Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!
Imagem: calendula-jabones-y-mas.com

O alecrim é um tipo de arbusto lenhoso cujas folhas perenes trazem inúmeros benefícios para a pele e a saúde. Uma forma muito simples de aplicar todas as suas propriedades e introduzí-lo no nosso dia a dia é com o sabão de alecrim. É ideal para combater as peles oleosas e com tendência à acne, graças às suas propriedades antissépticas e adstringentes. Suas propriedades antioxidantes permitem combater o envelhecimento da pele de forma natural e saudável. Se você quer saber como fazer sabão de alecrim em casa para aproveitar todos os seus benefícios, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para fazer o sabão de alecrim caseiro pegue num recipiente e adicione água. Depois, pouco a pouco, adicione soda cáustica e com uma colher de pau ou batedeira manual, mexa bem a mistura. Lembre-se que a soda é um produto muito agressivo que pode chegar a queimar sua pele se ela não estiver bem protegida, por isso use luvas de látex ou nitrilo e máscara para a boca e nariz.

2

Agora, coloque o óleo na mistura e continue mexendo. O óleo pode ser de oliva ou de girassol, e você pode inclusive usar o resto do óleo de cozinha previamente filtrado. Para que os ingredientes se integrem corretamente, usaremos uma batedeira ou trituradora à velocidade baixa durante 10 minutos. Depois de um tempo, aumente a velocidade para média-alta. Bata até conseguir uma massa homogênea.

Imagem: ecoticias.com
3

Quando tiver a massa pronta, adicione óleo essencial de alecrim. Você mesmo pode fazer o óleo de alecrim seguindo estes passos simples ou comprá-lo já pronto. Continue batendo até que esteja bem misturado e integrado com o resto de ingredientes.

Imagem: larevistaintegral.com
4

Agora, pegue uma forma e cubra com as folhas de alecrim (previamente cortadas). Jogue a mistura na forma e guarde em um lugar livre sem umidade, bem ventilado e escuro. Você deve deixar o sabão de alecrim repousar durante um mês para que esteja pronto para usar. Se você usou uma única forma e quer tirar pequenas pedras de sabão dele, após dois dias corte os pedaços como quiser e volte a guardar por um mês.

5

Como você pode ver, fazer sabão de alecrim caseiro é muito simples e o resultado é espetacular. Se você gosta de sabonetes aromáticos aconselhamos a dar uma olhada em como fazer sabão de aloe vera, de lavanda e de glicerina.

Imagem: jabonesoropendola.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se você preferir utilizar glicerina ao invés de soda cáustica, prepare um chá de alecrim, cerca de 500 ml. Depois, derreta 5 sabonetes de glicerina cortados em pedaços em banho-maria. Então, retire do fogo e adicione uma colher de sopa de mel, mexendo sempre. Adicione o chá de alecrim e quando ganhar consistência coloque nos moldes. Se guardado num local seco e fresco o sabonete artesanal tem uma validade de 6 meses.