Partilhar

Como fazer sabonete para pele oleosa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer sabonete para pele oleosa

Se você tem a pele oleosa já deve saber que tanto a limpeza como o cuidado são aspectos indispensáveis para conseguir que ela fique perfeita em qualquer momento. Para que a manutenção da sua pele seja correta é necessário contar com produtos adequados para cada tipo de derme. Quer descobrir um remédio caseiro e natural? Então recomendamos que não deixe de ler o seguinte artigo do umComo.com.br onde lhe explicamos como fazer sabonete para pele oleosa, uma solução caseira e econômica que ajudará você a regular o excesso de oleosidade em sua pele. Tome nota!

Passos a seguir:
1

Antes de explicar como preparar seu próprio sabonete deve saber que para evitar o excesso de gordura em sua pele é necessário cuidar dela com frequência; o plano de manutenção é baseado na limpeza e esfoliação de forma regular. Por outro lado, se tiver propensão à pele oleosa, deverá controlar a ingestão de todos os alimentos que possam propiciar ou favorecer o aparecimento e a acumulação de gordura em sua pele, como a carne gordurosa, o sal, os açúcares acrescentados ou os alimentos processados, entre outros. No nosso artigo como tratar a pele oleosa mostramos-lhe os segredos para manter a pele sempre bonita e saudável.

Mas como saber se a sua pele é oleosa? É muito simples. Normalmente, este tipo de pele possui mais espinhas ou cravos, além de ter uma aparência sempre brilhante, principalmente na zona T composta por testa, nariz e queixo.

Como fazer sabonete para pele oleosa - Passo 1
2

A limpeza da pele é básica, não só a nível estético, mas também por saúde. Pense que a oleosidade acumulada que a pele produz pode chegar a bloquear os poros e, portanto, produzir impurezas e acumulação de toxinas, causando problemas como acne, cravos ou pele opaca e com uma aparência pouco saudável.

Para evitar estes problemas consequentes da acumulação de óleo, propomos algumas soluções naturais para que descubra como fazer sabonete para pele oleosa e manter sua derme limpa e em perfeito estado.

3

A alternativa que oferecemos é um produto à base de óleo de coco ou jojoba que ajudará você a manter a sua pele bonita e limpa de forma natural. Para preparar este sabonete para pele oleosa você precisará de:

  • Óleo de coco ou jojoba.
  • Soda cáustica.
  • Água destilada.
  • O óleo essencial de sua preferência, mas recomenda-se o de limão ou lavanda, que ajudam a eliminar o excesso de gordura.
  • Luvas descartáveis.

O uso de óleo de coco ou jojoba para esta elaboração é o mais acertado, pois são perfeitos para peles oleosas devido ao seu poder de hidratação, sua rápida absorção e sua capacidade de regular a produção de óleo da pele.

Como fazer sabonete para pele oleosa - Passo 3
4

Comece colocando as luvas para prevenir acidentes, depois coloque 30 g de soda cáustica em uma tigela de vidro e depois verta 65 ml de água destilada. Este primeiro passo deve ser realizado com muito cuidado pois em caso de respingos poderia se queima, visto que a soda cáustica é um produto de manipulação delicada.

É importante que o faça em um tanque e que deixe a mistura esfriar completamente antes de prosseguir.

5

Depois que a solução estiver fria, deverá esquentar em uma panela 210 ml do óleo escolhido (de coco ou jojoba) para preparar seu sabonete. Quando chegar aos 40 ºC aproximadamente, verta com cautela no recipiente onde se encontra a soda cáustica e a água destilada. Depois, bata a mistura até obter uma massa espessa.

6

A seguir, acrescente umas 30 gotas do óleo essencial (de limão ou lavanda) e volte a misturar a massa para que os ingredientes fiquem bem integrados. Com a solução já pronta, deixe repousar de 12 a 24 horas cobrindo-a com uma toalha ou pano. Finalmente, deverá deixar a mistura em um lugar fresco e seco por um mês para que endureça e possa começar a usar o seu sabonete natural para pele oleosa.

É importante que não use o produto antes do tempo recomendado, pois ao conter soda poderia irritar e afetar a sua pele. Espere 30 dias antes de utilizá-lo.

Como fazer sabonete para pele oleosa - Passo 6
7

Passado este tempo, já pode realizar sua limpeza com seu sabonete caseiro e 100% natural. O melhor tratamento é lavar o rosto um par de vezes por dia, de manhã e à noite, e de seguida hidratar a pele com cosméticos pouco gordurosos ou cremes específicos para peles oleosas. No nosso artigo como hidratar a pele oleosa damos diversas recomendações para que o consiga com sucesso e sem aumentar a aparência oleosa da derme.

Também é importante esfoliar a pele uma vez por semana ou aplicar uma máscara de argila verde a cada 10 dias aproximadamente, pois este produto é ideal para eliminar a gordura da pele e ajudar a fechar os poros.

Como fazer sabonete para pele oleosa - Passo 7
8

Outra opção menos arriscada é deixar de lado a soda cáustica e preparar o sabonete caseiro para peles oleosas com os seguintes ingredientes:

  • Óleo de jojoba.
  • Glicerina
  • Farelo de trigo em escamas

Para levar a cabo esta elaboração deverá derreter a glicerina em banho-maria e preparar alguns moldes de silicone untados previamente com azeite de oliva, onde acrescentará duas colheradas de farelo de trigo em escamas. Incorpore à glicerina derretida um par de colheradas de óleo de jojoba; também pode colocar azeites essenciais a gosto.

Verta a glicerina no molde e deixe a mistura repousar por duas horas aproximadamente. Depois já estarão prontos para desenformar e usar em sua limpeza facial. Experimente!

Como fazer sabonete para pele oleosa - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete para pele oleosa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete para pele oleosa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edivania
Olá. Depois de colocar a massa na forma, qual o momento certo para desenformar? Após 30 dias? Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Edivania, sim!

Como fazer sabonete para pele oleosa
1 de 6
Como fazer sabonete para pele oleosa

Voltar ao topo da página