Como fazer sabão com óleo de coco

Como fazer sabão com óleo de coco

O sabão elaborado com óleo de coco é um ótimo produto para cuidar da pele e, especialmente, para melhorar a aparência daquelas pessoas que sofrem as consequências de uma produção de sebo excessiva, ou seja, para as que têm pele oleosa ou apresentam acne. Isto ocorre graças ao ácido láurico que o óleo de coco contém, que tem uma ação antimicrobiana e anti-oleosidade espetacular, ajudando assim a reduzir a oleosidade e a prevenir o aparecimento de novas impurezas na pele. Se deseja incluir este maravilhoso produto na sua rotina habitual de cuidados para a pele, preste atenção a este artigo de umComo no qual vamos explicar para você como fazer sabão com óleo de coco passo a passo.

Passos a seguir:
1

O sabão feito à base de óleo de coco é um produto de higiene e beleza com muitos benefícios para a pele, por isso antes de ver qual é o processo de preparação, vamos explicar todas as propriedades do sabão de óleo de coco para que saiba que usos lhe pode dar e quais são os resultados que vai obter depois da sua aplicação:

  • Hidrata e nutre a pele em profundidade pois conta com uma elevada quantidade de gorduras insaturadas na sua composição.
  • É um produto de limpeza perfeito para as peles oleosas, pois sua abundante espuma ajuda a reduzir o excesso de sebo, a eliminar as impurezas e a evitar que os poros se obstruam com facilidade.
  • É um grande tratamento natural para a acne, já que além das suas propriedades de limpeza e anti-oleosidade, é antimicrobiano e impede a proliferação de bactérias e micro-organismos que podem agravar esta condição cutânea. Além disso, ajuda a que as espinhas e outras impurezas se sequem mais rapidamente.
  • O óleo de coco é um poderoso antioxidante natural e, por isso, o sabão também protege a juventude da pele e combate a ação dos radicais livres, que são os principais responsáveis pela oxidação das células que formam a pele e, portanto, do seu envelhecimento.
  • Se o sabão de óleo de coco for aplicado na pele do corpo esfregando e massageando suavemente com uma esponja, serve para esfoliar essas zonas, deixá-las livres de células mortas e bem mais suaves.
  • Devido aos seus efeitos antimicrobianos, é um excelente tratamento natural para os fungos na pele e nos pés, pois ajuda a desaparecerem em um menor tempo e a fazer com que a pele se recupere por completo corretamente.
2

Existem várias receitas às quais pode recorrer para fazer sabão com óleo de coco caseiro, mas de seguida vamos mostrar uma das mais simples para que possa elaborar de forma rápida e sem muitas complicações. Em primeiro lugar, é necessário que reúna os seguintes produtos:

  • 250 ml de óleo de coco. Se quiser elaborar o seu próprio, não perca a receita do artigo Como fazer óleo de coco caseiro.
  • 170 g de manteiga de cacau.
  • 150 ml de água.
  • 60 ml de soda cáustica.
  • 7 ml de essência aromática de coco (opcional).

Além disso, também vai precisar de uma máscara, luvas de látex e óculos de segurança para se proteger da soda cáustica, que é um produto muito corrosivo e pode causar queimaduras na pele. Por outro lado, deverá ter à mão o liquidificador e uns moldes de silicone para sabão.

3

Para começar a fazer o sabão com óleo de coco, primeiro tem que colocar as peças de proteção que indicamos no ponto anterior. Coloque a máscara, as luvas, os óculos e, de preferência, também um avental.

De seguida, em um recipiente alto e de boca larga, já pode verter a água e ir adicionando com muito cuidado a soda cáustica aos poucos para não salpicar. Mexa os dois produtos até que a soda se tenha dissolvido bem na água. Reserve a preparação para deixar esfriar e adquira uma temperatura ideal entre 45 e 49ºC.

4

Em outro recipiente de vidro mais baixo, deve misturar o óleo de coco com a manteiga de cacau e introduzi-lo no microondas durante uns segundos para que a manteiga derreta.

Uma vez feito este passo, terá que misturar as duas preparações, ou seja, verter a mistura de soda e água sobre a mistura do óleo de coco e a manteiga de cacau e processar com um liquidificador em velocidade baixa durante pelo menos uns 10 minutos para não ficarem grumos.

5

Quando a mistura estiver pronta e tiver a textura adequada, será o momento de adicionar a essência aromática de coco. Pode adicioná-la se deseja que o sabão também tenha um agradável aroma de coco ou escolher outra diferente, pode ser lavanda, limão, laranja, etc. Adicione-a à preparação anterior e mexa com a ajuda de uma colher grande. Por último, verta a massa obtida no molde de silicone para sabonetes e cubra com uma toalha ou um lençol e deixe repousar durante 24 ou 48 horas em um lugar fresco e livre de umidade.

6

Passado esse tempo, o sabão com óleo de coco começará a solidificar e terá que retirá-lo do molde. Em seguida, corte com uma faca e crie as barras de sabão que quiser, pode fazê-las menores ou maiores. Depois disso, só tem que deixar o sabão repousar durante uns 30 dias para adquirir a consistência adequada. Após isto, já estará pronto para ser usado.

7

Se além de aprender a fazer sabão com óleo de coco, gostaria de descobrir outras receitas de sabonetes caseiros, não perca os seguintes artigos de umComo:

  • Como fazer sabão de glicerina
  • Como fazer sabão de argila verde
  • Como fazer sabão de alecrim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão com óleo de coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.