Partilhar
Partilhar em:

Como fazer queratina para o cabelo

Como fazer queratina para o cabelo

Quer esquecer o frizz, ter um cabelo brilhante e saudável ou alisar o cabelo cacheado? Então, a queratina é uma das melhores opções para você. Este produto é muito popular para fortalecer o cabelo, dar-lhe brilho e conseguir um acabamento liso profissional. Seja qual for o seu tipo de cabelo, o tratamento com este produto (também chamado de choque de queratina) regenera e hidrata o cabelo, acabando com o encrespamento. Contudo, dependendo do seu uso, também pode ser usado para ter um cabelo mais solto e definido, facilitando também o alisamento das mechas cacheadas.

Se já sabe em que consiste ou se alguma vez já fez este tratamento no salão, sabe que os resultados são muito bons, embora sejam temporários (o que exige que sejam feitos periodicamente). No salão, os profissionais usam produtos já preparados, aplicando-os para uma duração de 3 a 5 meses, de acordo com os cuidados. No entanto, cada vez mais pessoas estão apostando no tratamento caseiro e, por esse motivo, o umCOMO explica como fazer queratina para o cabelo com produtos naturais e sem formol!

Também lhe pode interessar: Como fazer escova de queratina

Como a queratina age no cabelo

A queratina, ou keratina, é uma proteína fibrosa com um alto nível de enxofre que é muito importante para a estrutura do cabelo, da pele e das unhas. Uma das suas funções mais importantes é a proteção dos fatores externos nocivos e, por isso, já se encontra no nosso organismo. Contudo, também pode ser ingerida através de alguns alimentos, potenciando a produção natural graças a determinados alimentos que a complementam ou aplicá-la diretamente através de tratamentos médicos e de beleza.

Assim, entre os principais benefícios da queratina para o cabelo, encontramos os seguintes:

  • Reforça a estrutura das fibras capilares
  • Proporciona uma hidratação profunda
  • Devolve vitalidade, suavidade e brilho aos fios
  • Elimina a porosidade, fechando as cutículas
  • Elimina o frizz
  • Ajuda a reparar pontas abertas
  • Reduz o volume dos fios
  • Permite que o cabelo seja mais fácil de pentear

Tratamento de queratina líquida em casa

A queratina líquida é uma opção para cuidar do seu cabelo e alisá-lo em casa. As proteínas presentes neste produto formam películas que aderem à superfície da cutícula de cada fibra capilar e que, por sua vez, penetram até ao núcleo reparando, protegendo e dando brilho ao seu cabelo. O efeito de uma aplicação deste produto dura entre 1 e 2 meses.

A queratina que se aplica no salão profissional não pode ser feita em casa. Quer dizer, não é possível fabricar um produto com a proteína em si, embora existam alguns alimentos que contêm uma certa quantidade da mesma que ajudam a produzi-la naturalmente. Vou explicar como pode usá-los um pouco mais abaixo.

Se você quer saber como fazer um choque de queratina em casa, deve comprar uma queratina líquida em uma loja especializada em material de salão ou no salão mesmo. Siga estes passos para usá-la:

  1. Lave e seque o cabelo
  2. Aplique a queratina líquida tal como indicam as instruções na embalagem do produto
  3. Deixe repousar e atuar por 30 minutos
  4. Seque o cabelo com um secador para eliminar toda a umidade
  5. Para obter um efeito de alisamento, use a chapinha nesta etapa
  6. Pode repetir a cada 2 meses quando o efeito desaparecer

Também pode optar por alguma das máscaras que ajudam a produzir queratina de forma natural e garantir muitos mais benefícios, conseguindo resultados espetaculares. Para isso, continue lendo e descubra como fazer queratina para o cabelo.

Queratina caseira para o cabelo com óleo de argão e gelatina

Um dos melhores jeitos de tratar o seu cabelo naturalmente e oferecer-lhe o necessário para melhorar a produção própria desta proteína consiste em fazer uma máscara de gelatina sem sabor e óleo de argão. Estes dois produtos são muito usados no mundo da cosmética, uma vez que oferecem resultados incríveis para o cabelo. Além disso, recomendamos que você adicione babosa (aloé vera) para uma hidratação e regeneração de cabelo mais poderosas e vinagre de maçã para dar brilho natural. Caso você queira experimentar esta máscara natural no seu cabelo e obter resultados semelhantes aos do tratamento de queratina profissional, preste atenção às indicações:

