Como fazer sabonete de calêndula

Como fazer sabonete de calêndula
Imagem: jabonesparacarmen.com

A calêndula é uma planta que possui múltiplas propriedades medicinais e cosméticas. Entre todas elas, destacam-se as calmantes e antioxidantes, ideais para manter o cuidado da pele e tê-la perfeita durante todo o dia. Uma forma muito eficaz de aproveitar seus benefícios é elaborando óleo de calêndula ou sabonete. Este último é muito eficaz, também, para combater irritações na pele, aliviar as queimaduras e curar as feridas mais rápido. Fazê-lo em casa é fácil, você só precisa ter os ingredientes e seguir estes passos simples. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer sabonete de calêndula.

Vai precisar de:
  • Flores de calêndula
  • 20 ml de óleo de calêndula
  • 3 gotas de essência aromática de calêndula
  • 350 g de azeite de oliva extra virgem
  • 70 ml de óleo de coco
  • 50 ml de soda cáustica
  • 150 ml de água
  • Cápsulas de vitamina E
Passos a seguir:
1

Para elaborar este sabonete caseiro você precisará de flores de calêndula, 20 ml de óleo de calêndula, três gotas de essência aromática de calêndula para intensificar o aroma, 350 g de azeite de oliva extra virgem, 70 ml de óleo de coco, 50 ml de soda cáustica, 150 ml de água e duas cápsulas de vitamina E. Você deverá extrair as pétalas das flores e deixar secar um pouco, a quantidade é um punhado de pétalas, aproximadamente.

2

Para elaborar o sabonete, primeiro você deve misturar a água com a soda cáustica. Para isso, recomenda-se fazê-lo em um espaço ventilado e utilizando luvas de látex. Pegue um recipiente, coloque a água e, aos poucos, incorpore a soda, mexa a mistura com uma colher ou batedores manuais.

Imagem: esteladejabon.com
3

Agora é a vez dos óleos. Em outro recipiente, acrescente o azeite de oliva e o óleo de coco e misture-os bem. Utilizamos óleo de coco para dar ao sabonete caseiro uma consistência mais dura e gerar maior quantidade de espuma. Se desejar, você pode acrescentar 20 ml de outro óleo, como, por exemplo, o de amêndoas, para dar um toque de aroma e hidratação ao sabonete.

Imagem: cosmetica-organica.com
4

Quando os óleos estiverem bem misturados, acrescente-os à mistura de água e soda e bata tudo com uma batedeira ou batedeiras elétricas. Se dispuser de liquidificador, também pode utilizá-lo. Você deverá bater em velocidade média durante 10 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea.

5

Agora, acrescente o óleo de calêndula e as gotas de essência e continue batendo. Como ingrediente opcional, você pode acrescentar um pouco de chá de camomila, sobretudo se pretende usar o sabonete em peles sensíveis, este ingrediente dará suavidade. Quando todos os ingredientes estiverem misturados, acrescente as cápsulas de vitamina E batendo um pouco mais. Agora, incorpore as pétalas de calêndula e misture com uma colher ou batedores manuais.

Imagem: cremas-caseras.com
6

Quando obtiver uma massa espessa e lisa, pode despejar nos moldes. Você pode utilizar moldes de silicone individuais ou um só e cortar o sabonete com quiser. Para decorar você pode jogar algumas pétalas secas de calêndula por cima. Agora deixe secar completamente e retire do molde o sabonete caseiro quando estiver endurecido, pode demorar dias.

7

E pronto! Você já tem seu sabonete de calêndula caseiro pronto para utilizar. Este sabonete é altamente benéfico para todas aquelas peles atópicas e sensíveis, bem como para hidratar e dar suavidade. Se gostar de sabonetes caseiros não perca nossos artigos sobre como fazer um sabonete de rosa mosqueta, de aloe vera, de alecrim, de lavanda, de enxofre e de aveia.

Imagem: ohjabon.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de calêndula, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.