Como fazer sabonete de aloe vera

Como fazer sabonete de aloe vera
Imagem: www.lanzarotenatura.es

O aloé vera é uma planta excelente para o cuidado da pele já que ajuda a regenerar os tecidos da derme e a mantê-la sempre saudável e hidratada. Neste artigo de umComo, concretamente, vamos saber como fazer sabonete de aloé vera, que é ideal para o tratamento de peles irritadas, com rugas, manchas, acne, psoríase, etc. Uma receita muito simples que pode ser elaborada em casa, não duvide em aproveitar os múltiplos benefícios deste sabonete natural.

Vai precisar de:
  • Para fazer um 1 kg de sabonete de aloé vera você precisa:
  • 110 gr polpa de aloé vera
  • 110 gr de soda cáustica
  • 750 gr de azeite de oliva
  • 250 ml de água
  • Óleo essencial (opcional)
Passos a seguir:
1

Para fazer este sabonete caseiro, precisamos além de aloé vera, azeite de oliva virgem, água, soda cáustica e um óleo essencial para um aroma específico.

2

Primeiro, ferva a água e depois verta em um recipiente de plástico.

3

Acrescente a soda cáustica no recipiente, remova a mistura e deixa-a arrefecer uma hora, aproximadamente. É preferível realizar este passo em um espaço aberto ou com boa ventilação e usar luvas.

4

Enquanto a mistura esfria, corte o aloe vera para retirar a polpa com a ajuda de uma faca e uma colher. Bata os pedaços de aloe vera e aqueça um pouco o azeite de oliva no microondas.

Imagem: pinkymargie.blogspot.com
5

Quando a mistura tiver arrefecido, será o momento de acrescentar pouco a pouco o azeite de oliva. Não deixe de mexer a mistura sempre na mesma direção até ficar espessa.

6

Agora acrescente o aloé lado bem batido à mistura preparada no recipiente e mexa todos os ingredientes. Quando estiver quase coalhada, incorpore, se lhe agradar, um pouco de óleo essencial, seja de lavanda, rosas, etc.

7

Por último, quando obter uma mistura uniforme coloque em um recipiente que seja amplo e de pouca altura. No dia seguinte, terá criado uma massa mais compacta e pode aproveitar para cortar os pedaços de sabonete de aloé vera. Depois, deixe repousar de 15 a 30 dias, este tempo será suficiente para que endureça e possamos começar a usá-lo.

8

Se lhe interessar, em umComo também pode ver como fazer um creme caseiro de aloé vera.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.