Como fazer mechas coloridas

Como fazer mechas coloridas
Imagem: allkimiacosmeticos.com.br

Quem deseja mudar o visual colorindo o cabelo pode optar pelas mechas. Além de usar a forma tradicional de como fazer mechas coloridas com tinturas, existem outras técnicas. Veja as dicas que o umComo.com.br separou para você apostar em um look diferenciado.

Passos a seguir:
1

As mechas coloridas no cabelo sempre deixam o visual diferenciado, ainda mais quem pensa em usar cores vibrantes. A técnica mais comum de fazer mechas coloridas se assemelha ao método para pintar todo o cabelo, com o diferencial que o descolorante e a tintura serão aplicados somente nas mechas escolhidas. Nesse caso, começa-se separando os fios que deseja colorir e prendendo o restante dos fios.

Imagem: coisasdale.blogspot.com
2

Água oxigenada e pó descolorante devem ser misturados em uma tigela para, então, serem aplicados na mecha para descolori-la. Quem fizer o procedimento deve usar luvas, a fim de evitar alergias, bem como roupas velhas, já que podem ficar manchadas com respingos. Depois da aplicação, a mecha pode ser embrulhada com papel laminado, para potencializar o efeito da mistura.

3

Para a mecha ficar bem descolorida o tempo necessário gira em torno de meia hora. O próximo passo para fazer mechas coloridas é lavar o cabelo com xampu para remover bem a mistura e usar o secador para seguir para o próximo passo. Agora, é a vez de aplicar na mecha descolorida a tintura escolhida, que deve agir nos fios por 20 minutos.

4

Mais uma vez, é preciso lavar o cabelo com xampu e eliminar bem os resíduos. Quem desejar colocar mais de uma cor na mecha pode separar alguns fios para a próxima cor. Já quem vai deixar várias mechas coloridas no cabelo pode descolori-las todas de uma única vez e, depois, uma por uma, aplicar a cor escolhida. Para as pessoas loiras, a vantagem é que não precisa descolorir o cabelo.

5

Há também uma técnica de fazer mechas coloridas chamada Hair Chalk, que faz uso de giz para cabelos. Porém, uma alternativa mais barata é pintar com os chamados pastéis secos ou Soft Pastels, que são vendidos em papelarias. Diferente de usar tinta, com o giz a mecha permanece colorida por no máximo três dias. Nesse método, o primeiro passo é umedecer os fios da mecha escolhida com o borrifador. Não é preciso fazer isso em cabelos claros ou muito porosos, a não ser que a ideia seja ficar com os fios coloridos por mais tempo.

Imagem: acordabonita.com
6

Já quanto mais escuro for o cabelo, mais é preciso deixar os fios úmidos. Assim, cabelos pretos podem ser encharcados de água. Também é indicado torcer a mecha para que ela fique texturizada, facilitando a liberação de pigmentos do giz. Porém, é necessário evitar que os fios fiquem embolados. O próximo passo é segurar o giz na posição horizontal e aplicá-lo na mexa com movimentos de cima para baixo. Também esteja de luvas e roupas velhas.

Imagem: acordabonita.com
7

Com essa técnica, é possível pintar o cabelo de cores variadas ou apenas uma, além de fazer o efeito degradê. Ao final, espere o cabelo secar ou use secador. Quem não molhou o cabelo pode penteá-lo suavemente. Cabelos cacheados não devem ser penteados. Além de usar babyliss ou chapinha para finalizar o penteado, outra dica é aplicar spray fixador. Para remover, use uma escova grande e redonda para pentear a mecha e lave os cabelos com xampu anti-resíduos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mechas coloridas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.