Como fazer sabonete de aroeira

Como fazer sabonete de aroeira

A aroeira é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de apresentar bons resultados no cuidado da pele, ajudando a combater acnes e manchas. O sabonete de aroeira é um método muito eficiente de aproveitar os benefícios dessa planta. Que tal fazer um em casa? O UmComo ensina.

Passos a seguir:
1

O que é a aroeira:

A Aroeira Vermelha, como é popularmente conhecida, é uma planta brasileira cheia de componentes extremamente eficazes para o tratamento e cuidado da pele. Ajuda na remoção de manchas e no combate da temida acne. É indicada por dermatologistas para ser usada na forma de um sabonete, que deixará a pele mais seca e com os poros fechados superficialmente, evitando o acúmulo de impurezas. Ou seja, um produto natural que deixa sua pele com uma sensação de fresco e ajuda no seu cuidado.

2

Material necessário:

Os materiais indicados são vendidos em lojas especializadas na venda de produtos naturais e ervas medicinais e aromáticas. Embora seja fácil encontrar o sabonete de aroeira já pronto nessas lojas, a fabricação do mesmo em casa não apresenta grandes dificuldades.

  • 10 g de folhas secas de aroeira
  • 10 g de folhas secas de pinha
  • 10 g de folhas secas de guaraná
  • 10 g de folhas secas de melão de são caetano
  • 10 g de folhas secas de cidreira
  • 1 barra de sabão de coco picada
  • 10 ml da fragrância de sua preferências
  • Álcool de cereal - Álcool etílico hidratado feito a base de cereais (arroz e milho, por exemplo).
  • 250 ml de água
  • Formas para sabonete, com o formato de sua preferência
  • 1 panela que não seja de alumínio

A escolha das melhores folhas, tomando o cuidado de verificar a existência de fungos ou demais imperfeições, é indispensável para o preparo correto do sabonete de aroeira.

3

Modo de preparo

1- Limpe todas as folhas com o álcool de cereais. Isso ajuda a evitar alergias, quando o sabonete entrar em contato com a pele.

2- Depois de limpas, coloque as folhas no liquidificador junto com a água. Bata até conseguir um suco verde e depois coe em um peneira bem fina.

3- Coloque o suco, já coado, na panela e leve ao fogo baixo.

4- Acrescente os pedações de sabão de coco assim que a mistura começar a ferver.

5- Quando o sabão for acrescentado, a mistura deixará de ferver e não deve voltar a ferver. Se necessário, com a ajuda de uma colher de pau, mexa até que todo o sabão se encontre diluído na mistura. Sempre prestando atenção ao ponto de fervura da mesma.

6- Quando tudo estiver derretido, desligue o fogo e acrescente a fragrância escolhida.

7- Mexa bem e coloque na forma de sabonete.

8- Quando estiverem duros, retire na forma com muito cuidado e embale os sabonetes de aroeira individualmente em plástico filme.

Se guardados em ambiente apropriado livre de umidade, os sabonetes de aroeira podem ser consumidos em um prazo de até três meses.

O rendimento da receita depende do tamanho das formas de sabonete.

4

Uso

Para o cuidado de algo específico, como queimadura ou acne, o sabonete de aroeira pode ser aplicado diariamente sobre a área, com movimentos leves. Retire com água corrente.

Para a limpeza e cuidado geral com a pele, seu uso segue o mesmo método.

Mas lembre-se: o sabonete de aroeira deixa a pele seca, então o uso de um bom hidratante é fundamental.

5

Quais os benefícios?

O sabonete de aroeira é indicado para o tratamento de acnes, age como cicatrizante e anti-inflamatório. Além disso, possui ação contra psoríase, manchas na pele, rugas, ferimentos, alergias e rachaduras. Possui também ação antioxidante, adstringente e tônica.

6

Possui alguma contraindicação?

Por se tratar de produtos naturais, seu uso é geralmente liberado e até indicado para a maioria das pessoas. Mas, ao verificar alguma alteração na pele, suspenda o sabonete de aroeira e procure um médico.

Veja também os seguintes artigos sobre a fabricação de outros sabonetes:

  • Como fazer sabonete de aloé vera
  • Como fazer sabonete de lavanda caseiro
  • Como fazer sabonete de aveia caseiro
  • Como fazer sabonete de óleo de argan
Imagem: balaiodemadre.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de aroeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.