Como fazer a dieta Perricone

Como fazer a dieta Perricone

É uma das dietas que mais estão revolucionando as mulheres de todo mundo: desde rainhas até famosas de Hollywood como Gwyneth Paltrow. No entanto, não se trata de uma dieta para perder peso, mas está pensada para diminuir os efeitos do envelhecimento da pele por meio da alimentação.

A base fundamental da dieta Perricone determina que nossa saúde interior se reflete em nossa beleza exterior e, portanto, devemos incluir em nossa dieta alimentos antioxidantes que nos ajudarão a estar radiantes tanto por dentro como por fora. Em umComo dizemos-lhe como fazer a dieta Perricone e assim conhecer esta popular dieta anti-idade.

O que é a dieta Perricone

A dieta Perricone foi criada pelo Doutor Nicholas V. Perricone, professor de Medicina na Universidade de Michigan e premiado com o prêmio Master of The American College of Nutrition (MACN). Sua revolucionária dieta parte da relação que existe entre a nutrição e a saúde da pele e pode ser levado a cabo de forma express, durante 3 dias, ou de forma mais prolongada, durante 28 dias.

Com a dieta Perricone os efeitos não são visíveis de maneira imediata, mas se melhora a saúde interior e essa melhoria se vê refletida no exterior. Não é um método alimentar pensado para perder peso ainda que seja verdade que a maioria de pessoas que fizeram esta dieta viram como seu corpo se mostrava mais saudável e com menos gordura.

Com a dieta Perricone se pode apreciar um rosto mais luminoso, jovem e radiante, algo que se consegue pela ingestão de alguns alimentos que promovem a saúde das células. Esta dieta propõe uma mudança no estilo de vida e na alimentação para usufruir de uma vida mais saudável e frear a oxidação celular mediante alimentos antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-idade.

Para desfrutar dos benefícios da dieta Perricone devemos seguir uma série de regras específicas nas quais se recomenda potencializar o consumo de um grupo de alimentos específicos e abandonar outros hábitos na alimentação que são prejudiciais. Fazendo estas modificações em nossa alimentação, conseguiremos recuperar a saúde de nossa pele e de nosso organismo.

Alimentos permitidos na dieta Perricone

Como comentamos no parágrafo anterior, para poder fazer a dieta Perricone deve levar em conta uma série de regras básicas nas quais se especificam que tipo de alimentos pode consumir durante a realização deste programa alimentar. Distinguem-se 4 grupos de nutrientes certos para a dieta por sua capacidade anti-inflamatória, antioxidante e tensora da pele.

  • Proteínas de alta qualidade: Segundo a dieta Perricone precisamos consumir proteínas todos os dias para proteger nosso organismo. As proteínas aptas para esta dieta são os peixes frescos (sobretudo o salmão), o frango, o peru, os ovos, o tofu, o iogurte natural, a quinoa e as amêndoas. Ainda, recomenda-se que estes alimentos sejam de origem orgânica ou ecológica para evitar os conservantes dos mesmos.
  • Hidratos de carbono complexos: Os carboidratos complexos têm uma grande quantidade de nutrientes como a fibra, os antioxidantes ou os fito-nutrientes. Todos eles fazem que este tipo de alimento seja perfeito para conseguir os benefícios da dieta Perricone. Dentre este grupo de alimentos, se aconselha ingerir frutos vermelhos, cebolas, azeite de oliva, aveia e limão.
  • Ácidos graxos essenciais: São as conhecidas "gorduras boas" e oferecem uma grande quantidade de benefícios como a diminuição da pressão; protegem o coração, reduzem a possibilidade de que o sangue se coagule e melhora o funcionamento do cérebro. Entre os alimentos com gorduras boas encontram-se o salmão, o atum, as sardinhas, as sementes de chia, as sementes de girassol os pistaches, o azeite de oliva, o óleo de linhaça e a prímula.
  • Vitaminas antioxidantes: A vitamina A, a vitamina B e a vitamina C são imprescindíveis para poder fazer a dieta anti-idade de Perricone. Estes nutrientes nos ajudam a diminuir a oxidação das células e os radicais livres mediante a alimentação.
  • Ácido Alfa Lipóico: esta substância é gerada de maneira natural e contribui para que as nossas células produzam mais energia e, portanto, não se acumulem os radicais livres. Esta substância também pode ser consumida em alimentos como o espinafre e os brócolis e aumentar sua quantidade em seu organismo.

