Como fazer facilmente sapatos em casa

Como fazer facilmente sapatos em casa

Qualquer pessoa que tenha feito botas ou sapatos de tecido para bebes sabe que é um processo simples. Muitos artesãos começam fazendo sapatilhas para uso pessoal em sua casa. Com materiais simples e fáceis de costurar à mão, pode começar a fazer sapatos simples. No entanto, artesãos ambiciosos descobrem oficinas e livros que estão disponíveis para expandir os seus conhecimentos.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Trace o contorno de um sapato favorito seu ou do pé para desenhar o tamanho da planta do pé com um lápis em papel de jornal ou papel de embrulho. Substitua a forma da sola por o redondo da parte de trás do pé. Acrescente 2 centímetros à volta do molde, que representa o espaço dedicado à costura. Corte o molde.

2

Meça a parte superior do seu pé, desde a ponta do seu dedo mais comprido até à parte de trás do calcanhar, com uma fita métrica de uma forma não estruturada. Este comprimento determina o comprimento total da parte superior do sapato. Anote estas medidas bem como o comprimento dos pés até ao calcanhar.

3

Desenhe o molde da parte superior do sapato sobre o papel, começando por traçar o contorno dos pés do padrão original em meio círculo. Alongue os lados do meio círculo para o exterior do semicírculo à distância medida do comprimento dos pés aos calcanhares. Esta extensão deve estar em linha recta, que se estende desde o ângulo do contorno do pé.

4

Siga o desenho do padrão da parte superior do sapato, com o traçado de linhas perpendiculares à linha que se estende ao longo do comprimentos dos dedos do pé. Estas linhas devem ter pelo menos 6 centímetros de comprimento. Desenhe um "V" entre as linhas, e a ponta do V deve estender-se aproximadamente a 1/2 da medida da linha dos dedos. Acrescente 1 centímetro em redor do molde, que representa a costura do modelo inteiro, exceto o interior do centro V. Corte o molde de papel.

5

Corte pedaços de feltro ou tecido para os sapatos com os moldes de papel. Corte peças a mais se pensou em colocar várias camadas.

6

Marque 6 ou mais furos ao longo das bordas do V no interior com um lápis. Assinale-os com um espaço entre os buracos de 1 polegada e situe-os a 1 polegada da borda. Corte um semi-círculo abaixo da ponta do V para formar a língua do sapato. Faça dois furos na língua.

7

Coloque o lado direito do sapato junto ao lado oposto e cosa-os. Faça a costura em volta a dois centímetros da borda. Cosa à mão ou à máquina. Apare a margem da costura e coloque as pontas para baixo para evitar atrito. Gire o canto superior para fora.

8

Dobre a borda superior do sapato cerca de 2 centímetros. Faça perfurações com um perfurador ou corte com uma tesoura afiada através das duas camadas de feltro ou tecido, tal como indicado. Passe uma fita ou um cordão de sapatos pelos furos nas laterais e na língua. Utilize fita adesiva para fazer as laterais do sapato.

9

Junte a sola à parte superior do sapato com os lados oposto juntos, centrando a parte superior na sola. Cosa à mão ou à máquina em todos os lados utilizando apenas um centímetro de costura. Apare a costura como desejado e termine as bordas com pontos de costura de máquina ou pontos aplicados à mão.

10

Use cola de tecido para acrescentar camadas extras de feltro ou de tecido à sola. Estas peças também podem ser cosidas à parte superior, mas se forem demasiadas camadas, será difícil cosê-las com uma máquina de costura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer facilmente sapatos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos
  • Reforce a sola dos sapatos com um modelo comprado numa loja de sapatos ou numa loja de descontos.
  • Faça com que os sapatos pareçam femininos ou masculinos, através da escolha de materiais e da incorporação de ornamentos.
  • O ajuste e a montagem dos sapatos pode exigir experiência e, portante ajuste com medidas precisas.
  • Estas sapatilhas podem ser muito escorregadias em superfícies lisas. Para isso, poderá alterar a camada fina da sola e colocar um tecido menos escorregadio como o couro sintético ou pulverizar com um produto que melhora a tração.