Como fazer joãozinho no cabelo

Como fazer joãozinho no cabelo
Imagem: melty.fr

Joãozinho, também conhecido como touca, nero ou rodinha é um processo de alisamento capilar que não necessita de calor. A chapinha e o secador danificam os fios, tornando-os ressecados e criando pontas duplas, mesmo usando um protetor térmico eficaz. Desta forma, o melhor é deixar o cabelo secar naturalmente sem prejudicar a estrutura do fio. Como a textura nem sempre é a desejada quando deixamos o cabelo secar ao natural, existem algumas técnicas sem calor para modelar os fios de acordo com o objetivo desejado. Se você gostaria de ter cabelos naturalmente lisos sem ter de passar pelas agressões do secador ou chapinha, leia esse artigo do umComo e aprenda como fazer joãozinho no cabelo.

Vai precisar de:
  • Grampos
  • Pente ou escova
  • Touca ou meia-calça
Passos a seguir:
1

Para fazer joãozinho no cabelo, comece por lavar bem os cabelos.

Use um shampoo específico para o seu cabelo ou use um produto próprio para alisamento. Aplique um condicionador e enxágue abundantemente para não deixar o cabelo oleoso.

2

Remova o excesso de água com a toalha. Deixe o cabelo secar ao natural ou passe o secador a frio, até que os fios fiquem quase secos. Use um pente ou escova para desembaraçar bem os fios.

Nota: Nunca tente fazer este processo com cabelos úmidos, pois poderá danificar a fibra capilar e favorecer o aparecimento de fungos e bactérias.

Imagem: cairodar.com
3

Faça uma divisória na lateral direita da cabeça. Penteie uma mecha da direita para a esquerda, contornando a cabeça totalmente, e prenda a ponta com um grampo. Vá repetindo essa etapa até todo o cabelo estar preso em redor da cabeça. Não se esqueça de ir firmando os cabelos com as mãos para que não se soltem.

Dica: Sempre coloque a parte ondulada do grampo virada para baixo. Isso evita que o material marque os fios.

Imagem: i.ytimg.com
4

Coloque uma touca para cabelos ou faça uma, usando uma meia calça velha. Para fazer, basta cortar uma meia fina na parte da cintura e amarrar as pontas antes de colocar. O tecido da meia permite que o cabelo respire, mesmo não estando completamente seco.

Dica: Use grampos para prender a meia na cabeça.

Imagem: amazon.com
5

Deixe a touca durante a noite e remova de manhã.

Caso não pretenda dormir com ela, deixe por uma hora, remova e repita o processo, penteando os fios para o lado esquerdo desta vez. Volte a colocar a touca e aguarde mais uma hora. Se vai dormir com a touca colocada, ignore essa etapa.

6

Quando acordar, ou quanto a pausa terminar, remova a touca e penteie seus cabelos normalmente. Para um resultado otimizado, passe um finalizador para cabelos lisos para relaxar os cabelos arrepiados e prolongar o efeito do alisamento.

7

Se o seu cabelo está danificado pelo uso de chapinha, babyliss ou secador, saiba que existem alternativas para modelar os fios. Agora que já sabe como fazer joãozinho no cabelo, aposte em outros métodos e veja qual o mais indicado para o seu estilo:

  • Como fazer ondas no cabelo sem calor
  • Como alisar o cabelo sem chapinha
  • Como alisar o cabelo naturalmente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer joãozinho no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.