Como fazer a dieta do sanduiche

Como fazer a dieta do sanduiche

Cansada de ter que renunciar ao pão em suas dietas para emagrecer? A partir de agora não terá mais que fazer isso já que a nutricionista Terica Uriol criou um plano de emagrecimento revolucionário: a dieta do sanduíche. É um método alimentar que defende a qualidade nutritiva dos carboidratos, reincorporando-o às dieta e desmitificando a teoria de que engorda. Em umComo queremos que descubra como fazer a dieta do sanduíche e que conheça, assim, em que se baseia e quais são os princípios que a fundamentam.

Passos a seguir:
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Se observarmos a pirâmide alimentar vemos como as farinhas e os carboidratos têm uma importância primordial na nossa alimentação e, no entanto, a maioria das dietas hipocalóricas limita o consumo deste alimento deixando-o em segundo plano.

Neste sentido, Terica Uriol confeccionou a dieta do sanduíche, um plano alimentar que volta a posicionar os carboidratos no lugar correspondente da pirâmide defendendo que não é o pão o que engorda e sim as gorduras e os acompanhamentos que os lanches costumam incluir. Portanto, nesta dieta você tem que eliminar as gorduras mas não os carboidratos, que voltam a ser como um dos grupos de alimentos essenciais na nossa alimentação.

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Os carboidratos trazem a energia necessária para que o corpo funcione mas sem gorduras, deste modo, consegue-se que o corpo queime as reservas de gordura, além de não passar fome porque o pão é um ingrediente muito saciante. Para conseguir este resultado é importante que os lanches sejam elaborados com ingredientes leves e pobres em gorduras, por isso esqueça os recheios ou os ingredientes mais calóricos.

O objetivo da dieta do sanduíche é reintroduzir os carboidratos na nossa alimentação, algo saudável e necessário para o organismo, mas eliminando completamente as gorduras e os alimentos menos benéficos para nós. Assim, tenta-se reconduzir os hábitos alimentares para uma consciência mais natural e respeitosa com a tradicional pirâmide.

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Para fazer a dieta do sanduíche a primeira que deve se lembrar é que o pão recomendado é elaborado com farinha integral, principalmente, porque o pão refinado (branco) não traz quase nutrientes para o nosso corpo; por outro lado, o integral tem grandes doses de fibra e vitaminas boas para o organismo.

A seguir damos a você as regras da dieta do sanduíche e o que deve fazer para conseguir emagrecer 5 quilos em um mês:

  • A base desta dieta consiste em comer a cada dia da semana um sanduíche durante a hora do almoço; se estiver cansada de comer tanto sanduíche pode substituir 2 dias por um prato de massa ou arroz integral, mas acompanhado de ingredientes leves e naturais (nada de molhos, nem tomate frito, por exemplo).
  • Os ingredientes que pode incluir em seus sanduíches são vegetais, frutas e proteínas pobres em gorduras; no caso da carne, prefira as carnes magras. Estes também serão os alimentos com os quais poderá misturar suas receitas de massa ou arroz integral (por exemplo, um arroz com verduras ou uma salada de macarrão com frango estão permitidos nesta dieta).
  • É permitido tomar ovos e lácteos mas neste último caso devem ser desnatados, portanto poderá acrescentar queijo light aos seus sanduíches ou tomar um iogurte desnatado na hora do lanche.
  • Durante o almoço pode tomar carboidratos mas ao jantar deve fazer receitas leves e apostar por pequenas quantidades de comida onde não sejam incluídos carboidratos. Assim, à noite poderá tomar proteínas e verduras mas no prato, não em sanduíche. Neste artigo de umComo contamos a você Quais são os melhores alimentos para jantar.
  • Ainda que a dieta do sanduíche consista em comer sanduíches todos os dias, também não exagere nas quantidades e prepare um gigante: a quantidade recomendada é de, no máximo, 15 centímetros de comprimento de um pão tipo baguete.
  • Dentro dos carboidratos permitidos deve saber que as bolachas salgadas ou as torradas estão totalmente proibidas porque têm muito mais sal, conservantes e gorduras que o pão que compra na padaria.
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Na dieta do sanduíche existe uma série de alimentos livres, isto quer dizer que podem ser consumidos durante o dia todo e nas quantidades que quiser. Eles são principalmente frutas e verduras que conseguirão acalmar o apetite sem aumentar a ingestão de calorias; entre eles se destacam os alimentos com calorias negativas, mas também pode tomar outros como os que listamos a seguir:

  • Tomate;
  • Alho-poró;
  • Pimentão;
  • Kiwis;
  • Limões;
  • Pickles;
  • Cogumelos;
  • Chá ou infusão;
  • Café.
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Os alimentos proibidosna dieta do sanduíche são todos os que contêm um alto valor de gordura ou óleo, portanto esqueça os croquetes, frango empanado ou batatas fritas e prefira métodos culinários mais leves e com pouco ou nada de óleo; em umComo contamos a você como cozinhar sem azeite.

O açúcar e a confeitaria também estão completamente proibidos porque são carboidratos sem praticamente valor nutritivo e, por outro lado, têm um grande conteúdo de gorduras.

Também não são permitidos alimentos graxos como os embutidos ou os frutos secos. As carnes de porco ou vermelhas não são recomendadas na dieta já que têm muita gordura; por isso prefira carnes magras e, no caso dos peixes, opte pelo peixe branco já que o azul é rico em gorduras.

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De seguida, em umComo damos a você um exemplo de cardápio da dieta do sanduíche para que veja como pode distribuir os alimentos e conseguir os resultados prometidos. Lembre-se que, para que este plano funcione, deverá incluir a prática de exercício diário em sua rotina, assim como beber no mínimo 2 litros de água por dia.

Café da manhã

  • Opção 1: chá ou infusão + torrada de pão integral com peru
  • Opção 2: suco de laranja natural (não de caixinha) + cereais integrais

Lanche da manhã

  • Opção 1: Fruta da época
  • Opção 2: Iogurte desnatado

Almoço

  • Opção 1: Salada verde + sanduíche de ovo, rúcula e presunto de peru
  • Opção 2: Caldo de verduras + sanduíche de atum ao natural com alface e maçã

Lanche da tarde

  • Opção 1: Vitamina de frutas da época
  • Opção 2: Iogurte desnatado

Jantar

  • Opção 1: Espinafre fervido + Omelete de peru
  • Opção 2: Purê de verduras + Merluza assada com limão

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