Como fazer luzes no cabelo

Como fazer luzes no cabelo
Imagem: tatendoaqui.com

As luzes no cabelo, também chamadas de mechas ou californianas, são um tipo de coloração parcial que confere um aspeto bem jovem e luminoso a qualquer mulher, ao mesmo tempo que realça o rosto. Muitas mulheres procuram esse estilo de cabelo em cabeleireiros, outras preferem fazer em casa. Se você é uma destas últimas e não sabe como fazer luzes no cabelo, continue lendo este artigo de umComo.com.br!

Vai precisar de:
  • Pó descolorante
  • Água oxigenada (o grau varia de acordo com o tom que você pretende, 40 volumes, por exemplo, clareia três tons)
  • Touca de plástico ou silicone para luzes
  • Pincel e recipiente para coloração
  • Agulha própria para luzes
Passos a seguir:
1

Habitualmente a técnica usada nos cabeleireiros para fazer luzes consiste em pegar em mechas de cabelo e pintá-las sobre papel de alumínio, depois fechar o papel e deixar atuar. Porém, em casa, o procedimento é feito de outra forma para que seja mais fácil fazê-lo você mesma.

2

Para fazer luzes em casa reúna os materiais necessários. Pode adquirir um kit já feito para as luzes que algumas marcas de cabelos vendem, ou pode comprar os produtos à unidade, os quais encontra referidos no final deste artigo. Você encontra esses produtos em perfumarias ou lojas de produtos para salão. Tente adquirir o descolorante e a água oxigenada da mesma marca e escolha bons produtos, pois só assim conseguirá ter resultados melhores.

3

Deve se lembrar que se você tem cabelo escuro, demorará mais tempo para a obter luzes bem brilhantes, pelo que o mais provável é que tenha de repetir o processo mais do que uma vez. Mas isso não é ruim, dessa forma consegue encontrar o tom que mais lhe agrada sem correr o risco de ficar com cabelo platinado logo à primeira vez, o que poderia ser um choque.

4

Passamos agora à prática: analise bem seu cabelo e decida a quantidade e o local das luzes. Penteie-o bem e puxe-o para trás, colocando a touca de seguida. Agora, com a ajuda da agulha, comece retirando pequenas mechas pelos furinhos da touca. Esse será o cabelo a ser descolorado. Certifique-se de que puxa bem todos os fios e que não fica nenhum preso.

Imagem: posthaus.com.br
5

Agora prepare o produto colocando no recipiente uma medida de água oxigenada para duas de pó descolorante. Mexa de forma a misturar bem os dois ingredientes e até obter uma consistência pastosa. Este processo deve ser feito na hora, pois se o fizer antes o descolorante perderá seu efeito.

6

Com a ajuda do pincel comece a aplicar generosamente o produto primeiro nas pontas do cabelo e depois subindo até à raiz. O cabelo começará a ganhar cor muito rapidamente, mas o processo vai até 40 minutos no máximo (não deixe ultrapassar esse tempo). Com o descolorante aplicado pode optar por cobrir cada uma das mechas com papel alumínio para conseguir um resultado melhor, ou deixar as mechas visíveis de forma a monitorar a mudança de cor.

7

Chegado os 40 minutos, não retire a touca e passe o cabelo por água morna de forma a eliminar o produto. É recomendado que lave essas mechas em seguida com um shampoo roxo de efeito neutralizador de amarelo, bem como daí em diante, de forma a conseguir manter uma cor bonita. Aplique condicionador e retire a touca. Agora repita o processo para todo o cabelo.

8

Seque o cabelo e aprecie suas luzes. Ficaram do jeito que você queria? Ótimo! Se não, deixe passar alguns dias e repita o processo até conseguir o tom pretendido. Lembre-se também de usar produtos próprios para manter as luzes, caso contrários elas ganharão uma cor ruim ao longo do tempo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer luzes no cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Deve se certificar de fazer as luzes em cabelo virgem, ou seja, que não tiver coloração nem alisamento, caso contrário o resultado pode ser trágico.
  • Se o seu cabelo estiver mal cuidado, será mais difícil conseguir obter luzes bonitas.
  • Para fazer luzes o seu cabelo não deve lavá-lo durante 1 ou 2 dias, de forma a facilitar o processo.