Como fazer sabonete para acne

Como fazer sabonete para acne

Muitas pessoas sofrem de acne na pele, uma condição cutânea que pode ser leve ou severa, mas que se caracteriza por provocar o aparecimento de grandes impurezas na pele como resultado de uma presença excessiva de sebo na derme. Para evitar que as lesões piorem e conseguir que a pele se regenere e cure, é fundamental dar a ela os devidos cuidados de que precisa a todo o momento e, entre estes, está uma adequada rotina de limpeza e higiene que inclua os produtos apropriados. Neste artigo do umComo.com.br mostramos-lhe a eficácia que também podem ter os produtos naturais para melhorar esta afecção e convidamos você a limpar a sua pele com alguns sabonetes completamente caseiros. Descubra em seguida como fazer sabonete para acne.

Importância da limpeza em peles com acne

A limpeza diária da pele é algo básico para todos os tipos de peles, mas muito mais para aquelas que sofrem de acne ou têm tendência a desenvolver esta afecção cutânea. Muitas vezes, fazendo uma boa rotina de higiene é possível reduzir os cravos, as espinhas, etc, de forma considerável, além de prevenir o aparecimento de novas ou de graves infecções na pele.

A limpeza é particularmente fundamental para desbloquear os poros e deixá-los livres da sujeira e dos resíduos que se acumulam, acelerar o desprendimento de todas as células cutâneas e diminuir a quantidade excessiva de gordura que há na pele. Assim sendo, será imprescindível dedicar alguns minutos, tanto pela manhã como à noite, a limpar sua pele se você sofre de acne e retirar toda a maquiagem do seu rosto assim que chegar em casa.

Caso apresente uma acne muito pronunciada, será necessário procurar um dermatologista e seguir suas indicações quanto ao cuidado de sua pele.

Sabonete de aloe vera e limão para a acne

O aloe vera é um dos melhores produtos naturais que existem para tratar a acne da pele, pois permite limpar os poros profundamente, é adstringente, reduz a inflamação que esta afecção cutânea possa provocar e ajuda a derme a se regenerar completamente. Além disso, o limão é uma fruta que por conter ácido L-ascórbico ajuda os cravos a secarem com maior rapidez. Anote a receita de sabonete caseiro para a acne que lhe mostramos em seguida e beneficie de uma limpeza profunda à base destes dois ingredientes.

Ingredientes:

  • 2 barras de sabão de glicerina
  • 1 folha de babosa ou aloe vera
  • suco de 1 limão
  • 120 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 4 colheres de sopa de mel

Preparação:

  1. Coloque as duas barras de sabão de glicerina em um recipiente apto para microondas e aqueça-as durante três minutos até derreterem completamente.
  2. Corte a folha de aloe vera e com a ajuda de uma faca e uma colher extraia toda sua polpa.
  3. Adicione a polpa de aloe vera ao recipiente junto à glicerina, o mel, o suco do limão recém exprimido no copo do liquidificador.
  4. Bata todos os ingredientes e acrescente, aos poucos, o azeite de oliva (melhor se estiver um pouco morno). Continue batendo até que tudo esteja bem integrado e obtenha uma mistura homogênea.
  5. Despeje a mistura em diferentes moldes de silicone para sabonetes ou, se preferir, em um só molde de tamanho maior.
  6. Coloque os moldes na geladeira e deixe descansar durante, pelo menos, 24 horas para que solidifiquem e tenham a consistência adequada. Depois, você poderá cortá-los e usá-los para limpar sua pele.

Sabonete anti-acne de óleo de árvore de chá e enxofre

Outro excelente sabonete caseiro para acne é o feito com produtos como o óleo de árvore de chá e o enxofre. O primeiro é antimicrobiano, cicatrizante e reduz a excessiva produção de sebo na pele. O segundo, por sua vez, diminui também a gordura, evita o aparecimento de novas impurezas e elimina todos os resíduos e toxinas acumulados. Por tudo isso, é uma excelente opção usar este sabonete como loção de limpeza.

Ingredientes:

  • 1 barra de sabonete de glicerina
  • 20 gotas de óleo de árvore de chá
  • 1 colher de sopa de enxofre em pó
  • 1 punhado de flores secas de lavanda, que proporcionará um aroma muito agradável ao sabonete.
  • 1 pouco de vaselina

Preparo:

  1. Derreta a barra de sabão de glicerina usando a técnica do banho-maria ou simplesmente insira-a no microondas até se tornar líquida.
  2. Em uma vasilha grande despeje a glicerina derretida, acrescente a colher de enxofre, as flores secas de lavanda e o óleo de árvore de chá.
  3. Misture bem todos os ingredientes com a ajuda de uma espátula ou bata-os no liquidificador para que misturem e se unam bem.
  4. Unte os moldes de sabonete que for utilizar com um pouco de vaselina e despeje a mistura preparada neles.
  5. Coloque os moldes na geladeira e deixe repousar durante umas horas para que se solidifiquem. Após um ou dois dias você já poderá utilizar os sabonetes.

Como usar os sabonetes anti-acne

Quando tiver seu sabonete anti-acne preparado, é importante usá-lo corretamente para limpar sua pele e conseguir melhorar a acne. Por ser em barra, o primeiro que você terá de fazer é umedecer suas mãos com um pouco de água morna e, depois, pegar o sabão e esfregar entre as mãos para criar espuma. Aplique-a sobre a pele com acne levemente umedecida e massageie a região com movimentos circulares para que os componentes do sabonete penetrem bem e façam efeito. Continue as massagens durante, pelo menos, três a cinco minutos. Finalmente, enxague com bastante água morna ou fria e pronto!

Caso vá usar sobre a pele do rosto, evite aplicar sobre a área do contorno dos olhos. Também não é aconselhável usar esponjas ou outros utensílios para passar o sabonete, pois estes podem não estar totalmente limpos e provocar infecções na pele. O melhor é fazer com suas mãos limpas e desinfetadas.

Em seguida, você pode aplicar sobre as impurezas um creme ou gel específico para tratar a acne da pele daqueles que vendem na farmácia e contam em sua fórmula com ingredientes como o peróxido de benzoíla, o ácido salicílico ou o ácido retinoico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete para acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.