Como fazer máscaras caseiras para clarear a pele

Como fazer máscaras caseiras para clarear a pele

A pele está exposta diariamente a agressões externas que com o passar do tempo estimulam o aparecimento de manchas, secura, imperfeições, rugas, entre outros problemas, resultando em uma pele cansada e escurecida. Existem muitos cosméticos feitos especialmente para combater este problema, mas também produtos naturais que, combinados entre si, podem ser eficazes para clarear a pele e devolver-lhe a sua tonalidade original. Com eles conseguirá uma pele novamente bonita e muito mais equilibrada e radiante. Descubra neste artigo do umCOMO como fazer máscaras caseiras para clarear a pele.

Máscara de limão e aveia

Uma das melhores máscaras para clarear a pele é a que se prepara à base de limão e aveia. O limão é uma fruta com vitamina C que inibe a produção de melanina fazendo com que as manchas escuras diminuam e que a pele tenha um tom mais claro e uniforme. Por sua vez, a aveia esfolia a pele e clareia-a graças ao seu conteúdo em amido. Se notar que a sua pele está sem brilho e pouco saudável, não hesite em experimentar este tratamento caseiro.

Ingredientes

  • Suco de 1/2 limão
  • 2 colheres de sopa de aveia moída

Preparação

Corte em pedaços a casca do limão para um recipiente, adicione o suco de limão e a aveia. Aplique o preparado sobre a área da pele que deseja clarear, deixando-o atuar por 15 minutos. É recomendável aplicar a máscara à noite e não se expor ao sol durante o tratamento, pois assim corre o risco de aparecerem manchas novas na sua pele.

Máscara de mamão, cenoura e mel

O mamão é outro ingrediente perfeito para clarear a pele rápido e de forma natural. Esta fruta conta na sua composição com a papaína, que é um composto natural com propriedades clareadoras muito fortes e também ao conter vitamina A, é ideal para suavizar a pele e contribuir para a sua renovação, atenuando aquelas manchas mais escuras.

Ingredientes

  • 1/2 mamão
  • 1 cenoura
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação

Prepare um puré de mamão e adicione a cenoura cozida bem ralada e o mel. Mexa a mistura e aplique a pasta resultante sobre a pele durante 30 minutos. Sentirá como a sua pele se renova e fica muito mais luminosa.

Máscara de camomila e mel

Além das propriedades medicinais da camomila, você também pode usar esta erva como agente clareador da pele. É especialmente útil para combater o escurecimento que costuma ocorrer em algumas zonas do corpo com o passar do tempo, como os cotovelos, as axilas ou os joelhos. Também é boa para clarear a pele do rosto e para melhorar a saúde da pele, pois acalma-a e suaviza-a.

Ingredientes

  • Infusão de camomila
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de água de rosas

Preparação

Prepare uma infusão de camomila, adicione o mel e a água de rosas. Aplique sobre a zona que deseja clarear e deixe atuar durante uns 15 ou 20 minutos.

No seguinte artigo do umCOMO explicamos-lhe com mais detalhe como usar a camomila para clarear a pele.

Máscara de iogurte e limão

Outra excelente máscara caseira para clarear a pele à base de limão é a que combinamos com com iogurte natural. Os dois ingredientes são perfeitos para atenuar as manchas e reduzir os poros, pois o iogurte contém ácido láctico que ajuda a clarear a pele escura e dá-lhe mais luminosidade e juventude.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural sem açúcar
  • 1 colher de sopa de suco de limão fresco

Preparação

Em um recipiente, misture o iogurte com o suco de limão até obter uma pasta homogênea. Aplique sobre a zona do rosto que quer clarear e deixar atuar durante cerca de 45 minutos, sem expor a pele ao sol durante o tratamento nem depois deste.

Máscara de leite, limão e mel

A máscara de leite, limão e mel é perfeita para limpar a pele, deixá-la mais clara e atenuar manchas. Além disso, proporciona uma grande hidratação, pois tanto o mel como o leite nutrem os tecidos da pele em profundidade e preservam a sua umectação.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de leite em pó
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de mel

Preparação

Misture todos os ingredientes em um recipiente e mexa até criar uma pasta homogênea e sem grumos. Aplique-a sobre a zona a tratar durante 20 minutos e, passado este tempo, retire com água em abundância, fria ou morna.

Máscara de arroz para clarear a pele do rosto

Se o que lhe interessa é clarear a pele do rosto e também se quer beneficiar de um tratamento que combata o envelhecimento e lhe ajude a conseguir uma pele rejuvenescida, então a máscara de arroz é o que precisa. Este cereal tão apreciado no mundo da beleza oriental tonifica a pele, acalma as irritações, retarda os sinais da idade e ajuda a atenuar as manchas.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de arroz
  • 4 xícaras de água

Preparação

Verta a água em uma panela e ferva em fogo lente. Depois adicione o arroz e deixe ferver durante uns 20 minutos. Passado este tempo, coe o arroz e reserve a água. Coloque a água de arroz na geladeira e quando estiver bem fria já poderá aplicá-la sobre a pele do rosto, deixando atuar durante uns 30 minutos.

Pode ver mais detalhes deste tratamento consultando o artigo como clarear a pele com arroz.

Clarear a pele com água oxigenada

Embora não seja uma máscara para clarear a pele, a água oxigenada converteu-se em um dos produtos mais utilizados para este fim e para conseguir um tom mais equilibrado. Não é muito recomendável para clarear o rosto, mas sim outras zonas do corpo que podem se escurecer com o tempo com as axilas, os joelhos ou os cotovelos.

Tratamento

Para começar, vai precisar de adquirir água oxigenada de volume 20. Lave muito bem a zona e com um algodão aplique na pele a água oxigenada dando pequenos toques. Deixe atuar durante 20 minutos. É recomendável fazer primeiro um teste e suspender o tratamento no caso de ter irritação, coceira ou vermelhidão.

Descubra mais sobre este método no artigo Como clarear a pele com água oxigenada.

Clarear a pele do corpo por zonas

Se o que deseja é clarear a pele de forma natural de algumas zonas concretas do seu corpo, no umCOMO contamos com alguns artigos que contêm os melhores tratamentos em função da parte do seu corpo a tratar, por isso não os perca:

  • Como clarear o bigode naturalmente
  • Remédios caseiros para clarear a virilha
  • Como clarear a pele das axilas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer máscaras caseiras para clarear a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • É aconselhável aplicar as máscaras caseiras para clarear a pele uma vez por semana.