Partilhar

Como fazer óleo de dente-de-leão

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer óleo de dente-de-leão

É fanático por óleos essenciais? Apesar de os de amêndoas, lavanda ou rosa mosqueta talvez sejam os mais conhecidos, a verdade é que podem ser elaborados a partir de qualquer tipo de plantas e flores. Consequentemente, também é possível preparar óleo de dente-de-leão e inclusive você mesmo pode fazê-lo em casa para aproveitar todas as suas propriedades medicinais. Se quiser descobrir passo a passo como fazer óleo de dente-de-leão, não deixe de ler este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de babosa caseiro
Passos a seguir:
1

O dente-de-leão é uma planta medicinal muito conhecida e usada para diferentes tipos de doenças, já que são muitas as suas propriedades benéficas para a saúde do organismo. Por isso é possível usá-la como depurativa graças ao seu poder diurético, que ajuda a eliminar o excesso de toxinas e outras substâncias como o colesterol ou o ácido úrico. Do mesmo modo, também pode ser usada como laxante natural em caso de prisão de ventre ou para realizar dietas depurativas. Pode obter mais informação no artigo como nos beneficia o dente-de-leão.

Como fazer óleo de dente-de-leão - Passo 1
2

Além dos benefícios internos, o dente-de-leão pode ser usado de forma externa através de aplicação cutânea, isto é, sobre a pele, para tratar condições como eczemas ou furúnculos. É por isso que, além de tomar dente-de-leão, pode ser muito útil preparar um óleo essencial de dente-de-leão.

Ao mesmo tempo, também é importante lembrar que esta planta conta com alguns efeitos colaterais em pessoas com determinadas condições e doenças, portanto deverá ler com atenção este artigo que explica as contraindicações do dente-de-leão.

3

Entrando na questão de como fazer óleo de dente-de-leão, a primeira coisa que deverá fazer será conseguir flores ou folhas frescas de dente-de-leão; para isso, o mais apropriado será que disponha em casa de um vaso com esta planta ou tenha localizado algum lugar onde possa colher plantas silvestres.

Como fazer óleo de dente-de-leão - Passo 3
4

Se for preparar o óleo de dente-de-leão com as suas folhas, deverá lavá-las bem para eliminar a sujeira e as impurezas e, por outro lado, colocar em uma panela algumas colheres de sopa de óleo de amêndoas ou rícino que servirá como base para o seu novo óleo essencial.

5

De seguida, corte as folhas do dente-de-leão bem pequenas com a ajuda de uma faca e adicione à panela com o óleo. Espere até que a mistura comece a ferver e deixe cozinhando por 10 minutos. Ao apagar o fogo, tampe a panela e deixe repousar por pelo menos uma hora antes de aplicar o óleo essencial de dente-de-leão.

6

Por outro lado, também é possível aproveitar as flores de dente-de-leão para fazer óleo essencial, por isso também precisará que estejam frescas e de um óleo para usar como base. Neste caso, terá que colocar as flores em um frasco e encher com o óleo escolhido -amêndoas, oliva, sementes, etc.- até ao limite do frasco.

Como fazer óleo de dente-de-leão - Passo 6
7

A seguir, deverá tampar com uma gaze e prender com um esparadrapo ou um elástico para colocar depois em um lugar ensolarado, como uma varanda, quintal ou inclusive em uma janela. Vá comprovando o estado das flores e, após umas duas semanas aproximadamente, verá que a característica cor amarela das flores terá se transformado em marrom. Depois deverá coar a mistura para retirar as flores e colocar o óleo essencial resultante em outro frasco limpo e esterilizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de dente-de-leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de dente-de-leão

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer óleo de dente-de-leão
1 de 4
Como fazer óleo de dente-de-leão

Voltar ao topo da página