Ingredientes

  • 1 embalagem de gelatina sem sabor ou neutra
  • 1 colher de sopa de óleo de argão (se não tem, pode substituir por azeite de oliva virgem)
  • 1 colher de sopa de gel de babosa
  • 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã

Preparação e tratamento

  1. Coloque a gelatina em um recipiente e junte água quente (mas não fervente) e misture para dissolver bem.
  2. Adicione o óleo, o vinagre e o gel de babosa. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de óleo ou pode acabar deixando o cabelo oleoso.
  3. Misture tudo muito bem até ficar homogêneo e tomar textura de gel.
  4. Deixe esfriar e, quando já não estiver quente, coloque na geladeira por 2 horas antes de usar.
  5. Se você lavou o cabelo no dia anterior, não é necessário lavá-lo após a aplicação da máscara. Caso as mechas estejam sujas, o ideal é lavar e secá-las. Aplique a máscara no cabelo seco, mecha a mecha, sem deixar nenhuma secção.
  6. Deixe atuar e secar naturalmente com o ar.
  7. Quando notar que o cabelo está seco, passe a prancha se está buscando um efeito liso impressionante.
  8. Pode usar esta mistura uma vez por semana.

Queratina caseira para o cabelo com milho e óleo de coco

Para fazer outra mistura muito eficaz para o tratamento de queratina em casa com produtos naturais, você vai precisar de azeite de oliva, óleo de coco, farinha de milho e limão. Tanto o óleo de coco como o azeite de oliva são conhecidos por tratar o cabelo seco e estragado, uma vez que oferecem muita hidratação e nutrição aos fios. Além deles, o limão contém muita vitamina C necessária para a produção de queratina no corpo. O limão e a farinha de milho ajudam a fortalecer o cabelo e a tratar o couro cabeludo, permitindo que a cabeleira cresça forte e sem caspa. Continue lendo para saber como fazer este tratamento:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de farinha de milho
  • Sumo de um limão
  • 1/2 copo de óleo de coco
  • 1/2 copo de azeite de oliva

Preparação e tratamento

  1. Ferva os óleos em fogo muito baixo.
  2. Misture o suco de limão e a farinha de milho até ficar bem integrado.
  3. Quando os óleos tiverem fervido um pouco, adicione a mistura de limão e milho e mexa bem por, pelo menos, 5 ou 10 minutos.
  4. Passado esse tempo, retire a mistura do fogo e separe o excesso de óleos, conservando apenas com a pasta.
  5. Quando estiver frio, você pode aplicá-lo no cabelo seco sem esquecer de cobrir nenhuma parte.
  6. Deixe atuar por 2 horas antes de enxaguar com água morna e já pode secar e/ou passar a chapinha.
  7. Pode usar esta mistura uma vez por semana.

Queratina caseira para o cabelo com banana, ovo e mel

A banana contém vitaminas do grupo B que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, estimulando também a produção natural de queratina e o crescimento saudável dos cabelos. Por outro lado, o mel fornece nutrição, suavidade e brilho aos fios, purificando também o couro cabeludo. Por último, o ovo é um alimento que contem enxofre, um dos componentes desta proteína que trata o cabelo, servindo assim para melhorar a sua produção, além de nutrir, fortalecer suavizar e fortalecer o crescimento dos fios. Se você quer fazer queratina para o cabelo, estimulando a produção natural de keratina e obtendo um efeito fantástico, preste atenção aos passos seguintes:

Ingredientes

  • 1 banana (duas para cabelo longo)
  • 1 ovo
  • 1 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de azeite de oliva (não use esse ingrediente se o seu cabelo é oleoso)

Preparação e tratamento

  1. Descasque e corte a banana em rodelas. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, aproveitando a clara e a gema do ovo.
  2. Bata até obter uma mistura homogênea e, com o cabelo úmido, aplique a totalidade da máscara.
  3. Se você tem cabelo cacheado, deve insistir nas raízes para obter um resultado mais eficaz.
  4. Deixe atuar por 1 a 2 horas, no mínimo, mas quanto mais tempo deixar melhor.
  5. Enxágue com água abundante e seque e/ou passe a chapinha nos cabelos (dependendo do resultado que procura).
  6. Pode aplicar esta máscara, no máximo, duas vezes por semana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer queratina para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer queratina para o cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer queratina para o cabelo
1 de 4
Como fazer queratina para o cabelo