Partilhar

Como fazer creme para as cutículas

Como fazer creme para as cutículas

Um bom e saudável crescimento das unhas tem muito a ver com o estado no qual se encontrem as cutículas, as quais são uma parte fundamental para manter as unhas livres de infecções, desidratação e outros problemas que possam afetar a sua aparência. Um dos passos mais importantes em toda manicure é o cuidado das cutículas e é sempre necessário amaciá-las e suavizá-las antes. Desta forma, o resultado será uma manicure impecável e umas unhas bonitas. Neste artigo de umComo vamos mostrar para você uma seleção de cremes caseiros para as cutículas, preste atenção e experimente o tratamento que mais gostar.

Também lhe pode interessar: Como tirar as cutículas das unhas

O que são as cutículas das unhas?

As cutículas são a pele que se localiza ao redor das unhas, ou seja, essa pele esbranquiçada que protege o contorno da unha presa ao dedo. Cumprem uma função muito importante e são essenciais para a saúde das nossas unhas, pois são responsáveis por as manterem protegidas de possíveis infecções e favorecem um crescimento saudável e forte das mesmas. É por este motivo, pelo menos ao fazer-se a manicure, que nunca se deve cortar em excesso, pelo contrário, convém hidratá-las para suavizá-las e poder retirar as peles que ficam em excesso que acabam afetando a beleza das nossas mãos.

Além disso, se mantivermos as cutículas bem cuidadas e hidratadas, iremos permitir que a circulação do sangue seja adequada na zona e, portanto, as unhas crescerão mais rapidamente e de forma completamente saudável. De seguida, vamos mostrar para você alguns dos melhores cremes caseiros que pode utilizar para amaciá-las e suavizá-las antes de retirar com um cortador de cutícula ou empurrá-las para trás com um palito de laranjeira. Se interessar a você, no artigo Como tirar as cutículas pode ver os passos a seguir na hora de fazer a manicure.

Como fazer creme para as cutículas - O que são as cutículas das unhas?

Creme de manteiga de karité para cutículas

O primeiro creme caseiro para cutículas que propomos combina a manteiga de karité e o óleo de amêndoas, por isso o resultado é uma preparação ultra hidratante para as unhas. A manteiga de karité é rica em vitaminas A, D, E e F e, por isso, nutre a pele em profundidade e combate a secura; por sua vez, o óleo de amêndoas é um poderoso hidratante e desinflamante natural.

Ingredientes:

  • 3 colheres de chá de manteiga de karité
  • 2 colheres de chá de óleo de amêndoas

Aplicação: primeiro derreta a manteiga de karité em banho maria e, quando tiver derretido, adicione o óleo de amêndoas e misture bem. Deixe esfriar uns minutos e, posteriormente, aplique-a sobre as cutículas realizando uma massagem suave e circular.

Como fazer creme para as cutículas - Creme de manteiga de karité para cutículas

Creme de cera de abelhas para cutículas

Muitos tratamentos e cosméticos hidratantes para a pele são feitos com cera de abelhas, já que se trata de um produto que contribui com uma suavidade incrível. Por isso, também pode aproveitar para manter suas cutículas e mãos perfeitas. Recomendamos que você adicione um pouco de óleo de rícino, pois é um dos melhores óleos para fortalecer as unhas e evitar que se quebrem com facilidade.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de cera de abelha
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino
  • gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Aplicação: esquente em banho maria a cera de abelhas junto com o óleo de rícino. Misture os dois ingredientes até ver que a cera de abelhas derreteu, depois retire do fogo e deixe esfriar. Adicione umas 3 ou 4 gotas de óleo essencial de lavanda, volte a misturar e já poderá aplicar este creme sobre as cutículas.

Como fazer creme para as cutículas - Creme de cera de abelhas para cutículas

Creme de ovo e azeite de oliva para cutículas

Dois ingredientes básicos como o ovo e o azeite de oliva são também uma excelente alternativa para amaciar as cutículas e proporcionar às unhas a nutrição que precisam para estarem bonitas e saudáveis. A gema do ovo, que é o que deverá utilizar, contém lecitina e ácidos graxos que são ideais para hidratar as cutículas; e o azeite de oliva é um grande condicionador que, também contribuirá com muito brilho para as unhas.

Ingredientes:

  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Aplicação: primeiro, deve separar a clara da gema do ovo. De seguida, bata a gema em um recipiente, adicione o azeite de oliva e mexa para ficar bem misturado. Uma vez feito isto, só terá que mergulhar as unhas na mistura durante uns 10 minutos.

Como fazer creme para as cutículas - Creme de ovo e azeite de oliva para cutículas

Creme de glicerina e vitamina E para cutículas

A glicerina é um líquido viscoso e transparente que possui uma grande capacidade umectante, e por isso utiliza-se em muitos tratamentos para as peles secas que precisam de uma hidratação extra. Assim, as suas unhas também podem se beneficiar disso e, além disso, com um pouco de vitamina E, poderá dar ao creme um efeito rejuvenescedor perfeito para as suas mãos.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de glicerina
  • 1 cápsula de vitamina E, à venda em farmácias ou lojas de produtos naturais

Aplicação: em um recipiente, coloque a glicerina e o conteúdo da cápsula de vitamina E, mexa até obter uma pasta homogênea e aplique o creme resultante sobre as cutículas. Pode fazê-lo diretamente com os dedos ou com a ajuda de um disco de algodão.

Como fazer creme para as cutículas - Creme de glicerina e vitamina E para cutículas

Arrumar as unhas para que fiquem bonitas

Uma vez aplicados um destes cremes caseiros para cutículas, se você quer fazer a manicure em casa para conseguir umas unhas bonitas e cuidadas, mas não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe, em umComo temos uma longa lista de artigos que ajudarão você a consegui-lo de forma fácil. Não perca:

Como fazer creme para as cutículas - Arrumar as unhas para que fiquem bonitas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer creme para as cutículas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer creme para as cutículas

Como fazer creme para as cutículas
1 de 7
Como fazer creme para as cutículas

Voltar ao topo da página