Rejuvenescimento da pele

Como fazer máscara de argila para o corpo - tratamento natural!

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 fevereiro 2021
Como fazer máscara de argila para o corpo - tratamento natural!

A argila é conhecida pelas suas propriedades para a derme e é utilizada em procedimentos cosméticos desde a antiguidade com fins que visam, principalmente, uma regeneração da pele. Visualmente, o resultado é uma pele com aspecto mais bonito e suave. As máscaras de argila para o rosto já são bem famosas, o que nem todo mundo sabe é que também é possível usar essa fórmula no corpo. Para que você consiga o resultado esperado, o umCOMO ensina como fazer máscara de argila para o corpo.

Vai precisar de:
  • Argila em pó
  • Água filtrada
  • Esfoliante
Também lhe pode interessar: Tratamentos caseiros para estrias

Índice

  1. Propriedades da argila para a pele
  2. Como fazer máscara de argila para barriga
  3. Para que serve argila verde no rosto?

Propriedades da argila para a pele

Apesar de não existir nenhum estudo científico que comprove essa eficácia, a argila verde é utilizada no corpo em centros de estética e promete melhorar o aspecto das estrias, gordura localizada e até celulite. O tratamento é conhecido como argiloterapia e a explicação para isso está nos seus componentes repletos de óxido de ferro e outros sais minerais que quando combinados têm ação hidratante, desintoxicante, revitalizante, mineralizadora, antibacteriana e esfoliante.

Você pode notar que existem diferentes tipos de argila, todas elas têm as mesmas propriedades, o que acontece é que cada uma tem ênfase em alguma função específica:

  • Argila verde -> adstringente
  • Argila preta -> hidratante
  • Argila vermelha -> nutrição
  • Argila amarela -> revitalizante
  • Argila branca -> tonalizante

Argila verde para reduzir medidas

Além da esfoliação, a explicação contra a celulite e as estrias está, principalmente, no fator hidratante que deixa a pele mais viçosa e combate o envelhecimento precoce.

Como ela tem propriedades de absorver a oleosidade da pele, existem tratamentos de argiloterapia que combinam massagem modeladora, mantas térmicas e outros recursos com máscaras corporais de argila. O que esse tratamento faz é eliminar as toxinas do corpo e também a retenção de líquidos, o que acaba reduzindo as medidas.

Beneficios da argila verde para gordura localizada

Além de reduzir as medidas combatendo a retenção de líquidos, a máscara de argila para o corpo estimula a circulação do local e ajuda a desinchar. No entanto, nenhuma mudança pode ser notada caso não haja mudança nos hábitos alimentares e prática de exercícios físicos regulares.

Argila na barriga para queimar gordura

Dizer que a argila na barriga queima gordura não é o termo mais correto, mas é o termo mais utilizado. O seu uso na barriga funciona da mesma forma que em outras regiões com gordura localizada, ela melhora a circulação e auxilia na eliminação da retenção de líquidos.

Como fazer máscara de argila para barriga

Apesar de ser chamada de máscara de argila para barriga, a fórmula é a mesma que a máscara de argila para o corpo pode ser preparada em casa e utilizada para os fins já citados anteriormente. Você pode adquirir a argila em pó em lojas de produtos de beleza ou usar a própria argila em barra ou retirada da natureza (de locais onde isso seja permitido). Por questões de facilidade, recomendamos comprar a versão em pó e seguir o procedimento na hora de preparar a fórmula da máscara de argila para o corpo:

  1. Antes de preparar a máscara e aplicá-la, recomenda-se fazer uma esfoliação sobre a região do corpo. Isso ajudará a eliminar camadas mortas da pele e deixará a argila agir com mais eficácia. Você pode fazer essa esfoliação da maneira que preferir, nós sugerimos os métodos caseiros para esfoliar o corpo;
  2. Misture a proporção 4 colheres (sopa) de argila para 1 xícara de água;
  3. Se você é adepto dos óleos essenciais, você ainda pode acrescentar algumas gotinhas de um óleo que tenha propriedades indicadas para o seu objeto;
  4. Então, mexa até obter a textura de um pasta;
  5. Com o auxílio de um pincel ou com as próprias mãos, aplique a máscara sobre o corpo. Não aplique sobre feridas, fissuras ou partes íntimas;
  6. Deixe agir por 30 minutos;
  7. Enxágue e para ajudar a tirar faça movimentos circulares;
  8. Para melhores resultados, faça uma massagem modeladora e repita esse procedimento duas vezes por semana.

Argila verde na barriga todos os dias

A mesma máscara pode ser usada na barriga antes de dormir ou durante o dia, esse tempo potencializa os efeitos. O contra é a sujeira que pode fazer. Se você deseja usar argila verde ou argila preta na barriga, o ideal é cobrir a região com plástico-filme ou utilizar um macacão ou roupa própria para procedimentos estéticos desse tipo.

Para que serve argila verde no rosto?

Os mesmo benefícios comentados anteriormente também funcionam para o rosto. O que acontece é que o rosto é o lugar do rosto com maior incidência de cravos e argila tem propriedades eficazes para diminuir a oleosidade da pele e hidratá-la ao mesmo tempo, procedimento ideal para diminuir a acne.

Como ela tende a repuxar a pele, ao invés de deixá-lo por 30 minutos, reduzimos esse tempo para 20 minutos e até menos em peles que já são naturalmente secas. Recomenda-se aplicá-la 1 vez por semana.

Para se aprofundar, confira o artigo Como fazer uma máscara de argila para o rosto.

Como fazer máscara de argila para o corpo - tratamento natural! - Para que serve argila verde no rosto?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer máscara de argila para o corpo - tratamento natural!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer máscara de argila para o corpo - tratamento natural!