Como fazer óleo de jasmim

Como fazer óleo de jasmim

O jasmim é considerado como uma das plantas mais belas, além de contar com múltiplas propriedades tanto medicinais como cosméticas. A infusão de jasmim ajuda-nos a combater a insônia e acalmar a ansiedade, além de ser um excelente diurético natural. Seu óleo, é ideal para evitar a perda do cabelo e prevenir o frizz. Elaborar óleo de jasmim em casa é uma tarefa muito simples, mas deverá ter paciência, pois precisa de um tempo de maceração. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer óleo de jasmim.

Vai precisar de:
  • 100 g de flores de jasmim fresco ou seco
  • Óleo de amêndoas
  • Vasilha de vidro com fechamento hermético
Passos a seguir:
1

Para fazer o óleo de jasmim vamos precisar de 100 gramas de flores. A flor do jasmim é uma das que menos óleo segrega, por isso precisamos de mais quantidade do que usaríamos para fazer um óleo elaborado com plantas que produzam uma quantidade maior, como as rosas.

Imagem: regalarflores.net
2

Esmague as flores de jasmim com a ajuda de um moedor. Quando elas estiverem bem cortadas, pegue uma vasilha de vidro com fechamento hermético. Como o jasmim é uma planta que segrega pouca quantidade de óleo, precisaremos de um óleo base que absorva toda sua essência. O melhor para isso é o óleo de amêndoas. Por conseguinte, coloque as flores esmagadas no frasco e cubra-as por completo com este óleo.

Imagem: bewedayss.com
3

Depois, feche o frasco e deixe-o macerar durante um mês em um lugar onde não chegue a luz direta do sol nem tenha umidade. Mexa um pouco a vasilha a cada um ou dois dias. Se desejar, pode acrescentar à mistura de flores e óleo de amêndoas algumas gotas de vitamina E para conservá-lo em melhores condições e, no caso de querer usar o óleo de jasmim para a pele, incrementar seus benefícios.

4

Após um mês, deverá coar o óleo, introduzir em outro frasco com fechamento hermético e incorporar flores novas. Como no passo 2, esmague as flores antes de acrescentá-las. Deixe repousar o óleo de jasmim mais três semanas.

5

Para se certificar que vai obter um melhor óleo de jasmim, após as três semanas, volte a repetir o processo anterior. Isto é, filtrar o óleo de novo, introduzir em outro frasco, renovar as flores e deixar repousar mais três semanas. Depois deste tempo, você já terá seu óleo de jasmim caseiro pronto para usar.

6

É importante realçar que o óleo de jasmim não deve ser ingerido, só deve ser utilizado de forma tópica sobre a pele, para realizar massagens ou aplicar no cabelo. Se o que deseja é tomar jasmim para aproveitar suas propriedades medicinais, deverá fazê-lo em forma de infusão, não de óleo.

Imagem: granvelada.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de jasmim, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.