Como fazer cera caseira para depilação

Como fazer cera caseira para depilação

Você quer se depilar com ingredientes naturais? A cera é um produto elaborado com componentes químicos, mas se quiser fazer você mesma em casa pode optar por produtos naturais como o açúcar e o limão. O resultado é exatamente o mesmo do que quando você vai a um profissional, mas, além disso, eles dão à sua pele os nutrientes e vitaminas destes dois ingredientes. Neste artigo de umComo.com.br vamos lhe explicar como fazer cera caseira para depilação e conseguir, assim, uma pele livre de pelos, suave e nutrida.

Passos a seguir:
1

Nos últimos tempos cada vez são mais as mulheres que optam por preparar a cera depilatória em casa; o motivo é que, deste modo, conseguem uma pele mais suave, cuidada e sem nenhum pelo. A forma de conseguir isso é aproveitando o açúcar, um ingrediente que pode atuar como a cera e arrancar o pelo desde a raiz.

Esta técnica foi usada desde sempre no Oriente e agora chega às nossas casas para ficar. Trata-se de um método natural e sem aditivos que consegue, além de eliminar o pelo, melhorar a saúde da pele diminuindo, também, a dor que se sente em cada puxão.

2

Para fazer cera depilatória, você precisará de reunir estes ingredientes que, com certeza, deve ter em casa:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • 3 colheres de sopa de água

Tendo estes ingredientes, a primeira coisa que você precisa saber é que o método que seguiremos é muito similar a quando preparamos calda em nossas receitas de cozinha.

3

O primeiro passo para fazer cera caseira para depilação consiste em colocar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar em temperatura média. Você não deve sair da cozinha, pois deverá mexer constantemente para evitar que queime. Quando vir que começa a ferver, baixe o fogo e deixe mais alguns minutos até ver que se forma a massa com a qual poderá se depilar.

4

O momento de retirar a mistura do fogo é quando vir que a sua cor está ligeiramente dourada; se você vir que o açúcar está escuro descarte-o, pois estará queimado e poderia danificar a sua pele. Quando estiver neste tom dourado, tire a massa do fogo e deixe esfriar em um lugar fresco, nada de refrigerador, porque não queremos que endureça muito.

O momento perfeito é quando o açúcar estiver pegajoso, por isso servirá para nos ajudar a arrancar o pelo.

5

Para se depilar com açúcar é imprescindível que, antes de qualquer coisa, você limpe bem a área que quer trabalhar para que a cera caseira para depilação tenha melhor aderência à pele. A manipulação é manual e, para evitar que fique muito colada, é aconselhável colocar nas suas mãos azeite de oliva ou óleo de amêndoas.

6

O ideal é que você aplique a cera com a sua mão ou, se preferir, use uma espátula que esteja impregnada de óleo para deslizar melhor. Aplique a cera na área a ser tratada na direção contrária à do pelo, depois coloque em cima uma tira de papel ou de tecido e puxe com força para poder extrair o pelo.

Como você pode ver, o método de depilação é exatamente o mesmo daquele que usamos para a cera depilatória, mas neste caso, os produtos usados são naturais e muito favoráveis para a saúde da pele.

7

Depois de terminar a depilação, os poros devem ser fechados, para isso basta lavar a zona depilada com água fria e passar gelo. Para além disso, também deve lavar a área depilada para retirar o excesso de cera na pele. Coloque um creme hidratante na área depilada, mas que não contenha álcool na sua fórmula. O ideal é utilizar loções calmantes com camomila ou calêndula, que ajudam a acalmar a irritação da pele.

8

Outros cuidados a ter após a depilação:

  • Não deve expor a zona depilada ao sol.
  • Não deve aplicar produtos desodorantes no dia em que fez a depilação.
  • Evite usar roupas apertadas ou que possam gerar atrito com a zona depilada.
  • Dois dias após a depilação, faça uma esfoliação na zona.

Pode guardar a cera restante para uma próxima vez, para isso deve guardar a cera num recipiente de vidro com tampa. É normal que da próxima vez que usar a cera, esta esteja dura. Deve aquecê-la em banho-maria até que volte à sua textura inicial, sempre com atenção à temperatura.

9

E se a depilação com cera se torna num verdadeiro suplício para si, confira algumas dicas que temos para si para reduzir a dor na depilação.

Se mesmo depois de experimentar os nossos conselhos para reduzir a dor na depilação com cera, continua não conseguindo suportar a dor, experimente o banho de lua, uma forma de clarear os pelos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cera caseira para depilação, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.