Partilhar
Partilhar em:

Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo

Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo

Quer evitar a queda de cabelo e fazer o seu cabelo crescer mais rápido? Isto é possível com um produto natural muito comum: o café. Por isso, se procura ter um cabelo comprido e bonito e quer estimular o crescimento do cabelo, então este produto é o seu aliado. Além disso, dependendo de como o usar pode fazer um peeling para eliminar células mortas do couro cabeludo, evitar a queda de cabelo e ajudar a que cresça com mais força ou, usando um enxague feito com esta bebida, pode escurecer um pouco a sua cor natural. Quer experimentar o efeito desta bebida no seu cabelo? Então descubra neste artigo do umCOMO como fazer shampoo de café para crescer o cabelo, uma das melhores formas de aproveitar as suas propriedades, e também as diferentes formas de o usar para conseguir tudo o que acabamos de referir.

Também lhe pode interessar: Como fazer shampoo de cebola

Propriedades do café para o cabelo

O café contém em seus grãos uma grande quantidade de nutrientes que lhe conferem propriedades ideais para o cabelo. Este alimento que se toma em forma de bebida oferece-nos principalmente cafeína, ácidos, óleos, aminoácidos, betacarotenos, minerais e vitaminas. Mas como atuam todos estes componentes no nosso cabelo? A verdade é que nos trazem todos estes benefícios:

  • Estimula a circulação no couro cabeludo.
  • Esfolia o couro cabeludo.
  • Evita a queda de cabelo.
  • Estimula o crescimento.
  • Dá força e corpo.
  • Nutre.
  • Dá suavidade e brilho ao cabelo.
  • Escurece um pouco temporalmente.
  • Tem uma fragrância agradável.

Se após ler estas propriedades e benefícios desta bebida, quer experimentá-la no cabelo, a melhor forma é fazer você mesmo o seu cosmético natural e experimentar algum dos shampoos caseiros e métodos que lhe explicamos de seguida.

Além disso, se o que lhe interessa é que o seu cabelo fique mais comprido em menos tempo do habitual, pode ser que além de usar este produto natural, lhe interesse conferir este outro artigo com dicas para fazer crescer o cabelo com remédios caseiros.

Shampoo de café passo a passo

Para conseguir os melhores efeitos positivos deste alimento no seu cabelo usando-o de forma habitual, recomendamos que use o shampoo de café e não outros produtos parecidos. Com este método não conseguirá uma esfoliação nem tingir o seu cabelo de forma notável, mas conseguirá nutri-lo, irá estimulá-lo e dar-lhe brilho natural. Assim, para fazer este simples cosmético caseiro só tem que seguir estas indicações:

Material

  • Shampoo neutro
  • 5 colheres de sopa de café moído
  • Recipiente
  • Água

Preparação e tratamento

Escolha um shampoo neutro em que a embalagem esteja a metade, mais ou menos. Aqueça um pouco menos da quantidade de água que vai ficar no recipiente e quando estiver morna verta-a para o recipiente. Adicione o café e mexa bem a mistura. Com a ajuda de um funil verta a mistura na embalagem de xampu e agite-a, deixe repousar pelo menos 2 horas antes de o usar. É recomendável usar este xampu de café entre 2 e 3 vezes por semana, segundo as suas necessidades, assim em pouco tempo começará a notar os resultados. Deverá massagear o couro cabeludo em círculos e permitir atuar pelo menos 5 minutos antes de enxaguar.

Shampoo de café e canela

Em contrapartida, se o que quer é evitar a queda de cabelo e fazer com que o cabelo cresça mais rápido, aconselhamos que utilize este produto natural porque a cafeína que contém estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo. Mas, para conseguir um efeito melhor, é melhor juntar esta excelente bebida com outro produto natural adequado para isso.

