Partilhar

Como fazer cronograma capilar

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer cronograma capilar
Imagem: twitter.com

Os cuidados com os fios devem ser constantes quando a ideia é mantê-los saudáveis e bonitos. Porém, em meio a tantos procedimentos é preciso organizar o calendário, dessa forma, saber como fazer cronograma capilar é um modo muito eficiente de prever o que os seus fios precisam e quando. Veja como funciona o procedimento com as dicas do umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer inversão capilar passo a passo
Passos a seguir:
1

O cronograma capilar é um tipo de calendário que cada pessoa pode criar a fim de saber quais são os procedimentos para tratar os fios que devem entrar na sua agenda e em que momento do mês. Cada uma pode montar o seu próprio cronograma, conforme as necessidades do seu cabelo. No entanto, existem modelos padrões para as iniciantes, que vão guiar os próximos calendários.

Como fazer cronograma capilar - Passo 1
Imagem: cronogramacapilar.com
2

Para entender melhor, o calendário capilar oficial conta com quatro semanas, cada uma delas com três fases. Isso significa que na semana número um é indicado fazer duas hidratações e depois uma nutrição. Na segunda semana, mais uma vez, duas hidratações e uma nutrição. Na terceira, duas hidratações e uma reconstrução e, por fim, na última semana duas hidratações e depois uma nutrição novamente.

3

É importante lembrar que entre cada procedimento deve haver um período de 48 horas. Tendo uma ideia melhor de como funciona o calendário capilar, é possível ajustá-lo a cada mês do ano e organizar a sua agenda para as idas ao salão de beleza ou mesmo para preparar as receitas caseiras que também podem ser aplicadas nos fios para hidratar, reconstruir e nutrir o cabelo.

4

Com o tempo, é possível que cada pessoa observe os resultados que o calendário capilar está oferecendo aos seus fios e, se achar necessário, fazer os ajustes. Existem ainda outros exemplos de calendários, conforme o estado de cabelo. Quem está com os fios saudáveis, pode começar com uma hidratação e uma nutrição na primeira semana, duas hidratações na segunda semana, repetir uma hidratação e uma nutrição na terceira e, na quarta semana, fazer uma hidratação e uma reconstrução leve.

5

Já quem está com os fios um pouco danificados pode fazer na primeira semana uma hidratação, uma nutrição e mais uma hidratação, na segunda semana repetir o mesmo, na terceira trocar a nutrição pela reconstrução e voltar com uma hidratação, mais uma nutrição e outra hidratação na última semana do cronograma.

6

As pessoas que seguirem o calendário capilar, mas decidirem fazer os procedimentos em casa devem identificar as substâncias hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. A partir disso, é possível criar uma série de receitas diferentes para proporcionar aos fios uma maior variedade de benefícios. No caso das hidratantes, algumas são glicerina, colágeno e elastina, bepantol, extratos botânicos, vitaminas, aloe vera, proteínas do arroz, da aveia e da seda.

Como fazer cronograma capilar - Passo 6
Imagem: cabelosderainha.com.br
7

Já as substâncias que nutrem os cabelos são ceramidas, manteigas de karité, cupuaçu, cacau, abacate e macadâmia e óleos de coco, oliva, tutano e argan. Por fim, as substâncias reconstrutoras são arginina, queratina, colágeno e aminoácidos do trigo. Embora todos os fios requeiram cuidados, quem está com os cabelos saudáveis deve evitar pecar por excesso e realizar somente os procedimentos necessários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cronograma capilar, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer cronograma capilar

Como fazer cronograma capilar
Imagem: twitter.com
Imagem: cronogramacapilar.com
Imagem: cabelosderainha.com.br
1 de 3
Como fazer cronograma capilar

Voltar ao topo da página