Como fazer perfume em casa

Como fazer perfume em casa

Os perfumes e colônias tendem a ser caros e se os utilizarmos diariamente, acabam rápido. Uma boa solução pode ser fazê-los nós mesmos em casa, que será muito mais econômico. Desta forma também podemos escolher a fragrância que mais gostamos, escolhendo apenas um ou outro óleo essencial. Em umComo.com.br dizemos-lhe os passos que deve seguir para fazer perfume em casa.

Vai precisar de:
  • Álcool
  • Óleos essenciais
  • Glicerina
  • Água destilada
  • 2 latas ou frascos
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, devemos destacar que as proporções de cada ingrediente variam em função do que quer fazer, um perfume ou uma colônia. Isto porque os primeiros são mais fortes que os segundos, portanto a sua fragrância tende a durar mais.

2

Embora possamos variar a fórmula em função dos nossos gostos e preferências, as proporções normalmente costumam ser:

  • Perfume: 15% de óleos essenciais, 65% de álcool, 15% água e 5% de glicerina.
  • Colônia: 5% de óleos essenciais, 65% de álcool, 25% de água e 5% de glicerina.

Será fácil fazer por exemplo 100 ml de colônia ou perfume, uma vez que assim calcula as medidas mais facilmente.

3

O primeiro passo será deitar o álcool num frasco e ir acrescentando os óleos essenciais muito lentamente. Pode escolher a fragrância que mais gosta: lavanda, alecrim, flor de laranjeira, rosas...

4

A seguir tape o frasco e agite bem.

5

Em outro frasco, misture a água com a glicerina e quando estiver bem misturado, acrescente ao frasco do álcool e volte a agitar.

6

Assim que tiver a sua colônia ou o seu perfume feito, deve deixá-lo a repousar umas 2 semanas num local fresco e escuro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer perfume em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.