Partilhar

Como fazer esfoliantes para a pele oleosa

Esfoliar a pele é um dos rituais cosméticos mais benéficos para a nossa pele, pois ajuda-nos a eliminar as células mortas que se acumulam no rosto e corpo, favorecendo a suavidade, a luminosidade e ajudando a facilitar o processo de limpeza. É um hábito fundamental para manter uma pele com os poros fechados e também para ajudar a esconder as cicatrizes e marcas.

Mas quando se trata de optar por soluções de esfoliação caseira, é importante escolher aquelas adequadas para o seu tipo de pele, assim conseguirá potencializar seus atributos, sem destacar seus lados negativos. Se o seu problema é o excesso de sebo na pele, em umComo.com.br explicamos para você como fazer esfoliantes para a pele oleosa e conseguir um rosto sempre perfeito.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele oleosa

O que ter em conta ao esfoliar a pele oleosa

Quando optamos por produtos naturais para esfoliar este tipo de pele, é fundamental ter em conta que os ingredientes à base de óleos aumentam a presença de sebo na pele, afetando notavelmente a sua aparência, por isso devem ser evitados. Ao invés disso, recomenda-se usar frutas cítricas como o limão ou o kiwi, que ajudam a diminuir e a neutralizar a gordura, isto faz com que a pele fique bem mais limpa e bonita.

Adicionalmente, a argila verde está especialmente recomendada para peles oleosas, já que, além de servir como esfoliante, é um excelente ingrediente para elaborar uma máscara facial limpadora que elimine toxinas e deixe a sua pele suave e bonita.

Para esfoliar o seu rosto corretamente deverá:

  • Limpar bem o seu rosto antes.
  • Aplicar o esfoliante com o rosto úmido para que se espalhe melhor na pele.
  • Realizar movimentos circulares suaves e crescentes para espalhar o produto. Não é necessário esfregar com força, isto só conseguirá irritar a pele.
  • Retirar com água fria para ajudar os poros a fechar.
  • Esfoliar uma vez por semana para uma pele perfeita.
Como fazer esfoliantes para a pele oleosa - O que ter em conta ao esfoliar a pele oleosa

Esfoliante de aveia, limão e água

A aveia é um dos melhores esfoliantes naturais para o corpo e o rosto, ajuda a eliminar as células mortas e a hidratar a pele, contribuindo com suavidade em um único uso. Se a juntamos com o limão, teremos uma alternativa perfeita para peles oleosas, pois este cítrico é um excelente adstringente que ajuda a controlar o sebo na pele.

Para elaborar esta opção precisa de:

  • 2 colheres de sopa de flocos de aveia
  • ¼ de xícara de água
  • O suco de meio limão

Hidrate os flocos de aveia na água durante 10 minutos para que os mesmos amaciem, passado esse tempo, adicione à mistura o suco de limão e mexa bem. Aplique a massa em seu rosto em movimentos circulares para conseguir o efeito perfeito, depois retire com água fria.

Como fazer esfoliantes para a pele oleosa - Esfoliante de aveia, limão e água

Açúcar e limão, um clássico ideal

Quando se trata de eliminar as células mortas da pele, o açúcar é uma das opções mais utilizadas, por isso destaca-se entre os esfoliantes ideais para a pele oleosa. Por si torna-se benéfico, mas se adicionarmos umas gotas de suco de limão, potencializaremos as propriedades adstringentes, conseguindo um melhor efeito.

Para o fazer você precisa de:

  • Uma colher de sopa de açúcar
  • O suco de meio limão

Misture ambos ingredientes e, se necessário, adicione umas gotas de água para amaciar a massa. Depois, aplique no rosto úmido com movimentos circulares suaves, retire com água fria.

Como fazer esfoliantes para a pele oleosa - Açúcar e limão, um clássico ideal

Argila verde, perfeita para esfoliar e limpar

A argila verde está cheia de benefícios para a pele, especialmente se a sua pele é oleosa. Este produto ajuda a limpar a pele em profundidade, contribui para a sua regeneração, acalma e desinflama a pele, conta com propriedades antissépticas e além disso, é um grande esfoliante, ou seja, terá um cosmético completo e natural.

Se quer fazer esta máscara esfoliante só precisa de:

  • 2 colheres de sopa de argila verde de uso cosmético, à venda em lojas de produtos naturais.
  • Água potável.

Em um recipiente de plástico e usando uma colher de plástico, nunca de metal pois se perderão as propriedades do produto, adicione as duas colheres de sopa de argila e um pouco de água até criar uma massa espessa. Aplique a máscara com o rosto limpo de forma uniforme, deixe atuar por 10 minutos e depois mexa com movimentos circulares. Sua pele ficará renovada!

Como fazer esfoliantes para a pele oleosa - Argila verde, perfeita para esfoliar e limpar

Kiwi e açúcar, esfoliação e nutrição

Entre as opções para fazer esfoliantes para a pele oleosa, uma excelente combinação é a de kiwi e açúcar, pois dá à pele a vitamina C e os antioxidantes desta fruta, reduzindo a gordura e melhorando a aparência do rosto, ao mesmo tempo em que o açúcar favorece a eliminação das células mortas.

Você só precisa de:

  • 1 kiwi descascado e triturado
  • 1 colhe de sopa de açúcar

Misture ambos ingredientes e aplique no rosto com movimentos circulares, retire com água fria e consiga uma pele espetacular.

Como fazer esfoliantes para a pele oleosa - Kiwi e açúcar, esfoliação e nutrição

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer esfoliantes para a pele oleosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer esfoliantes para a pele oleosa

1 de 6

Voltar ao topo da página