Como fazer blusa ombro a ombro

Como fazer blusa ombro a ombro
Imagem: horadediva.com.br

As blusas com decote ombro a ombro, conhecidas também como modelo ciganinha, são uma das últimas tendências em peças de roupa. Uma das grandes vantagens deste tipo de decote é que pode ser usado por mulheres de todas as idades e com as mais variadas formas de corpo. Este tipo de peça tem surgido em diferentes tecidos e para além de blusas, também surge em vestidos. O decote ombro a ombro é a cara da primavera e verão, deixando o look super romântico e feminino. Se você ainda não tem uma peça com este decote, então de seguida no umCOMO vamos ensinar para você como fazer blusa ombro a ombro de forma fácil.

Vai precisar de:
  • 1 metro de tecido à sua escolha
  • Elástico
  • Giz
  • Tesoura
  • Alfinetes
Passos a seguir:
1

Se você não tem muita experiência e habilidades na costura, fique tranquila que essa peça é super fácil de fazer e ótima para se iniciar. Para fazer uma blusa ombro a ombro você não precisa de um molde, precisa apenas de medir o contorno do seu busto. Imaginando que o seu busto é de 85 cm, então você vai ter de cortar dois retângulos de 42,5 cm de largura (um retângulo para a parte de trás da blusa e outro para a parte da frente), com o comprimento que desejar, podendo deixar a blusa mais ou menos comprida, dependendo do seu gosto. E se você quiser deixar a sua blusa ombro a ombro mais fluída e leve para o verão, então pode adicionar à largura metade da medida do seu busto, neste caso 42,5 cm. Sendo assim deveria cortar dois retângulos de 63,75 cm (85+42,5/2) de largura e o comprimento que desejar.

2

Caso pretenda fazer uma blusa ombro a ombro com babado, então basta cortar mais dois retângulos da largura do seu busto e do comprimento que desejar, podendo fazer um babado mais ou menos comprido.

3

Para saber a quantidade de elástico necessária para fazer a blusa ombro a ombro, você vai colocar os seus braços juntos do seu corpo e passar o elástico ao redor do sítio onde a blusa vai ficar. Confira qual a quantidade de elástico necessária para ficar confortável e não demasiado apertada. Faça uma marcação e corte o elástico na medida necessária.

4

Depois de realizar todas essas medições, pegue nos dois retângulos maiores de tecido e coloque-os um em cima do outro, deixando o lado certo do tecido para fora. Dobre-os ao meio para marcar as cavas. Para isso, deve marcar três pontos de 8 cm com um giz numa das pontas e uni-los de maneira a fazer uma circunferência. Corte esta circunferência nos dois retângulos para obter as duas cavas. Marque novamente estes pontos do outro lado dos retângulos e corte.

5

Agora coloque as duas partes da blusa ombro a ombro com o lado direito um sobre o outro e prenda os lados com alfinetes para o tecido não se movimentar na hora de costurar. Comece costurando na máquina com um centímetro de distância da borda, lembrando sempre de dar o retrocesso no início e no final da costura. À medida que for passando com a máquina pode ir tirando os alfinetes. Faça o acabamento na máquina ou com ponto zig zag.

6

Após terminar costurar a sua blusa ombro a ombro, é hora de fazer o acabamento das cavas. Para isso, deverá cortar dois retângulos de tecido de 3 cm de altura e com o comprimento que a sua cava tiver.

Depois pegue em uma das tiras e coloque-a sobre o lado direito da cava da blusa, deixando a parte direita do tecido virada para a parte direita do tecido da blusa. Vá prendendo ao redor da cava da blusa com alfinetes e costure na máquina. Uma vez costurada esta tira de tecido, vire a blusa. Depois deve dobrar o restante retângulo que acabou de costurar para baixo duas vezes. Prenda com alfinetes e costure. Faça o mesmo para a outra cava da blusa ombro a ombro.

7

Agora pegue nos dois retângulos para fazer o babado da blusa, coloque-os um sobre o outro, direito com direito. Prenda as laterais com alfinetes e costure. Em seguida, faça o acabamento nos dois lados do babado.

8

Com o babado do lado do avesso, dobre ao meio e marque o centro fazendo um pequeno corte com a tesoura para ficar sabendo onde é o centro. Faça o mesmo com a blusa, virada do avesso, dobre-a ao meio e faça um pequeno corte no centro, este centro vai ter que coincidir com o centro do babado.

9

Agora coloque o babado em cima da blusa de maneira a que o direito do babado se encontre com o avesso da blusa. Certifique-se que os pequenos cortes realizados na blusa e no babado se encontram, um sobre o outro. Prenda esse lado do babado à blusa com alfinetes. Em seguida, passe a blusa por dentro do babado para prender o outro lado do babado à blusa. Costure primeiro um lado e depois o outro.

10

Uma vez costurado o babado, deve fazer uma espécie de um túnel para colocar o elástico ao redor do decote da blusa ombro a ombro. Comece movimentando o babado do lado avesso da blusa para formar esse túnel deve ter a largura suficiente para passar o seu elástico. Vá prendendo com alfinetes ao redor da blusa. Costure e deixe uma pequena abertura sem costurar para passar o elástico.

Para colocar o elástico na blusa ombro a ombro, pode segurar o elástico com um grampo de cabelo e ir introduzindo o elástico pela parte que não costurou. Depois costure as duas partes do elástico e feche a abertura que tinha deixado aberta.

11

Faça os acabamentos do babado e na parte debaixo da blusa na máquina ou com ponto zig zag. E a sua blusa ombro a ombro está pronta!

Se quiser aprender outras formas de personalizar a sua roupa em casa, não perca estes artigos:

  • Como fazer tie-dye passo a passo
  • Como fazer uma saia tule
  • Como estampar camisetas com alvejante
Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer blusa ombro a ombro, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.