Como fazer sabonete de óleo de argan

Como fazer sabonete de óleo de argan
Imagem: jabonesrositalancellotti.com

O óleo de argan, conhecido como o ouro líquido de Marrocos, é um produto que proporciona uma hidratação sublime à pele graças ao seu elevado conteúdo em ácidos graxos essenciais. É ideal também para recuperar a tonicidade e elasticidade natural da pele, bem como para protegê-la contra os efeitos do envelhecimento prematuro. Não há dúvida de que incorporar este ingrediente natural à nossa rotina de beleza é um verdadeiro luxo, e uma forma econômica e simples de fazer isso é elaborar o sabonete de óleo de argan caseiro. Quer saber como? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para fazer este sabonete caseiro, além do óleo de argan, precisaremos de óleo de oliva virgem extra, soda cáustica e farelo de aveia. Quando tiver todos os ingredientes, já pode começar a elaborar o sabonete de óleo de argan.

2

O primeiro passo é acrescentar a água em um recipiente e ir adicionando pouco a pouco e com muito cuidado a soda cáustica. Com a ajuda de uma colher de madeira ou varetas manuais mexa a mistura. Lembre-se de que a soda cáustica é um produto muito agressivo, por isso é recomendável fazer este passo em um lugar ventilado e protegido com máscara e luvas de látex.

3

Quando a mistura anterior estiver fria, é a vez de acrescentar o óleo de oliva virgem extra no recipiente. Faça-o pouco a pouco com cuidado para não salpicar. Mexa todos os ingredientes para que se misturem bem. Para isso pode usar uma batedeira em velocidade lenta durante uns 10 minutos aproximadamente. Depois, aumente a velocidade e continue batendo até obter uma mistura homogênea.

Imagem: sabor-artesano.com
4

O seguinte passo é misturar o óleo de argan e duas colheres de sopa de farelo de aveia, bata até que fiquem bem integrados e acrescente a solução resultante no recipiente. Mexa de novo para obter uma mistura homogênea e uniforme.

Imagem: logicaecologica.es
5

Para finalizar esta receita de sabonete de óleo de argan, coloque a mistura em uma forma que seja bastante ampla e de pouca altura. Deixe a forma repousar em um lugar com ventilação e escuro mas livre de umidades. Deve esperar pelo menos 15 dias para endurecer e poder começar a usá-lo. Quando tiver decorrido esse tempo, verifique se o sabonete está duro, se tiver já pode cortar os pedaços do tamanho que preferir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de óleo de argan, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.