Alimentos proibidos na dieta Perrricone

Existe uma série de alimentos que não estão permitidos na dieta Perricone por conter substâncias que provocam o envelhecimento da pele. O Doutor Perricone determina estes 4 alimentos que devem ser evitados durante o transcurso da dieta:

  • Açúcar: trata-se de um ingrediente que causa o envelhecimento de nossas células e também faz que se perca a elasticidade da pele; portanto, está totalmente proibido na dieta.
  • Café: beber café faz que se aumentem os níveis de cortisol, isto é, o hormônio da tensão e isto faz que aumente a insulina em nosso corpo e se acelere o envelhecimento.
  • Refrescos light e sucos embalados: a quantidade de químicos e edulcorantes com a que estão feitas estas bebidas faze que se aumente a possibilidade de padecer de alguma doença cardiovascular. Além disso, seu consumo favorece a absorção de gorduras.
  • Álcool: contém moléculas que chegam a danificar a membrana plasmática, trazendo como consequência a inflamação das células e, portanto, aparecimento de rugas. No entanto, o Dr. Perricone recomenda uma taça de vinho tinto de vez em quando porque contém polifenóis, nutrientes positivos nesta dieta por sua capacidade antioxidante.
  • Fumo: o fumo gera em nossos pulmões uma grande quantidade de radicais livres fazendo que se ativem os glóbulos brancos e provocando que nossos órgãos se inflamem.

Indicações para fazer a dieta Perricone

Agora você já sabe que alimentos pode ingerir durante a dieta Perricone. No entanto, deve ter em conta que existe uma série de indicações a seguir para poder se beneficiar com os resultados desta dieta.

  • Todas as refeições devem incluir proteínas de alta qualidade carboidratos complexos gorduras saudáveis.
  • A ordem de ingestão dos alimentos também deve ser seguida de uma maneira específica: primeiro as proteínas, depois as fibras e no final os carboidratos complexos.
  • Para poder fazer a dieta Perricone é imprescindível beber de 1,5 a 2 litros de água ao dia: o primeiro copo deve ser tomado em jejum e um copo em cada refeição.
  • O café está proibido na dieta, mas pode substituí-lo por chá verde.
  • É imprescindível fazer meia hora de exercício ao dia para poder usufruir de uma vida saudável.
  • Para exibir um rosto mais jovem e luminoso é imprescindível dormir, no mínimo, oito horas por dia.

Menu dieta Perricone

Em umComo ajudamos você a saber como fazer a dieta Perricone. Por isso, propomos a você um exemplo de menu que ajudará a usufruir dos benefícios anti-idade desta revolucionária dieta.

Café da manhã

  • 85-115g de salmão defumado
  • ½ xícara de aveia tradicional fervida
  • 2 colher de sopa de mirtilos
  • 1 colher de chá de amêndoas
  • Chá verde

Almoço

  • 85-170g de salmão defumado ou grelhado
  • Salada verde com tomate, pepino, cebola e duas colheres de sopa de grãos de bico, temperada com azeite de oliva, suco de limão e alho.

Lanche

  • 50g de peito de peru ou de frango
  • 4 avelãs
  • 4 talos de aipo

Jantar

  • 170g de linguado ou bacalhau
  • 8 couves de bruxelas com maçã assadas no forno
  • Salada de alface com 60g de grão-de-bico preparada com azeite de oliva, alho e suco de limão.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como funciona a dieta cetogênica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta Perricone, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.