Como fazer shampoo caseiro de ovo

Como fazer shampoo caseiro de ovo

Sabia que o ovo é perfeito para cuidar do cabelo? Este ingrediente é muito nutritivo e ajuda a melhorar a saúde dos fios, sendo um boa fonte de vitaminas, minerais e proteínas que devolvem a juventude, o brilho e a maciez ao cabelo. Além de todos esses benefícios, você verá que o shampoo de ovo clareia o cabelo. Nesse artigo do umCOMO, explicamos como fazer shampoo caseiro de ovo para que você desfrute de todos estes benefícios e mantenha um cabelo mais bonito e 100% saudável. Continue lendo e descubra três receitas diferentes de shampoos caseiros com ovo!

Shampoo de ovo - benefícios

O ovo é um ingrediente que usamos no dia a dia na cozinha, não é mesmo? Contudo, ele pode ser o aliado perfeito para a sua beleza. Por ser rico em proteínas, vitaminas e minerais, o ovo é perfeito para conseguir melhorar o cabelo, por exemplo.

Continue lendo e descubra quais os benefícios do shampoo caseiro para o cabelo para que compreenda melhor porque deve fazer shampoo caseiro de ovo:

  • Um cabelo mais forte: o ovo é um alimento muito rico em proteínas de qualidade e, por isso mesmo, o seu uso no cabelo reforça os folículos pilosos, evitando que se quebre ou danifique. Com o ovo, o seu pelo ficará mais denso, com mais corpo e mais resistente.
  • Fios mais brilhantes e sedosos: graças ao seu conteúdo nutritivo, o ovo garante que os fios ganham um aspeto mais nutrido que se traduz em mechas brilhantes e sedosas. Quando o cabelo tem falta de nutrientes, ele ganha uma aparência desidratada e ressecada. Contudo, usar shampoo de ovo caseiro faz com que as mechas fiquem bonitas e saudáveis.
  • Evita a queda de cabelo: outro dos benefícios do shampoo de ovo é conseguir prevenir a queda de cabelo, uma vez que fortalece as mechas e nutre em profundidade, deixando-as mais fortes. Além disso, o seu alto teor em biotina faz com que o cabelo fique mais nutrido e resistente.
  • Reduz a oleosidade: outro dos benefícios do ovo para o cabelo é o facto dele conseguir regular a produção de óleo, uma vez que a biotina tem o poder de regular as glândulas sebáceas.

Nesse outro artigo do umCOMO, encontrará todos os benefícios do ovo para o cabelo.

Shampoo de ovo para um cabelo liso e suave

Agora que já conhece todos os benefícios do ovo para o cabelo, continue lendo para descobrir como fazer xampu de ovo para que possa ter um cabelo perfeito. Para esta receita de champu de ovo, necessitará dos seguintes ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sobremesa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de shampoo sem fragrância
  • 1/2 copo de água

Para fazer este shampoo caseiro, apenas temos que misturar todos estes ingredientes e batê-los no liquidificador até obter uma mistura homogênea e lisa. Caso você tenha cabelo longo, recomendamos que adicione um pouco mais de cada ingrediente para que o produto seja suficiente.

Use este shampoo 2 ou 3 vezes por semana, substituindo o que usa regularmente, e conseguirá um cabelo mais sedoso, brilhante e com um aspeto bem mais saudável.

Shampoo de ovo hidratante

Se ainda tem dúvidas de que p shampoo de ovo é bom para o cabelo, confira essa receita ultra hidratante que pode ser usado regularmente nos seus rituais de beleza. Para fazer esse shampoo de ovo caseiro, vai necessitar do seguinte:

  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 copo de água morna

Para preparar este xampu de ovo, a primeira coisa a fazer é separar a gema da clara, pois só necessitará da gema (a parte laranja do ovo). Logo, bata a gema com um garfo e, quando estiver bem batida, adicione o azeite e volte a bater até integrar os dois ingredientes completamente. O seguinte passo será misturar a água e mexer até obter um shampoo homogêneo.

Agora, apenas terá de lavar o seu cabelo e, quando estiver molhado, aplicar o champô fazendo uma massagem circular no couro cabeludo. Depois de aplicar o champô por todo o cabelo, deixe repousar por 20 minutos para conseguir que as propriedades penetrem profundamente no couro cabeludo. Em seguida, enxágue o seu cabelo água morna e repita o procedimento 1 a 2 vezes por semana para conseguir mechas perfeitas.

Shampoo de ovo caseiro com óleo de coco

E, por último, outra das receitas que temos para que você consiga preparar um shampoo de ovo para o cabelo inclui, na lista de ingredientes, um pouco de óleo de coco: o aliado perfeito para devolver hidratação e densidade ao cabelo. Nesse outro artigo do umCOMO, explicamos detalhadamente quais são os benefícios do óleo de coco para o cabelo.

Para preparar este champô, necessita dos ingredientes seguintes:

  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 copo de água morna

Para este shampoo, também terá de separar a gema da clara de ovo para ficar apenas com a parte mais alaranjada do mesmo. Bata a gema e, logo, adicione o óleo de coco, misture e adicione a água morna. Misture tudo muito bem até conseguir um champô homogêneo e uniforme.

Agora, apenas terá que espalhar esse produto no cabelo úmido, fazendo uma massagem suave no couro cabeludo para que as propriedades penetrem bem no cabelo. Deixe o shampoo atuar por 20 minutos para permitir que todos os benefícios penetrem bem em cada mecha.

Passado este tempo, apenas terá que enxaguar com água morna ou fria. Pronto! Este tratamento pode ser feito 2 a 3 vezes por semana e, assim, garantir um cabelo sedoso e perfeito.

Conselhos para usar o shampoo de ovo natural

Em seguida, você pode conferir uma série de conselhos que permitem usar melhor este shampoo de ovo no cabelo.

  • Evite o cheiro do ovo: muitas pessoas não gostam do cheiro do ovo e, por isso, fazer um shampoo unicamente com este ingrediente pode ser desagradável. Neste caso, recomendamos que você adicione essência de lavanda ou de baunilha à receita para melhorar o aroma que solta.
  • Não use água quente: quando tiver que enxaguar o cabelo para eliminar o ovo, não use água quente. O ideal é usar água fria ou morna.
  • Repita o procedimento, no mínimo, uma vez por semana: os remédios naturais, ao contrário dos químicos, requerem constância para que os benefícios possam ser visíveis. Por isso, recomendamos que você use o shampoo natural de ovo uma vez por semana para conseguir os resultados desejados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo caseiro de ovo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.