Como fazer gel desinfetante em casa

Como fazer gel desinfetante em casa

O gel desinfetante é uma alternativa na hora de higienizar as mãos quando não há água e sabão disponíveis, mas não os substitui. Este tipo de produto desinfeta a pele eliminando os micróbios e os germes e é um complemento ideal após lavar as mãos. Para poder aproveitar ao máximo a sua proteção, o melhor é aplicar um pouco deste gel após lavar as mãos, esfregar até sentir que se desfaz e, assim, aumentará a sua eficácia. Como nem sempre é possível encontrá-lo em supermercados, é possível fazer gel desinfetante para as mãos em casa. Neste post do umCOMO mostramos como fazer gel desinfetante em casa, mas gostaríamos de lembrar que as recomendações oficiais da Organização Mundial de Saúde são sempre priorizar um produto certificado, fabricados por profissionais especializados.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Os ingredientes e materiais citados anteriormente estão de acordo com o guia publicado pela OMS para profissionais locais e foram adaptados à proporção de 1 litro de gel. Para fazer em maior ou menor quantidade, basta proporcionar os ingredientes.

2

Para poder fazer o gel desinfetante em casa a primeira coisa a ser feita é combinar os ingredientes que acabamos de listar e agitá-los até aparecer uma mistura homogênea.

O glicerol tem uma textura viscosa que gruda nas paredes dos recipientes. Se isso acontecer, limpe as paredes do recipiente com água destilada.

3

Você deverá conservar este gel desinfetante em um recipiente de vidro ou plástico que contenha uma tampa para que, assim, fique protegido do ar e das condições externas prolongando, deste modo, a sua eficácia.

Guarde em um pote de vidro com tampa e, de preferência, em um lugar escuro e deixe descansar por 72 horas.

4

Passado o tempo, o seu gel desinfetante para as mãos está pronto. É importante, sobretudo, agitá-lo antes de usar já que, assim, garante-se que todos os componentes se misturem.

5

Os géis desinfetantes funcionam perfeitamente, porque não é necessário estar em um banheiro para usufruir dos seus benefícios. Para entender melhor, explicamos no artigo do umCOMO que mostra como o álcool em gel funciona. Sem precisar de água, estes géis são aplicados diretamente sobre a pele criando, assim, uma camada protetora. Aplique sobre as suas mãos e esfregue até sentir que se desfaz, as áreas que mais precisarão desta limpeza são as pontas dos dedos e os pulsos, pois é onde mais sujeira e bactérias são armazenadas.

Para uma limpeza 100% eficaz na hora de usar álcool em gel nas mãos, sugerimos as instruções da OMS[2] ilustradas na imagem abaixo:

Imagem: Reprodução/OMS

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gel desinfetante em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • A validade deste gel pode chegar a 1 ano sem que seja necessário colocar na geladeira, no entanto, é importante mantê-lo em um lugar escuro e corretamente fechado para evitar que o álcool evapore.
  • Os ingredientes são altamente inflamáveis. Jamais manipule-os ao lado de chamas ou faíscas.
Referências
  1. Organização Mundial de Saúde (OMS). (2009). Guía para la elaboración a nivel local: Formulaciones recomendadas por la OMS para la desinfección de las manos. Disponível em: <https://www.who.int/gpsc/5may/tools/ES_PSP_GPSC1_GuiaParaLaElaboracionLocalWEB-2012.pdf?ua=1>. Acesso em 16 de março de 2020.
  2. Organização Mundial de Saúde (OMS). How to Handrub?. Disponível em: <https://www.who.int/gpsc/5may/How_To_HandRub_Poster.pdf?ua=1/>. Acesso em 16 de março de 2020.