Como fazer bronzeador caseiro de urucum (colorau)

Como fazer bronzeador caseiro de urucum (colorau)

Quando chega o calor, a maioria das pessoas gostam de ostentar uma pele bronzeada, para elas sinônimo de saúde e beleza. É por esse pensamento que atualmente podemos encontrar no mercado vários produtos que ajudam a escurecer a pele ou a conferir-lhe um tom dourado, que são os chamados autobronzeadores. Apesar de ser arriscado, você pode aprender como fazer bronzeador caseiro de urucum (colorau), uma alternativa aos autobronzeadores vendidos nas lojas. Continue lendo este artigo do umCOMO para entender melhor.

Conheça os riscos

É importante referir que bronzeadores caseiros são preparos que nem sempre correm bem quando aplicados na pele pois, além de não conterem fator de proteção solar, podem originar manchas, queimaduras e alergia. De acordo com o médico Luis Macieira, em depoimento ao G1[1], o fato do urucum funcionar como um acelerador do bronzeamento pode levar a queimaduras, manchas e até mesmo câncer de pele.

Por essa razão pondere bem antes de aplicar em sua pele um bronzeador caseiro, sobretudo se não souber como os ingredientes irão reagir, e tome cuidado com a exposição solar. Atualmente não restam dúvidas que uma exposição prolongada ao sol pode levar ao câncer de pele, por isso é preciso ser cuidadosa. Afinal, é mais importante manter uma pele saudável e bonita por um bom tempo do que queimá-la e manchá-la por falta de cuidados básicos necessários ao se expor ao sol.

Por que o urucum (colorau)?

É normal que você se questione acerca do porquê de escolher urucum para bronzeado caseiro, de entre todos os outros ingredientes que poderiam ser utilizados.

Talvez não saiba mas o urucum, proveniente das sementes secas e moídas de urucuzeiro (Bixa orellana), é um corante natural há muito utilizado por diversos indígenas brasileiros e do resto da América como protetor solar, repelente de insetos e cosmético para pinturas corporais. Rico em cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitaminas A, B2 e C, apenas 1 grama é o suficiente para repor os níveis de carotenos e betacarotenos em nosso organismo, substâncias responsáveis por promover o bronzeado, igualmente presentes nas cenouras.

Em artigo publicado na revista científica Destaques Acadêmicos da UNIVATES[2], o indígena do povo xavante do Mato Grosso, Vilianes Tsere’u’awa Tsuwaté, estabelece uma comparação interessante entre o uso do urucum pelos indígenas e pelos não-indígenas:

Neste sentido, é possível comparar com a cultura de meu povo e verificar que tem algumas semelhanças e diferenças. É parecida a pintura corporal como os bronzeadores, assim como os remédios de emagrecer e colesterol com a medicina tradicional que o povo Xavante utiliza. Contudo, cabe aqui lembrar que o povo Xavante não utiliza o urucum na alimentação.

Leia também: Parafina para bronzear funciona?

Como fazer óleo de urucum

O preparo do óleo de urucum é um pouco trabalhoso. Primeiro, você precisa ter acesso aos frutos de urucum, que contém dentro de si a semente que dá o tom avermelhado que buscamos. Para produzir uma boa quantidade de óleo, são necessárias cerca de 40 frutos de urucum.

É preciso deixar os frutos secando ao sol por alguns dias até que a casca fique seca ou, se esse já for o caso na árvore, dar logo início ao preparo do óleo de urucum. Abra cada fruto com as mãos e retire as sementes com o auxílio de uma colher, transferindo-as para outro recipiente.

Em uma panela, coloque as sementes e uma xícara do óleo vegetal de sua preferência (semente de uva, jojoba, amêndoas, gergelim, etc) e deixe em fogo baixo até que a cor das sementes fique mais escura. Após esfriar, peneire as sementes e transfira o óleo para um recipiente de uso mais prático. Recomenda-se mantê-lo na geladeira e só retirar quando for usar.

Como fazer colorau caseiro

Assim como o óleo de urucum, também é possível fazer colorau caseiro a partir das sementes de urucum. Mas afinal, como fazer colorau?

Para preparar um bom volume de colorau caseiro, é interessante utilizar também cerca de 40 frutos de urucum. O processo para remover as sementes é o mesmo que fazemos para o óleo: abra-as com as mãos e coloque as sementes em um recipiente a parte com uma colher para raspá-las do fruto.

Coloque as sementes em uma panela para torrarem junto com um fio de óleo, sempre mexendo, até que a colher utilizada para mexer fique avermelhada. Junte seis colheres de sopa de fubá e continue misturando por cerca de cinco minutos.

Agora, para transformar essa mistura em pó, há algumas opções: o pilão (mais tradicional) e o liquidificador. No pilão, concentre-se em socar até formar um pó fino; no liquidificador, vá batendo aos poucos (dando impulsos) até conseguir o mesmo resultado.

Preparação do bronzeador caseiro com glicerina

Você pode preparar bronzeador caseiro de colorau para aplicar em sua pele e conseguir um ligeiro tingimento semelhante ao bronzeado, ao mesmo tempo que repele os insetos. Para isso dilua 1 colher de chá de pó de urucum, seja como ensinamos a preparar de forma caseira acima ou o comprado pronto em supermercados, em 100 ml de glicerina, misture e espalhe pelo corpo.

Como não é possível prever a reação deste bronzeador caseiro em seu corpo durante o tempo em que se colocar ao sol, aconselhamos que evite a exposição solar de modo a prevenir o risco de queimadura, manchas na pele e alergia. Tome também cuidado com a roupa pois o produto pode manchar.

Também é comum que se utilize o óleo de urucum que ensinamos a preparar como um bronzeador natural, contudo, devemos alertar que o uso desse produto não é recomendado pelos médicos. Se você quer um bronzeado com riscos minimizados, invista em um bom bronzeador que pode ser encontrado em farmácias. Esses produtos passam por testes de funcionamento e de risco antes de serem colocados à venda para o público em geral e, portanto, são mais seguros para uso do que o óleo de urucum caseiro.

Para promover seu bronzeado de forma natural, saiba também que alimentos favorecem o bronzeado, consultando esse artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bronzeador caseiro de urucum (colorau), recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. G1. Médico adverte Garotas da Laje: 'cuidado com bronzeador caseiro'. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL886515-5606,00-MEDICO+ADVERTE+GAROTAS+DA+LAJE+CUIDADO+COM+BRONZEADOR+CASEIRO.html>. Publicado em 05 de dezembro de 2018. Acesso em 25 de março de 2021.
  2. TSUWATÉ, Vilianes Tsere’u’awa; LEÃO, Marcelo Franco. DESCRIÇÃO DO PREPARO DO CORANTE E DAS DIVERSAS UTILIZAÇÕES DO URUCUM PELO POVO XAVANTE. Revista Destaques Acadêmicos, [S.l.], v. 9, n. 4, dez. 2017. ISSN 2176-3070. Disponível em:<http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1652>. Acesso em 25 março de 2021.
Bibliografia
  • BACELLAR, Heloísa. Como fazer óleo e colorau de urucum. Na Cozinha da Helô. Disponível em: <https://nacozinhadahelo.com.br/receitas/oleo-e-colorau-de-urucum/>. Acesso em 25 de março de 2021.