E para isso, nada melhor que a canela, pois purifica o couro cabeludo, estimula a circulação, ajuda a reparar o cablo e clareia, contrastando com o efeito escurecedor do café. Assim, esta especiaria é o complemento perfeito para usar com esta bebida se o que procura é cuidar do seu cabelo sem o escurecer. Siga estes passos simples para fazer o seu próprio xampu de café e canela:

Material

  • 1 xícara de café moído
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • O seu shampoo habitual
  • Recipiente

Preparação e tratamento

Em um recipiente adicione os dois ingredientes e misture bem os pós até ver que fica uniforme. Com um pilão ou outro utensílio parecido deverá moer mais o pó para se certificar de que fica muito fino e não fica nenhum grumo. Adicione no recipiente o que restar do seu shampoo habitual, devendo ficar sempre uma porção maior de shampoo do que pós, e mexa até ficar uma mistura homogênea. Com a ajuda de um funil verta esta mistura na embalagem de plástico e agite-a sempre antes de usar.

Quando o usar deve massagear em círculos para estimular mais o couro cabeludo e permitir que este cosmético atue melhor por uns minutos. Pode fazê-lo entre 2 e 4 vezes por semana, usando-o 4 vezes sobretudo se quiser evitar a queda de cabelo.

Shampoo peeling de café

Quando precisar não só de estimular o couro cabeludo mas também de eliminar células mortas e, assim purificá-lo e regulá-lo conferindo uma grande melhoria para a saúde e aspeto do seu cabelo, o melhor que pode fazer é usar um shampoo peeling de café ou fazer um esfoliante de café com a borra e sem shampoo. Para fazer este shampoo esfoliante siga estas indicações:

Material

  • O seu shampoo habitual
  • 1 xícara de café moído
  • Água

Preparação e tratamento

Molhe bem o seu cabelo, aplique o seu shampoo de forma normal e adicione um punhado de café moído, certificando-se antes de que não fica nenhum grão inteiro, e massageie com as pontas dos dedos de forma vigorosa e em círculos. Permita que os produtos atuem mais uns dois minutos antes de enxaguar bem o cabelo e o couro cabeludo. Ao terminar pode usar a sua máscara habitual.

Desta forma poderá purificar o couro cabeludo ajudando a que o cabelo cresça mais forte e rápido, não só pelo peeling mas também pela ação da cafeína. Pode fazer este tratamento 1 ou 2 vezes por semana.

Café para tingir o cabelo

Por último, se o que quer é escurecer o seu cabelo um ou dois tons de forma natural e temporal, o uso desta bebida com cafeína será útil e, por sua vez, irá proporcionar-lhe todas as propriedades que fortalecem e melhoram a saúde do cabelo. A melhor forma de o conseguir é fazendo um enxague capilar:

Material

  • 2 xícaras de café concentrado
  • O seu shampoo habitual
  • Recipiente
  • Água

Preparação e tratamento

Prepare as duas xícaras de café intenso e deixe-as esfriar enquanto começa a lavar o seu cabelo. Lave o seu cabelo com o seu shampoo habitual tal como o faz normalmente. Antes do último enxague, verta o café no seu cabelo colocando a cabeça virada para baixo para facilitar o trabalho. Pode colocar um recipiente por baixo para o líquido cair ali e, assim possa repetir o processo mais 2 ou 3 vezes para que o resultado seja mais escuro. Mas pode fazê-lo apenas uma vez se não quiser que a mudança se note muito. Massageie o couro cabeludo para que o líquido chegue a todas as fibras do seu cabelo, tanto no couro cabeludo como nas pontas. Deixe atuar durante meia hora e depois enxague com água em abundância.

Esta coloração irá durar algumas semanas, dependendo das vezes que lavar a cabeça por semana durará mais ou menos, mas pode ir fazendo este tratamento as vezes que quiser para manter o tom mais escuro por mais tempo.

Neste outro artigo do umCOMO poderá encontrar mais detalhes sobre como tingir o cabelo naturalmente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo
1 de 4
Como fazer shampoo de café para crescer o cabelo