Como fazer sabonete de lavanda caseiro

Como fazer sabonete de lavanda caseiro
Imagem: www.stonadecelonline.com

O sabonete de lavanda oferece propriedades muito boas para o cuidado da pele, sendo benéfico para hidratá-la, eliminar impurezas e protegê-la de agentes bactericidas. Além disso, as propriedades relaxantes da lavanda fazem que seja ideal para tomar um banho muito agradável, aliviar tensões e favorecer nosso bem-estar. Se queres aproveitar todos esses benefícios e de forma econômica, neste artigo de umComo trazemos uma receita muito simples para que você possa aprender a fazer sabonete de lavanda caseiro.

Vai precisar de:
  • Infusão de lavanda
  • 85 g de soda cáustica
  • 680 g de azeite de oliva
  • 10 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Lavanda fresca
Passos a seguir:
1

Para fazer este sabonete caseiro, precisaremos além da lavanda, azeite de oliva virgem extra e soda cáustica. Siga os passos que mostramos a seguir para fazê-lo.

2

Em primeiro lugar, prepare uma infusão de lavanda com 210 g de água e 2 colheres de sopa de flores de lavanda. Deixe arrefecer e coloque em um recipiente de plástico.

Imagem: www.granvelada.com
3

Agora, acrescente pouco a pouco a soda cáustica e mexa a mistura até que se dissolva. É muito importante realizar este passo em um lugar ventilado bem como se proteger com máscara e luvas, já que a soda é uma substância bastante perigosa, sobretudo, no contato com a pele.

4

Enquanto a mistura esfria, aqueça o azeite de oliva em fogo lento.

5

Quando a mistura tiver esfriado, acrescente o azeite de oliva pouco a pouco no recipiente com cuidado para não espirrar. Mexa todos os ingredientes de forma intermitente até que a mistura comece a engrossar.

6

Quando esta já tiver engrossado, é o momento de adicionar o óleo essencial de lavanda e seguir mexendo até obter uma mistura uniforme.

Imagem: otramedicina.imujer.com
7

Para finalizar o processo de elaboração deste sabonete caseiro, vire a mistura em um recipiente que sirva de molde para o sabonete. É preferível que seja amplo e de pouca altura. Se você gosta, polvilhe sobre a mistura algumas pétalas de flores de lavanda. Agora devemos deixar repousar durante 15 dias, aproximadamente, para que endureça. Quando endurecer, podemos cortar os pedaços do sabonete de lavanda e começar a usá-lo.

Sugestão: Como fazer óleo de lavanda caseiro

8

Seguindo um processo similar, em umComo mostramos Como fazer sabonete de aloé vera, excelente para o cuidado da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de lavanda caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.