muita fome ou ansiedade, pode consumir até um quilo de frutas, sempre evitando a banana e as uvas ao menos durante os primeiros dias.

DIA 2

Café da manhã: 1 copo de suco de verduras. Pode escolher entre cenoura, tomate, espinafre, pepino ou beterraba.

Lanche: igual ao café da manhã,1 copo de suco de verduras. Se desejar pode mudar a verdura.

Almoço: um prato de sopa de verduras acompanhado de um prato de vegetais ao vapor.

Jantar: um prato de sopa de verduras acompanhado de um prato de vegetais ao vapor e uma batata média cozida, temperada só com uma colher de azeite de oliva.

DIA 3

Café da manhã e lanche: pode comer as frutas permitidas na quantidade desejada. Para acompanhar recomendam-se chás, preferivelmente que ajudem a controlar a ansiedade

Almoço e jantar: toda a sopa de verduras que desejar mais um prato de vegetais ao vapor ou crus.

DIA 4

Café da manhã e lanche: um copo de leite desnatado ou leite de soja acompanhado de uma banana.

Almoço e jantar: sopa de verduras na quantidade desejada. Uma banana por refeição.

DIA 5

Café da manhã e lanche: uma xícara de chá acompanhada de três fatias de peito de peru ou frango. Evitar o presunto ou outros embutidos altos em gordura.

Almoço: sopa de verduras acompanhada de 250gr de carne magra assada ao forno ou grelhada. Salada com vegetais temperada unicamente com limão.

Jantar: sopa de verduras acompanhada de 250gr de peixe branco e 150gr de tomates temperados unicamente com uma colher de azeite.

DIA 6

Café da manhã e lanche: uma xícara de chá acompanhada de três faias de peito de peru ou frango. Evitar o presunto ou outros embutidos altos em gordura.

Jantar: sopa de verduras acompanhada de 250gr de peixe branco e um prato de vegetais ao vapor temperados com uma colher de azeite.

DIA 7

Café da manhã e lanche: 1 copo de suco de laranja natural sem açúcar e um chá.

Almoço: sopa de verduras acompanhada de uma porção de arroz integral com beterraba cozida. Suco de frutas natural sem açúcar.

Jantar: sopa de verduras acompanhada de uma porção de arroz integral com espinafre. Suco de frutas natural sem açúcar.

Como fazer a sopa

A preparação do caldo é fundamental na dieta da sopa. Para sua elaboração você pode usar caldo de verduras baixo em sal vendido comercialmente.

Acrescente em sua sopa 6 cebolas, 2 pimentões verde, 500gr de tomate triturado, meio aipo, couve, 4 tomates naturais, 3 cenouras, sal e pimenta. É importantíssimo também que enquanto fizer a dieta da sopa se mantenha adequadamente hidratado, ingerindo ao menos dois litros de água por dia.

Leia também: Como congelar sopa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta da sopa, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como fazer a dieta da sopa

Como fazer a dieta da sopa
Imagem: obeso.net
Como fazer a dieta da sopa

Voltar ao topo da página