Partilhar

Como fazer dieta low carb

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer dieta low carb
Imagem: goosiam.com

A dieta low carb é uma estratégia de emagrecimento que consiste em reduzir o consumo de carboidratos: a proporção de proteínas e gorduras aumenta e a ingestão de amidos e açúcar diminui. Você pode comer alimentos gostosos que o deixam saciado e ainda perder peso com este regime, desde que evite alguns erros comuns que resultam em aumento de peso. Se deseja melhorar a sua figura sem passar fome, essa é a dieta indicada para si. Saiba o que deve e o que não deve comer, aprendendo como fazer dieta low carb nesse artigo umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da água
Passos a seguir:
1

Se você vai adotar o regime baixo em carboidratos, não pense que é necessário contar calorias.

Evitando açúcar e amidos, o açúcar no sangue estabiliza e os níveis de insulina diminuem significativamente. A insulina é o hormônio que queima gordura e a sua redução aumenta a perda de volume e provoca saciedade.

Nunca exclua completamente os alimentos ricos em carboidratos. Trocá-los por carboidratos de baixo índice glicêmico é mais saudável para o seu organismo pois eles são absorvidos de forma mais lenta.

Os passos seguintes explicam quais os alimentos que deve ingerir e quais devem ser evitados.

2

Proteínas: As carnes são mais que permitidas nesse regime. Procure comprar carnes sem amido e açúcar na sua composição. O indicado é comprar carnes não temperadas e fazer o tempero em casa. Saiba quais são os temperos adequados a uma dieta de emagrecimento.

Peixes, porco, boi, crustáceos e frango são liberados. Coma a sua carne preferida e não se preocupe com a gordura presente no seu corte favorito. Não esqueça que nuggets e salsichas não entram nessa categoria.

Dica: Bacon está incluído!

Como fazer dieta low carb - Passo 2
Imagem: loosemeat.biz
3

Verduras e legumes: Abuse das saladas. Se você tem problemas com alimentos verdes, será melhor considerar outra dieta. Os legumes cozidos também devem estar presentes no seu prato.

Rúcula, alface, agrião, couve, escarola, espinafre e tudo o que tem folha verde é liberado. Abobrinha, brócolis, cebola, alho, tomate, pimentão, espargos, pepino, chuchus, rabanete, berinjela e couve-flor são também ótimos alimentos para você incluir na dieta low-carb.

Dica: Para diferenciar os alimentos que pode comer, evite tudo o que cresça debaixo da terra. Batata, cenoura, mandioca e beterraba são alimentos bem gostosos, mas estão lotados de carboidratos.

Como fazer dieta low carb - Passo 3
4

Frutas: As frutas são, na sua maioria, ricas em carboidratos. Exclua as frutas da sua dieta nas primeiras duas semanas e procure mudanças no seu corpo.

Depois desse período, opte por peças com menor quantidade de carboidrato como amoras, coco, abacate, morangos e mirtilos.

Como fazer dieta low carb - Passo 4
5

Ovos: Ovos são muito fáceis de fazer e estão liberados na dieta low-carb. Pode comer ovos fritos, mexidos ou cozidos. No entanto, o ovo cozido é o mais versátil pois pode ser colocado na salada, na sopa ou comido simples ao lanche.

A quantidade de carboidrato presente no ovo não é relevante para este regime, por isso coma ovo no café da manhã, almoço ou jantar.

Descubra quais os benefícios do ovo aqui.

6

Laticínios: Os laticínios são alimentos low carb. Todos os queijos têm poucos carboidratos, variando a quantidade consoante o tipo. Para perder peso, evite os queijos brancos como ricota ou cottage pois contêm maior quantidade de lactose.

Dica: Nata e creme de leite são alimentos low carb! Adicione nata no café, no molho do salmão ou até em legumes gratinados.

Como fazer dieta low carb - Passo 6
7

Frutos secos e sementes: Todas a nozes são permitidas: amêndoas, pistaches, macadâmias, etc.

Se procura perder muito peso, não coma mais de trinta gramas por dia. Tenha atenção às porções!

Dica: O amendoim é rico em carboidratos, mas pode ser uma boa opção em locais onde só existem alimentos industrializados.

Como fazer dieta low carb - Passo 7
Imagem: listsurge.com
8

Gorduras: As gorduras indicadas são o azeite de oliva e a manteiga. Para preparados de maior temperatura, como frituras ou refogados, prefira a manteiga. Use o azeite para temperar saladas e legumes cozidos.

Como fazer dieta low carb - Passo 8
Imagem: ciooa.com
9

Alimentos a evitar: Estão proibidos:

  • Feijão, lentilha e ervilha.
  • Açúcar (de qualquer tipo) - lactose, frutose, sacarose, açúcar de coco, açúcar mascavo, açúcar light;
  • Grãos - Nada de farinha, mesmo que seja integral. Bolos, macarrão, pães, pizza, biscoitos e tudo o que é preparado com farinha está fora do regime.
10

Nota para diabéticos: Aumentando a ingestão de carboidratos que produzem mais glicose sanguínea, ajuste a toma de medicação para controlá-la. Tomando a dose regular antes de começar uma dieta low-carb pode causar hipoglicêmia. Se deseja adotar esta dieta, teste a glicêmia regularmente. Se você apenas é tratado com dieta ou Metformina, não corre risco de hipoglicêmia. Consulte o seu médico para que seja assistido na adaptação ao regime pobre em carboidrato.

11

Optando por esses alimentos e evitando comidas rápidas industrializadas, é possível perder peso e manter uma vida saudável, sem esforço. As quantidades ingeridas devem ser reguladas de acordo com o peso que procura perder, comendo porções menores se quiser perder mais gordura corporal.

Bom apetite!

Como fazer dieta low carb - Passo 11
Imagem: mumsnet.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer dieta low carb, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Restringir o consumo de carboidratos de forma severa pode prejudicar seriamente a sua saúde. Procure manter uma dieta equilibrada dentro do critério low-carb.

Escrever comentário sobre Como fazer dieta low carb

Como fazer dieta low carb
Imagem: goosiam.com
Imagem: loosemeat.biz
Imagem: listsurge.com
Imagem: ciooa.com
Imagem: mumsnet.com
1 de 8
Como fazer dieta low carb

Voltar ao topo da página