Como fazer furo em cinto

Como fazer furo em cinto

Comprou um cinto, mas ele não é do seu tamanho? Ou, então, um cinto que você costumava usar já não serve tão bem assim? Se você não está se sentindo totalmente confortável com seu cinto, e gostaria que ele ficasse mais folgado ou ajustado, pode recorrer a diferentes técnicas para fazer furos nele.

Neste artigo do umCOMO te explicamos diferentes métodos para que você veja como fazer furo em cinto. Confira as instruções e faça com que seu cinto fique sempre perfeito no corpo graças a estas dicas fáceis.

Como fazer furo em cinto com um furador

Se você quer fazer furo em cinto de couro como um autêntico profissional, recomendamos que você o faça usando um furador de couro. Graças a essa ferramenta, você conseguirá fazer um novo buraco discreto e perfeito no seu cinto, sem que o acessório perca a harmonia dos buraquinhos já existentes.

Essa ferramenta pode ser encontrada por um preço justo, tanto em lojas físicas de artesanato e artigos manuais quanto online. Antes de comprar o furador, entretanto, recomendamos que você compare o tamanho do furador com o dos furos já existentes no seu cinto, a fim de que todos fiquem com a mesma medida. Se você comprar o objeto em uma loja física, certifique-se de que a ponta da ferramenta entra e se ajusta aos furinhos já presentes no cinto. Você também pode fazer os furos com um furador rotativo, que possui ponteiras de diferentes tamanhos e é opção perfeita para fazer qualquer orifício, de qualquer medida, em cada um dos seus cintos.

Caso você queira fazer um cinto do zero e precise criar todos os furos, recomendamos que você os faça com uma distância de 1,25 centímetros entre eles, no caso de cintos de 1 centímetro de largura. Já cintos que tenham largura superior a 2,5 centímetros devem contar com furos com uma distância de 2,85 entre os buracos. Com o furador em mãos, siga os passos:

  1. Use uma caneta permanente para marcar a área do cinto onde você irá fazer o furo. Recomendamos que você use uma régua ou uma fita métrica para que a distância do novo orifício seja a mesma presente nos buracos já existentes. Vale a pena fazer um ponto com cuidado diretamente no local selecionado.
  2. Ajuste o cinto ao furador de maneira que o ponto que você fez com a caneta fique exatamente embaixo da ponta da ferramenta.
  3. Para que o resultado seja ainda melhor, tenha certeza de que o cinto está bem posicionado e firme antes de fazer o furo.
  4. Nessa posição, pressione com força, juntando os braços do perfurador firmemente para fazer o orifício. O couro do cinto geralmente costuma ser bem resistente, então pode ser que você precise aplicar um pouco de pressão.
  5. Quando notar que o furador atravessou o cinto, o furo estará pronto. Se sobrar algum pedaço de couro dentro do buraco, impedindo a entrada da fivela, use uma tesoura pequena ou um palito para removê-lo.

Como furar cinto usando uma broca

Mesmo que o método anterior te ajude a fazer um furo no cinto de maneira profissional, existe também uma outra forma rápida que vai te salvar em situações nas quais você precise resolver o problema caso não tenha essa ferramenta em mãos ou não possa comprá-la. Como, então, fazer um furo em cinto de couro sem um furador? Nesse caso, sugerimos que você use uma broca elétrica, sempre tomando os devidos cuidados. Para fazer um furo rápido em um cinto com uma broca, siga as instruções:

  1. Primeiro, marque a localização desse orifício, lembrando de usar uma fita métrica ou uma régua para te auxiliar a medir a distância entre os furos já existentes e, assim, manter a harmonia entre todos os buraquinhos. Outro truque eficiente é marcar o ponto em que o cinto se ajusta ao seu corpo de maneira mais confortável, para que você saiba exatamente onde quer que ele se encaixe na fivela (seja numa mesma distância dos outros furos ou não, o importante é que ele fique bem ajustado).
  2. Após marcar a posição do novo furo, estique o cinto sobre uma superfície plana e firme, e coloque objetos pesados em suas extremidades para que ele fique bem estirado e preso.
  3. Use uma broca pontiaguda que se ajuste aos demais furos do cinto, a fim de que todos tenham o mesmo tamanho.
  4. Perfure com pequenos golpes assim que começar a fazer o furo no ponto selecionado, e assegure-se de que a broca será capaz de penetrar e atravessar a superfície na qual você apoiou o cinto.
  5. Assim que você tiver feito o furo, certifique-se de que nenhum pedaço de couro capaz de obstruir a entrada da fivela ou outros objetos similares tenha sobrado no buraco.

Outras ferramentas para fazer furo em cinto

Caso você não tenha uma broca, não se preocupe: você poderá fazer o furo usando outras ferramentas ou objetos pontiagudos, como um furador ou uma chave de fenda, ou até mesmo uma tesoura afiada caso o cinto seja de tecido – todas essas ferramentas são capazes de te ajudar a resolver o problema. O uso do furador caseiro ou chave de fenda para fazer furo em cinto é simples:

  1. Meça a área em que quer fazer o furo e coloque o cinto esticado sobre uma superfície firme, que possa ser atravessada ou perfurada. Recomendamos, ainda, que você coloque uma peça de madeira firme entre o cinto e a superfície.
  2. Pressione a ferramenta pontiaguda na área onde você irá fazer o furo.
  3. Você pode pressionar a ferramenta no cinto com auxílio de um malho ou martelo, para assim conseguir perfurar o couro ou outro material do cinto por completo.

Fato é que este não é um método profissional, ou seja, o furo não vai ficar perfeito e, provavelmente, vai demorar mais tempo para ser feito do que usando o furador elétrico. Mesmo assim, você será capaz de fazer o furo no cinto quando estiver com pressa, com um acabamento mais artesanal e menos polido. Para melhorar o resultado nesse caso, use também um prego, que vai te ajudar a perfurar cintos mais finos e poupar um pouco de tempo na hora de abrir o buraquinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer furo em cinto, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.